Conheça o poder da gratidão e confira dicas de como aumentá-la

feedback no trabalho

Gratidão envolve muito mais do que dizer “obrigado (a)” quando alguém lhe faz uma gentileza. Trata-se de uma prática de apreciação, de valorizar as coisas boas, o que inclui os gestos positivos de terceiros, mas vai além disso. Adotar o hábito de ser grato é uma forma bastante eficaz de adquirir uma mentalidade positiva sobre a vida, não de modo a fechar os olhos para os problemas, mas de vê-los com motivação para buscar soluções, sem que se tornem motivos para desistência.

Continue a leitura para conhecer melhor o poder da gratidão, além de dicas de como torná-la ainda mais presente em sua vida.

Por que a gratidão é poderosa?

Antes de explicar o poder da gratidão, é preciso dizer que não se trata de uma simples ação e sim de um sentimento. Dessa maneira, quando você diz “obrigado” a alguém de todo o seu coração, e não apenas por uma convenção social, está experimentando uma sensação poderosa de apreciação por aquele gesto.

Essa sensação de gratidão também pode ser vivenciada de outras formas, como quando você reconhece o quanto é privilegiado por ter uma família, um lar, um trabalho, a vida. São várias as fontes de gratidão presentes em nosso dia a dia, cabe a cada um identificar e se manter consciente.

Para entender o poder da gratidão, observe o seguinte exemplo: uma pessoa teve um dia ruim no trabalho porque algo saiu diferente do que esperava. Se ela se deixar levar pelo desânimo, passará um bom tempo remoendo o acontecimento. Por outro lado, se escolher ser grata pelas coisas boas, irá identificar lições poderosas que a experiência deixou, além de identificar diversos motivos para se sentir feliz.

Esse exercício de tirar o foco do negativo e olhar para o positivo é muito poderoso porque torna o que temos suficiente, evitando que entre no modo da insatisfação constante. É claro que é importante desejar evoluir, seja na carreira, na vida pessoal e em vários outros aspectos, entretanto, isso deve ser motivado pelo amor e desejo de crescimento, e não pelo desânimo e sentimento de inferioridade.

10 Benefícios da gratidão

Chegou o momento de conhecer o poder da gratidão de forma ainda mais profunda, através dos benefícios que esse sentimento é capaz de nos oferecer, confira!

1 – Alivia o estresse

Um estudo realizado em 2017 e publicado no jornal científico Scientific Reports analisou os batimentos cardíacos de um grupo de pessoas antes, durante e depois de elas experimentarem a sensação de gratidão. O resultado mostrou que os participantes tiveram uma redução no número de batimentos, mostrando-se mais calmos e menos ansiosos.

2 – Gera emoções positivas

Especialistas descobriram que a gratidão é capaz de levar a um aumento na produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade. Assim, quando uma pessoa se sente grata, experimenta outras emoções e sensações positivas, o que impacta em seu comportamento, suas escolhas e toda a sua vida.

3 – Fortalece relacionamentos

Ao adotar o hábito de se sentir grato pelas coisas, aprenderá, também, a valorizar ainda mais os seus entes queridos, o que fará com que dê mais atenção a eles e invista cada vez mais nesses laços. Esse é um ponto importante porque, muitas vezes, as relações são deixadas de lado sem que possa perceber, então, vem a gratidão e resgata a importância de cuidar delas.

4 – Ajuda a promover a empatia

Outro estudo, dessa vez publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, mostrou que indivíduos que praticam a gratidão com frequência possuem certos corpos celulares mais fortes do que os demais. Esses corpos estão ligados à percepção em relação às intenções dos outros. Isso significa que a gratidão ajuda a promover a empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro para imaginar como ele se sente.

5 – Melhora a saúde física e emocional

A gratidão é mais do que um sentimento bonito, ela é capaz de beneficiar a saúde, incluindo corpo e mente. Quanto mais uma pessoa é grata, mais equilibrada psicologicamente ela tende a ser, o que a leva a adotar um estilo de vida mais saudável e procurar ajuda logo que percebe que há algo de errado em seu corpo, como quando um sintoma surge, por exemplo.

6 – Torna as pessoas menos materialistas

Desejar ter mais conforto e melhorar de vida financeiramente não é problema, a questão está em condicionar a felicidade a essas conquistas e valorizar mais coisas do que pessoas e sentimentos. E a gratidão é uma ótima forma de evitar se tornar um indivíduo materialista, pois nos leva a agradecer por cada pequena coisa do dia a dia, desde um céu azul até um sorriso de alguém.

