Confira a importância da tecnologia nas empresas

Importância da Tecnologia nas empresas Grandes mudanças e economias podem surgir quando gestores optam por usar e adaptar tecnologias nas empresas.

 

Na constante busca pela entrega eficiente e rápida de produtos e serviços, uma empresa ou a administração dela vai ao encontro de ferramentas extraordinárias que possam auxiliar nesse processo.

Muitas vezes essas ferramentas podem ser processos que os gestores programam dentro da empresa, como treinamentos ou, até mesmo, a implantação de algumas tecnologias para facilitar o trabalho realizado pelos colaboradores de uma forma geral.

Por mencionar a tecnologia para acelerar processos, você sabe reconhecer a importância que ela tem para as empresas? Entregar um produto ou serviço de qualidade e com agilidade não é uma tarefa fácil. Por isso, cada vez mais empresas passam a optar pela tecnologia para ajudar na organização e na entrega de eficiência e eficácia a seus clientes e consumidores.

Para que você entenda melhor sobre o que estou falando, bem como sobre a influência e importância da tecnologia no contexto empresarial, convido você a me acompanhar nesta poderosa leitura de hoje e conferir.

Torne seus processos cada vez mais eficazes!
Acesse meu eBook “Ferramentas de Gestão” e saiba como!

A importância da tecnologia para uma gestão empresarial eficiente

Nos últimos anos o mundo passou por transformações significativas, decorrentes, principalmente da globalização, que trouxe diversos recursos tecnológicos para o nosso dia a dia, facilitando assim, não só a vida de indivíduos, mas também de empresas e demais instituições, que se utilizaram e continuam se utilizando de seus benefícios para atrair clientes e tornarem-se líderes em seus mercados de atuação. 

Neste sentido, entende-se que a tecnologia se tornou uma grande aliada neste processo e que tem grande importância e influência no alcance de resultados verdadeiramente efetivos no contexto empresarial. 

Entenda melhor porque a tecnologia é tão importante para as empresas, a seguir:

Inovação e criatividade

De tempos em tempos as empresas precisam inovar, para que assim não percam a fatia que lhes pertence no mercado. Assim, a tecnologia se faz verdadeiramente importante, pois contribui, com suas ferramentas, para que as organizações criem novos mecanismos, softwares, bem como produtos e serviços ainda mais assertivos, para, dessa maneira, atender seus clientes com maior efetividade e torná-los fiéis à marca. 

Custos

Outro grande benefício da tecnologia, que a torna verdadeiramente importante no contexto empresarial, é a sua enorme capacidade de ajudar empresas, bem como as mais diversas instituições a reduzirem custos. Isso acontece por meio da utilização de programas e softwares que ajudam, por exemplo, no controle de estoque, na verificação de produção, na supervisão financeira, no comunicação entre colaboradores e destes com os clientes, e assim por diante. 

Produtividade

Além destes que citei, outro ganho que se obtém ao investir cada vez mais em recursos tecnológicos nas empresas é no aumento da produtividade de seus colaboradores. Este processo pode ser realmente otimizado através também da utilização de programas e softwares de gestão de projetos e tarefas, que ajudam a tornar a execução das atividades mais fluidas, uma vez que os profissionais passam a focar mais em suas demandas, aumentando consideravelmente a sua produtividade e os resultados alcançados. 

Atendimento

Entre os processos organizacionais em que a tecnologia tem se mostrado bastante eficaz é no atendimento ao cliente. Por meio de ferramentas como as redes sociais, bem como softwares de telefonia e gestão de clientes, é possível estar em contato mais próximo com este, podendo entender melhor e mais assertivamente seus anseios e necessidades. 

Dessa maneira, reclamações, erros ou falhas podem ser tratados de forma imediata, mantendo, assim, o atendimento de excelência e também a satisfação do cliente em níveis elevados. 

Adaptabilidade

Os recursos tecnológicos também têm ajudado as empresas a se adaptarem com cada vez mais facilidade às constantes mudanças que acontecem no mercado. Através deles elas se tornam trabalham da melhor maneira possível a sua flexibilidade, bem como a sua agilidade para lidar com as situações inesperadas que ocorrem, sendo estas positivas ou negativas. 

Assim, a partir deste comportamento, elas se tornam muito mais competitivas e se destacam no mercado, já que, neste quesito, estão saindo na frente das demais. 

Desenvolvimento profissional

Antes, para que investir na capacitação dos profissionais que fazem parte de uma empresa, era preciso realizar treinamentos presenciais e reservar um tempo durante a jornada de trabalho, para que os colaboradores participassem destes treinamentos. Este processo ainda acontece, entretanto, ele ganhou um grande aliado, que é o ensino a distância, ou, como é mais conhecido, o EAD.

Hoje, para que um profissional capacite-se, ele não precisa sair de sua mesa de trabalho se não quiser. Basta ligar o computador e assistir a uma palestra, curso, workshop, treinamento, etc, que vão ajudá-lo a desempenhar cada vez melhor suas demandas e atividades. Tudo isso, de forma online, ou seja, utilizando apenas o acesso a internet, e, em muitos casos, gratuita, já que é possível encontrar diversas maneiras de obter conhecimento na internet, sem pagar nada por isso, basta apenas querer. 

Como e para que é usada a tecnologia nas empresas?

A internet pode ser uma ferramenta excelente para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Com ela é possível fazer divulgações de produtos e serviços, conquistar novos clientes e adiantar processos que antes somente poderiam e deveriam ser feitos apenas com a presença do cliente.

Outra maneira que a internet encontra de ajudar uma organização é através da redução de custos e também na apresentação de ferramentas que facilitam a comunicação entre os funcionários da mesma.

O que quero dizer com isso é que a tecnologia pode ser aliada do crescimento da empresa na hora de planejar, organizar e controlar os colaboradores e produtos em estoque, por exemplo.

Alguns programas e plataformas podem verificar onde há chance de melhorias e reparos, para que a empresa sobreviva ao mercado em meio a tanta concorrência. Sabe-se que a tecnologia vem para ajudar as pessoas em seus processos, e não para substituí-las. Assim, ela deve ser empregada para contribuir com os negócios, ajudando este a alcançar resultados extraordinários em sua trajetória.

Há mudanças o tempo todo nas tecnologias, afetando diretamente a produtividade e a eficiência das empresas, pontos importantes para o funcionamento e sobrevivência de qualquer organização no mercado.

Eleve verdadeiramente o nível de Gestão de sua empresa!
Baixe gratuitamente meu livro “Ferramentas de Gestão” e saiba como!

Como extrair os benefícios da tecnologia e usá-los em uma empresa?

Um excelente exemplo de tecnologia que pode reduzir gastos e ainda consegue proporcionar um maravilhoso resultado é a VoIP, transmissão de voz sobre IP. Ela é capaz de reduzir de 40% a 85% a conta de telefone.

Outra forma de economizar é com o controle de estoque. Programas que conseguem coletar dados e informações podem ajudar a evitar uma compra desnecessária e auxiliar a controlar o que foi e o que ainda precisa ser vendido, possibilitando uma promoção para desafogar um estoque parado.

Assim como foi dito anteriormente, a tecnologia existe para ajudar. Use-a para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Viu como ela pode aprimorar e aumentar a receita de uma empresa?

Use o espaço abaixo para deixar seu depoimento de como a tecnologia tem influenciado positivamente o seu ambiente de trabalho e lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer de curtir e compartilhar esse material nas redes sociais, contribuindo para a propagação de conhecimento e informação de qualidade entre seus amigos.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Nata-Lia / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010