Conheça as principais etapas do processo logístico de uma empresa e sua importância

Considerado o coração de uma empresa, o processo logístico garante que tudo funcione da maneira correta, sem desperdícios ou atrasos.

O processo logístico é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio. Independentemente de você ter experiência em varejo ou ter trabalhado no ramo, é essencial entender o papel que esse setor desempenha e como ele influencia em todas as outras áreas de uma empresa. Quer saber mais? É só continuar lendo o artigo!

Uma atuação essencial

Se você passar pela área logística de uma empresa provavelmente verá pessoas lidando com planilhas de Excel avançadas, plataformas de controle de estoque e negociações com fornecedores. São muitos números de análises e índices de qualidade para se analisar!

Mas, efetivamente, o que a área faz? Para entender melhor o dia a dia deles, pense nas situações que coloco aqui. Se não há quem compre e controle a matéria-prima necessária para a produção de um item, é impossível produzir os produtos e materiais que a empresa oferta ao mercado. E se não há quem cuide da distribuição e transporte, não há como o produto poderá chegar à casa do à loja ou à casa do consumidor. Além disso, imagine se um cliente ficar sem o produto final, pois o transporte não foi programado corretamente. E imagine se um produto jamais for entregue por simplesmente não ter as substâncias ideais para ser produzido. Todos esses problemas podem ser evitados com o planejamento da logística.

A área de logística, portanto, é o coração da organização. Trata-se de uma área responsável por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição. Este conceito surgiu durante a guerra, época em que alguns militares eram responsáveis por armazenar e distribuir os equipamentos e materiais que seriam usados nos campos de batalha.

Com o tempo, este ofício foi sendo aprimorado e passou a fazer parte do dia a dia de grandes empresas como o departamento encarregado de organizar estoques, controlar entradas e saídas, gerir compras, direcionar todos os materiais e garantir o transporte das mercadorias ao mercado final. Não é um cotidiano fácil, mas é gratificante saber que depois de tanto planejamento e planos de ação, os processos estão funcionando corretamente. Quando executado com primor, este processo faz com que a empresa reduza seus gastos e controle os recursos disponíveis nos depósitos.

Etapas do processo logístico

Agora que você já sabe o que é um processo logístico e entende a sua importância é hora de aprofundar seu conhecimento. Agora vou mostrar quais são as etapas que completam essa área. Confira abaixo!

Administração de materiais e recursos: esse passo consiste na realização de um levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada área da empresa. São informações preciosas que reúnem tudo o que será necessário para que a produção seja feita e distribuída ao mercado. É fundamental que a área observe o controle do estoque, pois este deve estar devidamente organizado e preenchido de acordo com as demandas que surgirem, de modo que não faltem ou sobrem produtos.

Armazenamento: esse ponto do trabalho se refere aos métodos e técnicas de proteção, conservação e controle de todos os produtos disponíveis em estoque para uma possível distribuição. Depois de prontos os produtos e mercadorias, eles ficam guardados nos chamados centros de distribuição até serem transportados para os compradores e compartilhados no mercado.

Distribuição: esta etapa não está relacionada apenas ao transporte dos produtos finais, mas aos métodos, sistemas e equipamentos utilizados, além dos prazos de saída e entrega das mercadorias para o consumidor.

Administração de compras: esse passo se refere a tudo o que será preciso comprar para que os materiais sejam produzidos de forma efetiva e no tempo determinado. Isso inclui a escolha dos melhores fornecedores, tipos de matéria-prima, quantidades, orçamentos e preços. Aqui é preciso que a área se organize para muitas reuniões e ligações telefônicas de negociação.

Transporte: esta fase se refere à escolha do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsáveis, do controle e prazos de entrega. Tudo deve ser entregue de forma segura e com total qualidade que o consumidor almeja.

Você faz ou já fez parte da logística? Ou já acompanhou um processo logístico? Escreva nos comentários suas observações!

Como o coaching pode ajudar

O coaching é um método empoderador que é reconhecido e utilizado no mundo inteiro. São milhões de pessoas que aderiram à ideia de aprender a como evoluir diariamente para serem pessoas melhores em todos os âmbitos da vida. Por aqui, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma referência no ensino e na demissão do coaching. Fundado pelo Master Coach Senior José Roberto Marquez, o IBC transforma a vida das pessoas há anos. São mudanças reais e positivas que têm impacto legítimo.

Existem muitas formações interessantíssimas no IBC, mas agora quero falar de uma que chama Business and Executive Coaching (BEC), ideal para executivos, líderes, gestores e profissionais de empresas de diversas áreas. Durante o curso, o coach ensina ao coachee sobre estabelecimento de metas, planejamento no relacionamento interpessoal, criação de plano de ação, construção do planejamento estratégico de ações e gestão de mudanças. Há vantagens para o coachee, que está investindo na carreira com o coaching; para a empresa que ele trabalha; e para quem convive com o indivíduo tanto no trabalho quanto fora dele.

Entre os diversos benefícios, posso destacar o desenvolvimento do plano de negócios, a estruturação dos objetivos, a agilidade na gestão de mudanças, a evolução na análise da tomada de decisão, o progresso de competências-chave para exercer o empreendedorismo, o crescimento da criatividade, o aumento substancial da visão sistêmica empresarial, o aperfeiçoamento das competências ligadas à liderança e muito mais!

O coachee que fizer o BEC terá suas habilidades de comunicação, negociação, delegação e gerenciamento otimizadas. Além disso, trabalhará em equipe de forma mais harmoniosa, poderá potencializar equipes e será um líder mais coeso e habilidoso, mesmo que ainda não exerça tal papel já terá essa característica.

Deixe sua opinião a respeito do artigo nos comentários. Aproveite para compartilhar o conhecimento que esse artigo proporciona nas suas redes sociais.

Imagem: Monkey Business Images / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010