Descubra as vantagens e desvantagens do just in time

Just in time é um modelo de gestão que oferece grandes benefícios para a empresa que o adota como modelo de gestão de produção.

Se você ainda não conhece o conceito just in time, vale a pena entender um pouco mais sobre ele. As empresas que trabalham dessa forma e seguem esse modelo de gestão de produção são aquelas que oferecem seus produtos por demanda. Ou seja, é necessário que primeiro aconteça uma venda e só depois a matéria prima seja comprada para a fabricação dos produtos.

Achou estranho? No início pode até ser e parecer um pouco estranho, mas esse modelo de gestão passa a mensagem de que tudo tem o momento certo para ser produzido e comprado. Esse é o modelo de gestão de produção just in time.

Grandes empresas consideram o modelo de gestão just in time como algo que elimina desperdício e que auxilia na melhoria dos processos de produção, implicando em mais qualidade e uma posição competitiva avantajada.

Existem vantagens em trabalhar com o just in time?

Claro que sim! Esse modelo de gestão de produtos possui vantagens extraordinárias, mas o mais interessante é que esse modelo que pode ser adaptado em diversos exemplos de negócios, basta ter treinamento, habilidade, saber realizar um plano de negócio e ser organizado para fazer acontecer. Veja algumas vantagens de aplicar o just in time como modelo de gestão de produção em uma empresa.

  • Redução de estoques;
  • Redução no tempo de produção;
  • Redução de custos;
  • Redução de desperdícios, já que a produção será feita por demanda;
  • Redução de mão de obra;
  • Mais agilidade e rapidez de resposta em relação aos sistemas de produção;
  • Melhoria na qualidade dos processos produtivos.

Para que essas vantagens aconteçam é preciso que a implantação do modelo JIT (just in time) seja muito bem feita.

Atitudes como: promover treinamentos de equipe, dominar os processos, fazer investimento para melhorar cada um desses processos, ter comprometimento com a administração, garantir o controle de qualidade e outros, são algumas das atitudes que a empresa deve ter ao começar a implantar o JIT como sistema de gestão de produtos.

É possível haver desvantagens no sistema just in time?

Sim. Isso também é possível. Mesmo com tantas vantagens, é presumível encontrar algum tipo de desvantagem nesse sistema de gestão. Veja algumas delas:

  • Pouca variedade de produtos oferecidos;
  • A grande procura dos produtos com entrega em curto prazo (no ato da compra);
  • Algumas vezes o fato de não ter estoque pode atrapalhar em momentos de interrupção de produção, por isso a procura pelos produtos deve ser estável.

Esse método de gestão é adotado principalmente no Japão desde o início dos anos 50. Os resultados foram satisfatórios já que o espaço para ter estoque é muito pequeno ou nulo. Dessa forma, a adaptação foi um sucesso. Pegando essa estratégia como modelo, outras empresas da América do Norte e da Europa vêm adotando-o e adquirindo mais e mais benefícios.

Esse modelo de gestão pode ser uma boa sugestão de melhoria na gestão de produção da sua empresa. Deixe sua opinião e suas experiências no espaço abaixo.

Curta e compartilhe esse material nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Wright Studio / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010