Conheça os 3 tipos de gestão empresarial mais utilizados

Gestão Empresarial Tipo de gestão empresarial é a forma como as pessoas e empresas organizam suas tarefas e recursos com o objetivo de obterem grandes resultados.

 

Ser um gestor significa administrar e controlar a eficiência e produtividade para alcançar os resultados almejados. Independentemente do modelo de negócio que a empresa tenha, o objetivo da gestão empresarial sempre será aquele que mantém o grupo unido para atingir resultados positivos. Para atingir estas e outras metas é preciso que o gestor trabalhe com planejamento, análise e comprometimento. Mas, o que mais cabe ao gestor? Existe algum modelo de gestão ideal? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura! 

 

Conheça também ferramentas que irão elevar seu nível de gestão!
Acesse meu ebook “Ferramentas de Gestão” e conquiste novos horizontes!

Tipos de gestão empresariais mais utilizados

Quem faz parte da área de gestão de uma corporação empresarial precisa estar atento aos tipos que existem. É importante estudá-los para entender qual é o melhor modelo dentro da conjuntura proposta. Entenda um pouco mais sobre os tipos de gestão empresarial mais comuns:

1 – Cadeia de Valor

Esse modelo de gerenciamento pode ser usado para verificar regularmente a vantagem competitiva de uma organização frente ao mercado em que atua. Ao identificar o valor de cada atividade da empresa, é possível perceber como maximizar sua criação de valor, minimizando custos e criando uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

2 – Ciclo de Inovação

Este é um modelo que consegue analisar e gerenciar com eficiência o ciclo de vida de uma inovação. Quando uma empresa cria novos processos, serviços e bens, ela está criando e inovando, e o ciclo de inovação é um tipo de gestão que controla e monitora o tempo de vida dessas ações que são essenciais a geração de vantagem competitiva. Esse tipo de gestão conta com três etapas: criação, implementação e capitalização. Cada uma delas deve ser gerenciada de maneiras distintas para que sejam analisadas detalhadamente.

3 – Ciclo de Deming

O Ciclo de Deming se resume a planejar, realizar, controlar e agir. Esse modelo pode ser usado para estruturar projetos e melhorias que devem passar por essas quatro etapas para que as ações sejam implementadas com eficiência.

Coaching como aliado da gestão empresarial 

Atualmente milhões de pessoas do planeta já conhecem o método coaching e entendem a importância dele. Para você ter uma noção, o método movimenta US$ 2,3 bilhões ao redor do mundo. Sim, o coaching chegou a esse nível de importância justamente por uma ferramenta transformadora. Quando um coachee termina um processo de coaching, este conhece mais a si mesmo, está mais preparado para encarar os desafios da vida profissional e pessoal, mais aberto a ideias novas e também pronto para evoluir um pouco mais todos os dias.

E os resultados do coaching aparecem em curto, médio e longo prazo. São situações que poderão ser sentidas tanto dentro do ambiente profissional quanto fora dele. E é isso que o coaching destaca: o poder transformador. Por isso, ele atrai tanta gente querendo ser coachee (aprendiz) e até pessoas querendo se tornar coach (condutor do conhecimento). Aliás, estima-se que existam mais de 50 mil coaches ao redor do mundo.

A formação Business and Executive Coaching (BEC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um ótimo modo de potencializar a sua atuação como executivo. E, após obter todo o conhecimento, você verá que será possível aplicá-lo também em outros âmbitos da vida. Esse curso atua fortemente na construção do conhecimento para o estabelecimento de metas, na formação e sustentação dos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento dos planos estratégicos e de ação da empresa, além de ter papel fundamental na administração de mudanças e inovação.

Também faz da grade de conteúdo, a disseminação de sabedoria relacionada à estruturação de metas claras, como utilizar os talentos dos colaboradores de forma positiva, como identificar e superar obstáculos, como ser mais ágil na tomada de decisão, como aumentar a criatividade na entrega de atividades, como trabalhar a visão sistêmica, como fortalecer as competências fundamentais da liderança e muito mais!

Outra formação interessante do IBC é a Leader Coach Training (LCT) dedicada a todos aqueles profissionais que estão buscando pela autocapacitação. Não é fácil ser um profissional de alta performance, por isso, o curso ensina sobre os quadrantes da liderança, como criar uma nova filosofia de obtenção de resultados humanizados, como desenvolver o poder de comunicação, como construir treinamentos que estimulem a evolução dos colaboradores e a retenção dos talentos.

Essa formação atua de forma profunda na melhora do índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho, no desenvolvimento intelectual e técnico da equipe e, consequentemente, na entrega de atividades mais inovadoras e acima das expectativas.

Viu como o coaching realmente trabalha com o autoconhecimento, autodesenvolvimento e com o empoderamento? Esse é um investimento que vale a pena! Evoluir todos os dias é essencial para o ser humano, imagine o tanto que você pode estar perdendo simplesmente por não escutar o colega ao lado com atenção ou por não estudar assunto que não se relacionam com a sua área de trabalho. Abra sua mente para o coaching!

Escreva nos comentários o que você achou deste artigo! Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: PORTRAIT IMAGES ASIA BY NONWARIT / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010