7 – Ajuda a reconhecer o quanto se tem

Vivemos uma época em que as coisas acontecem de forma muito acelerada e se não tomarmos cuidado, podemos entrar em um ciclo que querer sempre mais, esquecendo de valorizar o que já temos. Através da gratidão, a visão é ampliada e passamos a dar o devido valor a tudo o que possuímos, desfrutando de cada detalhe na essência.

8 – Fortalece a autoestima

O fato de a gratidão nos levar a olhar para o que possuímos influencia positivamente na imagem que temos de nós, fortalecendo a autoestima. Em vez de se colocar defeitos pensando nas características que não tem, você aprenderá a agradecer pelas que possui e usá-las a seu favor.

9 – Reduz o risco de depressão

Todos os benefícios já citados até aqui, ajudam a reduzir o risco de depressão. A redução do estresse, a melhora da autoestima, a maior conexão com os outros, tudo isso contribui para diminuir as chances de se ter um transtorno emocional, como a depressão.

10 – Traz uma visão mais positiva da vida

Um dos benefícios mais marcantes da gratidão é promover uma visão mais positiva da vida, que deixa de lado as ausências para se voltar para o que se tem. Lembrando que isso não leva ninguém a se acomodar, pelo contrário, o amor à própria vida, a autoestima elevada e o bom relacionamento com os demais gera ainda mais motivação para alcançar objetivos e evoluir.

7 Dicas para praticar a gratidão todos os dias

Depois de conhecer o significado amplo da palavra gratidão e seus benefícios, chegou o momento de saber como trazê-la ainda mais para a sua vida e as dicas a seguir irão te mostrar exatamente isso. Coloque cada atitude em prática e descubra uma nova e positiva maneira de viver.

1 – Aprenda a apreciar tudo

Se você for esperar para se sentir grato apenas quando coisas grandiosas acontecerem, como o nascimento de um bebê na família, uma promoção no trabalho, a compra de um bem, irá experimentar a gratidão pouquíssimas vezes em sua vida. Para desfrutar dos benefícios desse sentimento, precisa aprender a apreciar tudo, principalmente as pequenas coisas.

2 – Experimente a gratidão todos os dias

A gratidão deve ser experimentada todos os dias, começando pelo fato de estar vivo e ter mais uma oportunidade de acordar e ir em busca de seus objetivos. Uma forma de se forçar a fazer isso inclui a adoção do hábito de escrever em um diário antes de dormir pelo menos três motivos pelos quais se sentiu grato nas últimas 24 horas. Experimente e veja como esse exercício é poderoso.

3 – Mantenha-se presente no agora

Além de agradecer, é preciso desfrutar ao máximo de tudo o que possui, o que inclui a sua vida. Sendo assim, se tem o costume de estar o tempo todo remoendo o passado ou se preocupando com o futuro, é importante que comece a se conectar mais ao presente, valorizando cada instante em atenção plena.

4 – Conecte-se com amigos e familiares

O ser humano é um ser social que precisa de outras pessoas para se manter bem. Por isso, lembre-se de agradecer e se manter conectado aos seus amigos e familiares. Lembrando que isso não significa estar fisicamente com eles o tempo todo, já que muitas vezes existem circunstâncias que não permitem isso, e sim emocionalmente juntos, através de pensamentos, gestos, mensagens, ligações.

5 – Expresse sua gratidão

Além de sentir gratidão, é interessante que a expresse através de gestos e palavras. Diga para as pessoas o quanto se sente grato pela presença delas em sua vida, demonstre o quanto a ajuda de alguém foi importante para você. Compartilhe a gratidão e ela irá se multiplicar em sua vida.

6 – Substitua as reclamações por gratidão

Você já ouviu falar do jogo do contente? Trata-se de uma estratégia utilizada pela personagem principal do livro Polyanna, de autoria de Eleanor H. Porter. Consiste em buscar o lado bom de cada situação. Por exemplo: se você percebe que está desanimado porque está frio, chovendo e precisa se levantar para trabalhar, logo irá se lembrar de que pelo menos tem um trabalho e que muitas pessoas não têm.

7 – Pare de se comparar

Por fim, a última dica para aumentar a gratidão em sua vida envolve parar de se comparar. Quando você se compara a outra pessoa, a tendência é que se sinta inferior, focando totalmente no que não possui e ignorando todas as coisas maravilhosas presentes em sua vida.

“O segredo da felicidade é contar suas bênçãos enquanto outros estão somando seus problemas”. Pense nisso!

Se gostou do artigo, leve o conhecimento adiante, compartilhando-o com os seus amigos!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Gajus / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010