Qual significado do conceito de Mundo VUCA?

quadro escrito mundo vuca

Confira qual o significado do conceito de Mundo VUCA.

O conceito de Mundo VUCA foi desenvolvido no ambiente militar nos anos 1990. O objetivo era contextualizar a realidade do mundo pós Guerra Fria. VUCA é um acrônimo formado pelas seguintes palavras: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, mas em inglês. Contudo, a popularização do conceito se deu mais recentemente no ambiente corporativo.

Empresas e profissionais têm enfrentado uma série de desafios para se posicionar e se consolidar em um mercado bastante imprevisível. A adoção do conceito de Mundo VUCA tem se mostrado alinhado com esse momento. Continue lendo para entender melhor o conceito e o seu significado aplicado à realidade.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Mundo VUCA: qual o significado do conceito?

Acompanhando cinco minutos de noticiários referentes a qualquer parte do mundo, é possível perceber que algo está fora do lugar. Meios de comunicação e redes sociais nos ajudam a ter acesso a uma série de informações que corroboram para a grande imprevisibilidade do mundo. Estabilidade e segurança parecem dois conceitos distantes para empresas de diferentes setores nesta realidade.

Nesse contexto, torna-se imprescindível aprender a lidar com as bases do chamado Mundo VUCA. A seguir vamos apresentar com mais detalhes os conceitos que formam esse acrônimo e como lidar com eles. As iniciais se referem às palavras em inglês.

V de Volatility (Volatilidade)

Anteriormente, era mais simples prever cenários, contudo, nos dias de hoje isso se tornou praticamente impossível. A quantidade de mudanças e a velocidade com que elas ocorrem tornam o mundo bastante imprevisível. Mais relevante do que usar seu tempo precioso para elaborar planejamentos é estar preparado para lidar com o inesperado.

Tornou-se difícil seguir por um caminho estruturado para a plena realização de objetivos. A abordagem mais interessante é ter propósitos claros e expectativas possíveis de alcançar em diferentes cenários. Não há certezas, apenas possibilidades e estar pronto para cada uma delas é o diferencial.

U de Uncertainty (Incerteza)

Vivemos a era da informação, há um grande volume de informações à nossa disposição. Contudo, nem todas são necessariamente úteis para a compreensão dos caminhos do futuro. A disrupção tornou-se palavra-chave em um contexto em que mudanças significativas acontecem a cada segundo.

Isso significa que várias soluções que são empregadas hoje com sucesso provavelmente não terão eficácia amanhã. Ainda que seja possível entender com clareza as relações entre causa e efeito de uma mudança, não conseguimos estimar todas as suas consequências imprevisíveis.

C de Complexity (Complexidade)

A complexidade tende a ser potencializada pela conectividade e interdependência. O número exponencial de variáveis relacionadas a esses contextos interconectados torna quase impossível abarcar todas as questões e riscos para tomar decisões. Como as ações fazem parte de um sistema complexo, é difícil prever seus resultados quando estão isoladas.

A de Ambiguity (Ambiguidade)

Contextos complexos abrem diversas possibilidades de interpretação e análise, algo que gera nebulosidade e ambiguidade. Uma transformação disruptiva não pode ter sua análise feita apenas tomando por base o histórico e experiências anteriores. Trata-se de um cenário totalmente novo e isso permite que sejam feitas diversas interpretações pertinentes.

Mundo VUCA: quais competências são relevantes para alcançar o sucesso?

Algumas habilidades se mostram essenciais para obter sucesso em um ambiente corporativo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A seguir vamos apresentar quais são essas competências, você se surpreenderá ao saber que elas não são, necessariamente, novas. Porém, são cada vez mais relevantes para fazer frente ao novo mundo que se apresenta para nós.

Resiliência: a chave para lidar com a Volatilidade

Mudanças são inevitáveis e, por isso, é crucial ter resiliência para lidar com elas. Passar por uma grande transformação mantendo a sua integridade com fôlego para se adaptar a um novo cenário é essencial. Porém, essa não é uma habilidade natural para todo mundo, nem todos estão prontos para vivenciar uma mudança e se preparar para a próxima.

O desenvolvimento da resiliência demanda autoestima reforçada e otimismo para encarar as novas perspectivas. Ser resiliente em um mundo volátil não é uma alternativa e sim uma obrigatoriedade para prosseguir.

Flexibilidade: essencial para se adaptar à Incerteza

Com tantas incertezas nos cercando todos os dias é fácil compreender que o futuro é líquido. Em um contexto em que todos os cenários se mostram imprevisíveis em algum nível é necessário ter flexibilidade.

A adaptação constante é o que permite chegar ao sucesso em diferentes empreitadas, diante de desafios diversos. A flexibilidade consiste em uma busca pela aceitação e compreensão das diferentes maneiras de resolver um único problema.

Multidisciplinaridade: a melhor maneira de lidar com a Complexidade

A complexidade demanda uma visão ampla para que seja visualizado o maior número de soluções possíveis. A multidisciplinaridade permite que as equipes tenham uma visão mais estratégica de pontos de vista distintos. Em grande parte, o sucesso no Mundo VUCA depende de ter conhecimentos variados. Saber lidar bem com as diferenças contribui para melhores resoluções.

Coragem: ela te ajudará a conviver com a Ambiguidade

A coragem é demonstrada todos os dias quando você escolhe e assume uma linha de raciocínio para seguir. Devemos nos lembrar que o contexto propõe uma série de respostas e explicações, sendo necessário optar e apostar em uma.

Cada decisão tomada em um contexto ambíguo é um ato de coragem. Não se esqueça de que o aprendizado se concretiza através da ação e, por isso, errar não deve ser visto como um problema e sim uma oportunidade.

Como as empresas podem se preparar para o Mundo VUCA?

Empresas que desejam tirar o melhor do Mundo VUCA devem focar na criação de ambientes favoráveis. O compartilhamento de conhecimentos e a abertura para a geração de novos conceitos é o ambiente perfeito para proporcionar o aprendizado coletivo.

O desenvolvimento contínuo dos profissionais é a base para a criação de processos integrados que ajudam a fortalecer uma cultura organizacional dinâmica. Os resultados positivos são consequência dessa metodologia de trabalho em que se está pronto para aderir e resolver as mudanças. Cada um dos integrantes da equipe deve ter excelência em sua atuação individual sem deixar de lado a excelência em equipe.

Como sua empresa vem lidando com o contexto do Mundo VUCA? Essa é uma questão que merece ser pensada com dedicação! Deixe sua resposta no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Wright Studio

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63