Superego e Id: o que são essas duas forças da personalidade

superego e o Id

Saiba como lidar com superego e o Id no dia a dia

 

Você já ouviu falar sobre superego, Id e ego? Parecem conceitos simples de serem explicados, mas se você olhar atentamente verá que são temas bem mais profundos do que se imagina. Acompanhe esse artigo para ficar por dentro do assunto!

Entendendo conceitos

Vamos começar o artigo compreendendo o que é cada conceito. Confira!

  • Id: esse é o nível de pensamento que você tem que transcende os limites de ética e moral impostos pela sociedade em que vive. São ideias e pensamentos mais relacionados à parte primitiva e íntima do ser humano.
  • Superego: esse é o grande filtro individual que cada um tem. É o superego que determina se alguma ação do Id será muito errada e logo a impede.
  • Ego: não basta apenas saber o que é superego e o que é Id e não saber o que significa ego. O ego é uma fase que está entre o Id e o superego. Sabe quando você pense em fazer algo, mas resolve controlar sua impulsividade e refletir sobre a ação antes? É isso que o ego faz!

Agora você vai pensar duas vezes antes de usar expressões que envolvam esses termos, não é mesmo?

Todo esse estudo que você acabou de ler é apenas uma pílula do conhecimento disseminado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939) no artigo “O Ego e o Id”, de 1923. O material explica a teoria das três estruturas do aparelho mental, chamadas de estruturas psíquicas. Nessa época o estudioso apresentava ao mundo suas teorias e práticas nada convencionais. Claro que nem todos aceitaram. Afinal, tudo que é diferente demora um tempo até ser bem recebido. Mas, é só analisar a influência do Freud hoje em dia. Não só para os psicólogos, mas para muitos tipos de profissionais. Até para quem simplesmente gosta de usar a expressão “Freud explica”.

Lidando com o superego e o Id no dia a dia

Como se proteger da batalha entre o superego e o Id? A resposta é simples: não há escudo que seja forte o suficiente, pois isso é uma guerra travada internamente. Muitas vezes você nem vai se atentar ou perceber essas forças se enfrentando.

Apesar de certa inutilidade, todo ser humano é capaz de exercitar a mente para chegar em um ponto que é cômodo. Não estou falando de controle total da mente, mas de controle sobre o seu próprio destino.

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um ótimo exemplo de que é possível alcançar muito usando esforço e dedicação. Como o próprio nome sugere, o curso ensina o que é programação neurolinguística, um estudo que mostra a possibilidade de conectar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento de modo a atingir um objetivo.

O conceito é resultado de intensos estudos realizados por Richard Bandler e John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. Um grande entusiasta dessa ideia é o famosíssimo palestrante Tony Robbins. O palestrante mundialmente conhecido e reverenciado estuda casos de pessoas bem-sucedidas há muito tempo. Sua meta é entender como cada uma delas chegou ao nível de sucesso que chegou. O que será que elas fizeram? Como elas se planejaram? Será que elas tiveram ajuda? Qual foi a principal fonte de conhecimento? Com isso, Tony consegue achar pontos positivos e negativos em comum que ele usa como ferramenta para o seu trabalho.

Além de entender sobre programação neurolinguística, a grade de conteúdo da formação inclui o desenvolvimento da habilidade de analisar o mesmo cenário com diversos pontos de vista; o entendimento do que é a linguagem não verbal e o alinhamento de níveis neurológicos; a criação de processos de ancoragem; a construção da estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); o crescimento da capacidade de negociar e solucionar problemas efetivamente; a importância da ressignificação; e muito mais!

Outro curso muito interessante do IBC quando se fala do entendimento de superego e Id é Psicologia Positiva. O conteúdo dele é baseado na área de estudo busca compreender qual é a felicidade autêntica e quais são os caminhos mais simples para encontrá-la e mantê-la. Essa área da psicologia começou a ser desenvolvida pelo professor universitário americano Martin Seligman, no final do século XX.

O professor pesquisou sobre quais seriam as características internas e as ações externas que podem influenciar na construção da felicidade verdadeira. A ideia era analisar a validade de cada momento da vida de um ser humano, questionando se aquilo estava realmente cooperando para o estímulo de emoções positivas ou não.

A formação do IBC transmite uma poderosa mensagem em 150 horas de curso tendo esse estudo como base. Durante o aprendizado, você irá entender mais profundamente o conceito de psicologia positiva; como compreender os eventos psicológicos de forma positiva; o que afinal são as emoções positivas; engajamento; identificação dos seus verdadeiros propósitos e como colocá-los em ação; fluidez; quais são os hábitos energizadores; desenvolvimento da inteligência emocional; autoconhecimento; autodesenvolvimento; princípios da neurociência; como chegar ao seu nível máximo e ainda descobrir que pode mais; entre muitos outros temas animadores.

Gostou de alguma dessas formações? Se quiser saber mais sobre elas ou sobre as outras que estão disponíveis é só navegar pelo site do Instituto Brasileiro de Coaching.

Dê o segundo passo

Parar alguns minutos do seu dia para ler um artigo sobre superego, Id, ego e coaching não é uma tarefa comum. Mas, se você chegou até aqui é porque o assunto realmente lhe interessa. Então, por que não usar todo esse novo conhecimento ao seu favor? Comece a transformar a sua vida agora mesmo!

Busque pela formação de coaching que é ideal para você tanto em âmbito pessoal quanto profissional, estude as suas possibilidades de crescimento, conheça melhor a si mesmo e siga em frente. Ficar estagnado em um determinado degrau da escada da vida e não querer subir para outro é uma calamidade. Um ser humano nunca para de progredir. Aliás, todos os dias nós amadurecemos e aprendemos um pouco mais. Assim, como envelhecemos, não é mesmo? Mude a expressão “a idade chega para todos” para “o conhecimento chega para todos” e use essa frase como mantra.

Compartilhe essas ideias nas suas redes sociais e veja o que seus amigos irão comentar!

 

Copyright: 1030542598 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iqoncept

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds