Descubra como funciona a gestão administrativa

Gestão Administrativa

Saiba como funciona a gestão administrativa da empresa

 

Tão importante quanto entender o próprio negócio é entender a estrutura que fará a sua empresa funcionar com excelência. Nesse sentido, fica a pergunta: o que é gestão administrativa? E quais são as atribuições de um gestor administrativo? Para saber mais sobre a gestão administrativa e como isso pode contribuir de maneira positiva com o sucesso da sua empresa, continue a leitura. 

O que é gestão administrativa? 

A gestão administrativa é a área responsável pela coordenação de recursos administrativos da empresa. Para realizar essa tarefa, é preciso organizar as necessidades, os meios e os recursos que cada setor tem e geri-los da melhor forma. Basicamente, a gestão administrativa consiste em dirigir e manter o controle sobre os recursos de uma organização, tudo para produzir os melhores resultados.

Já o gestor administrativo é o responsável pela organização funcional de uma empresa. Ao gestor administrativo compete estabelecer e controlar procedimentos administrativos e organizar informações.

Torne a gestão de sua empresa uma gestão de excelência.
Aprenda em “Leader Coach”. Seja um líder Extraordinário!

Principais responsabilidades de um gestor administrativo

A princípio o gestor tem o objetivo de estabelecer metas, e por meio do planejamento, alcançá-las. Para que tudo isso aconteça harmoniosamente, esse profissional deve ter algumas habilidades técnicas. Conheça as principais delas:

  • Analisar e conhecer os problemas da empresa;
  • Refletir sobre diferentes cenários para se prevenir de problemas;
  • Enfrentar e trazer soluções para problemas;
  • Organizar recursos financeiros;
  • Exercer boa liderança em situações de dificuldade e nos processos diários;
  • Apresentar quais são os processos administrativos que todos os funcionários da empresa sigam;
  • Motivar as pessoas para que os processos administrativos sejam cumpridos.

Além disso, ainda existem algumas características ligadas à personalidade que são muito importantes para esse tipo de profissional. Veja as principais:

  • Boa comunicação: como você leu acima, é essencial que as regras dos processos administrativos sejam transmitidas. Para que isso ocorra tranquilamente, é fundamental que a comunicação seja clara e objetiva. Caso, você tenha dificuldade com esse ponto, basta procurar um profissional especializado em se comunicar.
  • Organização: lidar o dinheiro de outras pessoas não é uma tarefa fácil ou de pouca responsabilidade. Por isso, é importante ter tudo registrado de uma maneira simples de se encontrar. Caso, você precise de ajuda para manter tudo em ordem, converse com um profissional que entende do assunto, tal como um biblioteconomista.
  • Facilidade com número: não adianta nada lidar com orçamento e não gostar de trabalhar com números. É importante que você tenha um bom relacionamento com números. Gostar do que faz é o primeiro passo para ter sucesso na profissão.

O coaching como aliado do gestor administrativo

O Coaching é uma poderosa ferramenta que pode transformar vidas tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Portanto, se você está em busca por uma maneira de colocar um combustível na sua carreira, o Coaching pode ser um poderoso diferencial neste processo.

Para um gestor administrativo, o coaching pode ser precioso no processo evolutivo tanto técnico quanto comportamental. Lembra como eu falei da importância de características ligadas à liderança? Imagine colocar esses pontos em um processo de crescimento!

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem formações que têm como objetivo de serem os agentes transformadores na vida do coachee. Confira algumas delas: 

1 – Leader Coach Training

Para aqueles que buscam pelo desenvolvimento do seu lado de líder, pode contar com o Leader Coach Training (LCT), um programa completo e rápido que usa técnicas voltadas para ensinar sobre uma gestão assertiva de alta performance. Ideal para quem precisa de resultados o quanto antes!

Com esta formação, você irá aprender sobre os quadrantes da liderança, como conseguir uma nova filosofia de obtenção de resultados, como se comunicar com mais facilidade, como conseguir o comprometimento dos colaboradores, como aumentar o índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho e muito mais! 

2 – Professional & Self Coaching (PSC) 

Esta formação é dividida em  6 etapas: life coach, self coach, professional, leader, analista comportamental e extensão universitária. São módulos que ensinam sobre história do coaching, autoconhecimento, os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva, processo de identidade, ética, crenças limitadoras e muito mais! 

3 – Business and Executive Coaching

Se você é um executivo que busca por mais conhecimento, o IBC tem o Business and Executive Coaching (BEC), um aprendizado exclusivo para quem deseja potencializar sua atuação como coach no ambiente organizacional e como executivo. As 150 horas de formação ensinam sobre como desenvolver competências e habilidades de liderança, a inserção da cultura coaching, como equilibrar a vida pessoal com a profissional no dia a dia, como planejar metas a longo prazo da vida pessoal e profissional, como se adaptar às mudanças com mais rapidez, como construir mudanças saudáveis e sustentáveis de comportamento, como eliminar bloqueios internos e como gerenciar melhor o tempo e as atividades.

A empresa que tem um funcionário que passou pelo BEC, com certeza, irá lidar com um profissional que consegue estruturar melhor objetivos, identificar melhor os próprios pontos fracos para melhorá-los e também os fortes para desenvolvê-los, como aumentar a criatividade, que tem agilidade para fazer mudanças importantes e mais!

Torne a gestão de sua empresa uma gestão de excelência.
Aprenda em “Leader Coach”. Seja um líder Extraordinário!

Quer contribuir com mais alguma informação? Fique à vontade para expor sua sugestão, opinião ou dúvida nos comentários abaixo. Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:  497282920 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010