Confira 5 discursos inspiradores para motivar sua equipe

Discursos Inspiradores Usar discursos inspiradores para motivar uma equipe é uma tática muito eficiente entre gestores e líderes que desejam alcançar resultados extraordinários.


Um colaborador pode simplesmente exercer sua função, entregar os resultados sem se sentir motivado por parte da gestão e liderança. Porém, ele também pode executar as atividades, cumprir as metas e ser motivado pelos superiores. No fim das contas, aquele funcionário que é incentivado de alguma forma trabalha melhor, convive em um
ambiente profissional mais saudável e pode ser que ele se sinta instigado a entregar até mais do que o esperado.

Não existe uma receita que ensine os gestores e líderes são os métodos ideais para motivar o time. É preciso considerar a empresa, o clima organizacional, o tipo de função exercida, os objetivos do grupo e da firma, o orçamento disponível, tempo hábil e muito mais. A ação mais assertiva será resultado de muita pesquisa e reflexão de estratégia.

Apesar da numerosa quantidade de fatores a serem considerados antes de se definir qual é o plano estratégico ideal de ações motivacionais, existem algumas ferramentas que funcionam na maioria dos casos. Quer saber de efetivas e assertivas maneiras de incentivar as pessoas a realizarem um trabalho de excelência? É só continuar lendo o texto!

Discursos motivacionais para inspirar e motivar

Enquanto alguns gestores e líderes optam por espalhar frases e mensagens com a intenção de motivar e incentivar suas equipes, outros preferem fazer e apresentar discursos motivacionais, que trabalham no sentido de inspirar os colaboradores a irem além sempre e fazerem sempre o seu melhor, não só para alcançarem os objetivos organizacionais, mas também os seus próprios.

Veja 6 exemplos desses tipos de discursos e como eles também são capaz de mudar o comportamento de pequenas a grandes equipes:

1 – O problema é de quem?

O rato vê o fazendeiro abrindo um pacote e fica aterrorizado ao descobrir que se trata de uma ratoeira. Ele então corre pelo pátio da fazenda e adverte:

– Cuidado! Há uma ratoeira na casa!

A galinha, contudo, ao ver o desespero do rato, comenta:

– Desculpe-me, Sr. Rato. Eu entendo que isso seja um grande problema para você, mas não me prejudica ou incomoda em nada.

O rato então vai até o porco e diz:

– Há uma ratoeira na casa!

– Sr. Rato, desculpe, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar por você. Fique tranquilo que lembrarei de você em minhas orações – responde o porco.

Já em desespero, o rato se dirige à vaca, mas ela dá de ombros e comenta:

– Uma ratoeira? Ué, o que eu tenho a ver com isso?

Cabisbaixo e abatido o rato volta para casa, e tem de encarar sozinho a ratoeira do fazendeiro.

E naquela mesma noite ouviu-se o barulho da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia capturado e, antes que percebesse que havia pegado a cauda de uma cobra venenosa, foi picada por ela.

O fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital e, quando voltou, percebendo a esposa ainda febril, decidiu preparar-lhe uma canja de galinha. Saiu, pegou seu cutelo, foi até o galinheiro e providenciou o ingrediente principal.

Como as coisas não melhoraram, no dia seguinte alguns amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro decidiu matar o porco.

Passaram-se alguns dias e infelizmente a mulher não resistiu e acabou morrendo; muita gente veio para o funeral e o fazendeiro precisou sacrificar a vaca para alimentar todo aquele povo.

Esta história pode ser utilizada como discurso pelo gestor para mostrar à equipe a necessidade de realizar um trabalho em conjunto de excelência, ou seja, que sempre colabore também com os resultados individuais de cada um, para que assim todos tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver, no sentido de obter sucesso em suas carreiras.

2 – De que lado você está?

Ao sair de uma reunião de diretoria, Sérgio liga para Cláudio, um dos gerentes, pedindo que compareça imediatamente à sua sala. Ao chegar, Cláudio bate na porta e ouve: “Entre!” e em seguida, “Senta aí!”.

