Você é carismático?

Você é carismático? Confira uma lista de dicas incríveis para te ajudar a desenvolver essa habilidade

Existem algumas pessoas que têm o poder de se tornarem importantes, elas entram nos lugares e rapidamente conquistam os demais, tornando-se muito queridas. Esse tipo de carisma natural pode ser bem aproveitado para a carreira profissional, no entanto, para que tenha efeito, as pessoas precisam enxergar você como um amigo ou alguém familiar, uma referência.

Siga a leitura para saber mais a respeito do perfil carismático e de como isso pode trazer benefícios para a carreira, além de dicas para desenvolver o seu carisma.

Características dos carismáticos

O carismático não necessariamente transborda simpatia a todo instante, mas possui a habilidade de fazer com que os outros se sintam melhor e mais confiantes, é o tipo de pessoa que todo mundo quer ter ao lado. Mas, vale dizer que ter carisma não depende da forma como sorrimos, vestimos ou quão bem-sucedidos somos e sim do que fazemos, a imagem que passamos para os outros através de nossas atitudes.

Uma pessoa carismática é naturalmente habilidosa nas relações interpessoais, tem a capacidade de fazer amigos, de se comunicar, de conquistar, construir relações de afeto, o que acaba tornando o processo de fechamento de negócios mais simples. O carisma é uma qualidade fortemente ligada ao poder de presença de uma pessoa, o que contribui para torná-la inesquecível e encantadora.

O carisma por si só já é algo positivo. Na sua base está impresso a ética e a reciprocidade, que são importantes para inspirar os outros. Lembrando que isso é totalmente diferente da manipulação, em que as boas qualidades são utilizadas com o intuito de conseguir uma vantagem pessoal.

De forma resumida, a principal marca da personalidade da pessoa carismática é ser profundamente sedutora, mas não se trata de uma sedução amorosa ou sexual e sim de atrair e conquistar pessoas e situações. Um vendedor carismático, por exemplo, consegue convencer os clientes a adquirirem seus produtos de forma natural, através da sua postura e modo de apresentar os itens.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Qualquer pessoa pode desenvolver o carisma?

O carisma pode ser uma característica nata, porém, todos podem desenvolver o seu lado carismático, praticando-o ao longo das experiências da vida. Lembre-se, o elemento principal presente nos carismáticos é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e aos interesses dos envolvidos.

Considerando tudo isso, até mesmo pessoas com um perfil mais reservado e tímido podem desenvolver o carisma ao longo da vida se passarem a agir com esse objetivo. É claro que a essência de cada um não há como ser mudada e nem é preciso tentar fazer isso, porque é ela que nos diferencia. O que se pode fazer é buscar desenvolver certas habilidades que possam trazer benefícios, mantendo a base.

Dicas para ser mais carismático

Se você quer desenvolver as qualidades de uma pessoa carismática, pode começar desenvolvendo algumas capacidades como as que apresentaremos a seguir, acompanhe!

1 – Mostre mais as emoções através da expressão facial

Se você já é uma pessoa expressiva, basta que explore mais isso e use essa característica a seu favor. Se não é, experimente treinar na frente do espelho expressões de alegria, gratidão, empolgação e assim por diante. Isso porque demonstrar o que está sentindo com clareza gera conexão com as pessoas, ao contrário do que acontece quando alguém não demonstra qualquer reação sobre as coisas.

2 – Ouça ativamente as pessoas

A escuta ativa é mais uma habilidade que possui uma forte relação com o carisma, afinal de contas, é natural que as pessoas se sintam inclinadas a gostar de alguém que as escuta com atenção e demonstra empatia. Para isso, é preciso ouvir e refletir a respeito em vez de usar o tempo de fala do outro para planejar o que irá dizer em seguida.

3 – Aprenda a identificar as emoções das outras pessoas

Além de expressar as suas emoções, é importante aprender a identificar o que as outras pessoas estão sentindo. Dessa maneira, procure observar com mais atenção a expressão facial do outro, seu tom de voz, sua postura corporal. Quanto mais entendê-lo, melhor saberá como agir e, assim, criar poderosas conexões.

4 – Compartilhe histórias engraçadas

Carisma e bom humor andam lado a lado, sendo assim, é interessante incluir histórias engraçadas quando estiver se comunicando, claro, sempre de forma equilibrada para não parecer forçado e nem dizer nada desrespeitoso. Através dessa técnica, os ouvintes se tornam mais interessados pelo que está sendo dito, o que é ótimo para utilizar no ambiente de trabalho e envolver os colaboradores.

5 – Faça perguntas retóricas

As chamadas perguntas retóricas, que são aquelas em que não se espera uma resposta, são um ótimo recurso para encorajar pessoas e gerar engajamento, o que se aplica tanto quando se fala para grandes públicos quanto para uma única pessoa. Quando você faz uma pergunta retórica está mostrando qual a direção que espera que o outro siga, dando-lhe coragem e motivação para prosseguir.

6 – Estabeleça metas ousadas e demonstre confiança em relação a elas

Quando um líder propõe uma meta ousada à sua equipe, está demonstrando que confia que o grupo é capaz de alcançá-la. Ouvir do chefe algo como: “sei que temos um grande desafio pela frente, mas acredito no potencial de cada um de vocês e sei que vamos conseguir” é altamente empoderador porque inspira confiança e paixão, elementos intimamente ligados ao carisma.

7 – Use uma linguagem concreta em vez de abstrata18

Como pudemos ver ao longo do artigo, ser carismático é envolver as pessoas, inspirá-las e convencê-las sobre o caminho que devem seguir. Mais uma estratégia para conseguir isso envolve a linguagem utilizada para se comunicar com os demais. Frases concretas envolvem muito mais do que as abstratas, observe.

  • Eu entendo o seu ponto de vista.
  • Eu sinto a sua dor.

Qual dessas duas frases acha que gera mais conexão? Se respondeu a segunda é sinal de que entendeu exatamente o que significa ser carismático. Para se conectar emocionalmente com as pessoas é preciso falar para alcançar seu coração, sua alma, para além do cérebro.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Frases sobre a importância de ser carismático

Para encerrar, fique com algumas citações poderosas que mostram o quanto o carisma é fundamental para conquistar o mundo.

“O carisma só funciona para ganhar a atenção das pessoas. Depois de conseguir isso, você tem que ter algo a dizer a elas.” – Daniel Quinn.

“Como você pode ter carisma? Preocupe-se mais em fazer os outros se sentirem bem consigo mesmos do que em fazer com que eles se sintam bem com você.” – Dan Reiland.

“Ainda não encontrei um homem, por mais elevada que seja sua posição, que não fizesse um trabalho melhor e se esforçasse mais sob um espírito de aprovação do que sob um espírito de crítica.” – Charles Schwab

“Carisma não é apenas dizer ‘olá’. É deixar o que você está fazendo para dizer ‘olá’.”  – Robert Brault.

“Carisma é a transferência de entusiasmo.” – Ralph Archbold.

“Carisma é o nome chique dado à habilidade de dedicar às pessoas sua total atenção.” – Robert Brault.

E então, está pronto para começar a trabalhar essa habilidade em você e se tornar uma pessoa mais carismática? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63