Conheça os 4 tipos de feedback

O feedback é uma eficiente ferramenta que contribui para a melhoria do desempenho e da performance de um profissional.

O feedback é um processo de fornecimento de informações que têm o intuito de contribuir para a melhoria do desempenho e da performance de um profissional. Receber um feedback construtivo é crucial para o aperfeiçoamento da performance e para fazer uma com base no senso crítico.

Feedback não é uma opinião que expressa sentimento ou emoção. Trata-se, na verdade, de um retorno que valida ou invalida um determinado comportamento com base em dados claros, objetivos e verificáveis. Esta ferramenta também pode e deve ser utilizada como ação de validação e reconhecimento diante de condutas e resultados positivos.

O feedback deve ser utilizado sempre de maneira construtiva, de modo a fazer com que os profissionais que o receberam continuem motivados e empenhados a mudar.

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Tipos de feedback

Feedback positivo

Tem como objetivo reforçar uma ação ou comportamento que desejamos que se repita. Em situações como essas, é sempre importante dar um feedback positivo para instigar este comportamento.

Feedback corretivo

Tem como objetivo corrigir um comportamento inadequado. Dar este tipo de feedback pode ser um desafio, uma vez que a maioria das pessoas acaba confundindo “corretivo” com “punitivo” e entendem o feedback como ofensa. Sem o treino necessário, não é possível dar um feedback corretivo de forma eficaz.

Feedback insignificante

Trata-se de um feedback vago ou genérico. Em geral, a pessoa que o recebe não tem certeza de seu propósito.

Feedback ofensivo

Este é um feedback arriscado e capaz de comprometer de forma severa as relações. Esse tipo de feedback desvaloriza ou desqualifica a pessoa que o recebe, além de provocar sentimentos não recomendados à saúde das relações e das pessoas, podendo provocar comportamentos indesejados, tais como defesa, revide agressivo e submissão.

O tipo de feedback praticado tem grande influência na definição do tipo de resposta que obtemos.

Em um processo de Coaching existem três tipos de feedback:

  • Feedback construtivo (feedback Burger);
  • Feedback positivo;
  • Feedback negativo.

O feedback é uma técnica fundamental e altamente eficiente para líderes e coaches.

Como fornecer um feedback de forma adequada?

  • Evite violar o princípio da confiança;
  • Evite violar o princípio do respeito;
  • Respeite o princípio da ética;
  • Verifique se o tipo de feedback é o mais adequado para a situação;
  • Desabafo não é feedback;
  • Tenha em mente os objetivos e causas do feedback;
  • Procure sempre o momento mais propício para isso;
  • A forma mais adequada para dar um feedback é pessoalmente;
  • Procure fazer isso apenas com a pessoa envolvida para evitar constrangimentos;
  • Certifique-se de que a sua mensagem foi clara e bem compreendida.

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Imagem: pupunkkop / Shutterstock

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