– De que lado você está? – perguntou Sérgio

– Posso saber o motivo da pergunta? – indagou Claudio

– Acabo de sair da reunião de diretoria em que fui informado que você assumiu que o erro no atraso da entrega ao nosso principal cliente foi da nossa área. Então, deixe-me perguntar novamente: De que lado você está?

Claudio olhou calmamente nos olhos de Sérgio e respondeu:

– Sergio, desculpe, mas eu estou do lado interessado em construir o melhor resultado para a empresa, clientes e funcionários. O erro efetivamente partiu da nossa área e precisamos aprender com ele para que não aconteça novamente. Ao assumi-lo, podemos conversar sobre ele, discutir sobre maneiras de evitá-lo, e também contar com a compreensão e o apoio do próprio cliente e de todas as outras áreas envolvidas nesse processo. Existe algum outro lado que eu deveria estar?

Sergio cerrou os lábios, consentiu com a cabeça e disse:

– De fato não. Você está do lado certo. Obrigado!

A ideia aqui é levar todos à reflexão, mostrando-lhes que os erros e as falhas fazem parte de todo e qualquer tipo de processo, sendo, fundamental, assumir a responsabilidade sobre cada um deles, para que assim seja possível, justamente, entender os motivos que levaram ao erro, para que, dessa maneira, este seja verdadeiramente evitado no futuro e não prejudique nem equipe, nem gestor e nem a empresa.

3 – A força da esperança

Discursando na cerimônia de formatura da Universidade do Texas em 2014, o Almirante da Marinha, William H. McRaven, falou sobre as lições cruciais que aprendeu durante o treinamento básico para ingressar na unidade SEALS da marinha. Uma lição particularmente poderosa aconteceu quando ele e mais um aspirante à SEAL enfrentaram 15 horas de luta contra um frio congelante, lama, vento e a pressão dos instrutores para que desistissem.

Esse desafio quase que inimaginável encerrava o que era chamada de “semana no inferno”, depois de seis dias sem dormir, sob constante tormento físico e mental. Esse exercício foi realizado em um terreno pantanoso, onde a lama engole qualquer um que entre ali.

Depois de oito horas nadando na lama gelada, alguns homens, tomados pelo desespero, estavam prontos para desistir. Foi então que inesperadamente um homem corajoso começou a cantar. Aos poucos, um por um, todos se juntaram na canção e os aspirantes sobreviveram àquela noite.

“Se tenho aprendido algo em minhas viagens pelo mundo, é o poder da esperança. O poder de uma pessoa: Washington, Lincoln, Mandela, e até mesmo da jovem paquistanesa Malala. Uma pessoa pode mudar o mundo oferecendo esperança às pessoas.”, ele afirma.

Este discurso é verdadeiramente inspirador e serve para que cada membro da equipe entenda a força que tem, tanto para se motivar, diariamente, para fazer um trabalho de excelência, quanto para motivar seus colegas e as demais pessoas ao seu redor e não desistirem de seus sonhos, metas e objetivos. É como diz o Almirante da Marinha, William H. McRaven, nós temos a possibilidade de mudar o mundo quando ajudando alguém a continuar tendo esperança nos acontecimentos e também em si mesmo.

Além dos discursos acima, que você mesmo pode falar para seus colaboradores, existem aqueles em vídeo, de grandes personalidades, que você também pode utilizar em algum tipo de apresentação ou reunião com a sua equipe, para motivá-la a continuar indo além e fazendo a diferença em suas próprias carreira e no trabalho na empresa. Confira alguns deles, a seguir:

4 – “É preciso encontrar o que você ama” – Steve Jobs

Este é um dos discursos mais inspiradores que conheço. Ele serve para todos os tipos de pessoas e profissionais, pois nos motiva a darmos sempre o nosso melhor em tudo aquilo o que nos propusermos a fazer. Nele, Steve Jobs, então presidente-executivo da Apple Computer e da Pixar Animation Studios, fez um discurso aos formandos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2005, e inspirou a todos contando um pouco de sua trajetória:

