Quais os principais benefícios da gratidão para as nossas vidas?

mulher se sentindo grata

Ser grato é uma ação que reverbera positivamente nas mais diferentes áreas da nossa vida.

Gratidão: uma palavra que tem sido bastante falada nos últimos anos. Pessoas agradecem umas às outras dizendo “gratidão”, além de a utilizarem em publicações nas redes sociais para agradecer a Deus, à vida, ao universo, entre outros. Mas, qual será o significado desse sentimento e os benefícios capaz de nos proporcionar?

Siga a leitura para entender a magnitude da gratidão e seus principais benefícios.

O que é a gratidão?

A gratidão é a qualidade daquele que se sente agradecido, o que se aplica tanto quando faz um favor quanto a algum acontecimento específico ou ao momento presente. Uma pessoa pode se sentir grata por ter conseguido um novo emprego, por exemplo, ou pelo que está vivendo no presente. Esse sentimento pode estar direcionado a um ser superior, a si mesmo pelo esforço, ao universo ou a uma combinação de fatores.

A palavra gratidão tem sua origem no latim gratia, que significa graça. Realmente, se formos parar para pensar, quando nos sentimos gratos entramos em um estado de graça. É daí que vem a magnitude desse sentimento e os benefícios que ele é capaz de proporcionar para a nossa saúde mental e física.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

15 Benefícios da gratidão para as nossas vidas

Prepare-se para conhecer alguns dos inúmeros benefícios que a gratidão pode trazer para as nossas vidas. Certamente vários deles irão te surpreender!

1. Aumento da sensação de bem-estar

Quando exercitamos a gratidão por pelo menos cinco minutos todos os dias, isso pode levar a um aumento da sensação de bem-estar. Para fazer isso, é interessante adotar o hábito de escrever diariamente em um bloco de notas pelo menos três motivos que fazem com que se sinta grato.

2. Melhora os relacionamentos

Pessoas gratas se tornam companhias mais agradáveis. Claro que elas continuam tendo problemas, mas o fato de terem uma visão mais positiva sobre a vida as torna mais leves. Isso beneficia tanto as relações já existentes com amigos, familiares e colegas de trabalho, quanto possibilita o surgimento de novos laços.

3. Melhora a saúde

Os benefícios ligados à saúde costumam surpreender muitas pessoas e eles são verdadeiros, inclusive comprovados cientificamente. A gratidão é capaz de diminuir a dor e reduzir os sintomas de diversas doenças. Tudo isso se deve a todos os outros benefícios reunidos através de uma reação em cadeia.

4. Melhora o desempenho profissional

O fato de se tornar uma companhia mais agradável e ter mais energia através da gratidão faz com que seu desempenho profissional melhore. Afinal de contas, além de capacidades técnicas, uma carreira também é feita de bons relacionamentos e de uma postura positiva.

5. Fortalece as emoções positivas

Quando uma pessoa sente gratidão, é inundada por uma série de emoções positivas, como alegria, amor, contentamento e a vontade de fazer o bem. Ser grato funciona como um combustível para que essas emoções surjam.

6. Torna as pessoas mais otimistas

A gratidão tira a força da reclamação e abre espaço para o otimismo, que é o pensamento de que o melhor pode acontecer. Lembrando que ser otimista nada tem a ver com ter uma visão utópica da vida, afinal, os problemas continuarão existindo. O que acontece é que a visão do indivíduo sobre as adversidades se torna diferente, voltada para a solução e não para a lamentação.

7. Reduz o apego a bens materiais

Antes de falarmos sobre este tópico é preciso deixar claro que não há problema algum em desejar conquistar coisas materiais. A grande questão está em dar mais valor às coisas do que às pessoas e sentimentos. A gratidão faz com que bens se tornem pequenos frente à imensidão dos valores, do amor e da vida.

8. Fortalece a espiritualidade

A espiritualidade se refere a tudo o que diz respeito à conexão do ser humano e sua existência. Pode estar ligada a uma religião ou a outro tipo de crença, como o amor e o bem, por exemplo. Uma pessoa que se sente frequentemente grata fortalece sua espiritualidade e se conecta consigo mesma de forma muito mais intensa.

9. Diminui o egocentrismo

O egocentrismo acontece quando uma pessoa se coloca no centro de tudo, se esquecendo de que as pessoas ao seu redor também têm suas necessidades e vontades. Através da gratidão torna-se possível tirar um pouco esse foco do “eu” para enxergar além, através de outras perspectivas.

10. Melhora a autoestima

A autoestima diz respeito à forma como uma pessoa se enxerga e se avalia. Quando se é grato e se identifica as próprias conquistas com facilidade, há um aumento desse sentimento por si mesmo. O indivíduo começa a reconhecer suas qualidades e, consequentemente, se valorizar mais.

11. Melhora o sono

A gratidão promove a paz interior e a tranquilidade, como consequência isso auxilia na qualidade do sono. E dormir bem é uma medida essencial para ter uma boa saúde e um estilo de vida equilibrado. Viu só como a gratidão traz benefícios que se complementam?

12. Torna a recuperação de traumas mais rápida

Pessoas gratas e com uma visão positiva sobre a vida conseguem superar traumas, como perdas, com mais facilidade. Isso porque conseguem reconhecer as coisas boas que as cercam, mesmo sofrendo por algo que aconteceu, evitando se deixar afundar em um mar de insatisfação.

13. Aumenta os níveis de energia

A gratidão promove o bem-estar e a alegria, torna os relacionamentos mais positivos, melhora a saúde, isso faz com que as pessoas se sintam com cada vez mais energia para viver. Assim, se encaminham para experiências que as tornam cada vez mais felizes e gratas.

14. Aumenta as chances de se ter um estilo de vida saudável

A energia e a vontade de viver faz com que os indivíduos gratos adotem hábitos de vida mais saudáveis. Elas se exercitam, comem bem, dormem bem, fazem checkups regulares, tudo isso porque se amam, amam suas vidas e desejam conservar isso o máximo possível.

15. Promove a longevidade

Ao longo dos anos, os pesquisadores têm estudado sobre os benefícios da gratidão e de vários outros sentimentos. Um estudo sobre otimismo concluiu que pessoas otimistas tendem a viver mais do que as outras. Como a gratidão faz com que se adquira uma visão mais positiva sobre a vida, podemos concluir que seja capaz de promover a longevidade.

Viu só a quantidade de benefícios que a gratidão pode proporcionar para as nossas vidas? Lembrando que aqui citamos apenas os principais, pois existem vários outros.

E você, é uma pessoa grata? Qual a sua opinião sobre o tema? Conte-nos no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

Imagem: Por Krakenimages

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63