“O tempo de que vocês dispõem é limitado, e por isso não deveriam desperdiçá-lo vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas – isso significa viver sob os ditames do pensamento alheio. Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”

5 – Amor e medo – Jim Carrey

Um dos maiores atores e comediantes que a indústria do cinema conhece nos presenteia com este discurso inspirador e emocionante, realizado na formatura da Maharishi University of Management, em que ele fala um pouco sobre suas dores, sobretudo o que passou em sua vida e motiva a todos os presentes a trilharem o caminho do amor, mesmo que o medo bata-lhes a porta:

“Vocês estão prontos e aptos a fazer coisas lindas nesse mundo. E, quando sairem por aquela porta hoje, terão apenas duas escolhas: AMOR E MEDO. Escolham o AMOR !!! E nunca deixem o medo voltá-los contra os seus corações brincalhões. MUITO OBRIGADO!!!!”

Motivando equipes com frases inspiradoras

A maioria das pessoas são movidas por sonhos e desejos. Em muitos casos a vontade de conquistar algo maior se torna o melhor combustível para que os indivíduos continuem caminhando e superando todos os desafios que surgem ao longo da jornada.

Mostrar a uma equipe que ela é importante e que sem ela nenhuma conquista seria possível é uma excelente forma de estimular o trabalho que está sendo realizado. Agir dessa forma também mostra que a empresa está observando as ações de cada um do time, além de comprovar que ela sabe reconhecer o trabalho feito por todos.

Veja abaixo, 5 frases que fazem a diferença quando o assunto é motivar e inspirar equipes:

  • “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”, José de Alencar.
  • “O trabalho só cansa se não nos dedicarmos a ele com alegria.”, Rabindranath Tagore.
  • “Trabalhar em equipe é assegurar que o esforço individual é direcionado para o triunfo do grupo.”, autor desconhecido.
  • “A felicidade no trabalho é resultado de aprender a trabalhar em equipe.”, Roberto Shinyashiki.
  • “O mais legal do trabalho em equipe é poder ver o seu melhor se transformar em excelência com a força dos outros integrantes”, autor desconhecido

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

Complemente a estratégia com o Coaching

O Coaching é uma poderosa ferramenta capaz de transformar vidas. Isso mesmo! A metodologia permite que a pessoa conhece a melhorar a si mesma, entendendo quais são os pontos que precisam de desenvolvimento e quais são os pontos que merecem ser modificados para que a evolução como ser humano e profissional aconteça constantemente.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece diversas opções de formações, produzidas por profissionais competentes, que estudam sobre o assunto diariamente. Todo o conteúdo é baseado em dados, pesquisas, ciências e em experiências.

É possível customizar atividades, exercícios e palestras para grupos de pessoas com o IBC Corporativo. Essa é uma excelente opção para o líder ou o gestor que deseja incentivar um time de pessoas em prol de um mesmo objetivo.

E se a ideia é motivar o líder de uma equipe, há cursos como o Leader Coach Training – LCT, ideal para ajudar a desenvolver líderes de alta performance.

Também há o Professional & Self Coaching – PSC, a formação mais completa do Brasil que ajuda os profissionais a serem mais empoderados e alcançarem os sonhos e irem muito além deles.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nossos cursos, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores, para tirar todas as suas dúvidas e saber como levar o Coaching para transformar positivamente os resultados da sua empresa e da sua equipe.

Agora me conte: você gostou deste conteúdo? O que você faz para motivar e inspirar a sua equipe? Deixe o seu comentário, para trocarmos experiências e lembre-se de compartilhar esse conteúdo, em suas redes sociais, com seus amigos, pois ele pode fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Esses discursos foram importantes para você? Diga-e o que achou nos comentários! E se você souber de mais algum discurso bacana, é só escrever lá também.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Robert Kneschke / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010