Trabalho e diversão – Como aplicar atividades de entretenimento no ambiente corporativo

profissionais se divertindo dentro do escritório

Atividades voltadas para o entretenimento e que reúnem trabalho e diversão no ambiente corporativo podem trazer muitos benefícios para as empresas.

Foi-se o tempo em que as empresas apenas cobravam produtividade dos funcionários. Hoje, muitas companhias perceberam que investir em recursos para o bem-estar dos profissionais é fundamental para alcançar bons resultados. Se você está em dúvida sobre como aplicar atividades que reúnam trabalho e diversão no ambiente corporativo para oferecer momentos de lazer aos seus colaboradores, saiba que existem várias formas de fazer isso.

Organizações que investem nesse tipo de ação recebem como retorno uma equipe mais engajada e motivada. As consequências disso são: mais inovação, atendimento ao cliente de excelência, alcance de metas e muito mais!

Siga a leitura e confira algumas sugestões de como reunir trabalho e diversão na sua empresa.

Benefícios das atividades que reúnem trabalho e diversão no ambiente corporativo

As atividades voltadas para o entretenimento e que reúnem trabalho e diversão no ambiente corporativo podem trazer muitos benefícios para as empresas, acompanhe.

Integração da equipe: funcionários novos às vezes demoram a se integrar ao restante do grupo, especialmente os mais tímidos. Assim, as atividades vêm como uma forma de quebrar o gelo e reduzir o tempo que levariam para se sentir mais à vontade com os colegas.

Aprendizado facilitado: muitas vezes, é mais fácil ensinar algo de forma leve e divertida do que com formalidade. Então, as atividades de entretenimento podem servir como forma de treinamento, garantindo que todos irão aprender de maneira prazerosa.

Fortalecimento da cultura da empresa: toda empresa deve ter uma cultura forte e que expresse os seus valores. Através dessas atividades esses aspectos podem ser apresentados na prática de forma mais clara, facilitando a absorção por parte dos funcionários.

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7 Opções de atividades de entretenimento no ambiente corporativo

Quer ter acesso aos benefícios, mas não sabe como realizar atividades de entretenimento no ambiente corporativo? Confira, a seguir, algumas sugestões bastante interessantes, lembrando que algumas podem acontecer durante o expediente e outras aos finais de semana ou após o horário de trabalho.

1. Palestras

As palestras são ótimas para proporcionar conhecimento aos funcionários e, também, momentos de descontração. Apenas é importante selecionar temas que sejam do interesse de todos e palestrantes que tenham experiência em entreter o público. Uma pessoa que fala por longas horas de forma muito formal pode tornar a experiência maçante. E a ideia é que seja algo agradável, que agregue, não que se torne cansativo.

2. Manter uma sala de recreação

Além de eventos pontuais, a empresa pode manter uma sala de recreação para que os colaboradores desfrutem durante os intervalos. Mesa de ping pong, jogos de tabuleiro, dardos, entre outros se mostram como boas opções. Se a companhia tiver valores sólidos, ninguém irá usar o ambiente para enrolar e demorar para voltar ao trabalho. Contudo, é preciso ter regras bem claras em relação ao uso da sala.

3. Ambiente de convivência

Caso a sala de recreação não seja viável, basta manter um ambiente de convivência, em que os funcionários possam descansar e fazer suas refeições com tranquilidade. Se a empresa já conta com esse espaço, uma redecoração pode ser suficiente para que todos passem a usá-lo como um local para convivência. Dispor sofás, banquetas, poltronas e outros itens decorativos poderá dar um novo ar ao local e torná-lo mais convidativo.

4. Torneios esportivos

Esportes são ótimos para integrar pessoas e a empresa pode usá-los para integrar e entreter seus funcionários. Verifique se existe alguma modalidade que a maioria prefere e realize um torneio, com prêmios para cada colocação.

É importante deixar claro que se trata de uma brincadeira, para que ninguém fique tenso caso não seja um grande jogador. A intenção é exatamente relaxar e se divertir e não se sentir tenso ou estressado.

5. Eventos de confraternização

A boa e velha confraternização da firma também é uma ótima maneira de motivar e engajar os colaboradores. Esses eventos podem ocorrer ao final do ano, no aniversário da empresa, ao alcançar alguma meta. Também é válido fazer pequenas confraternizações mensais com os aniversariantes do mês.

Dica: em tempo de isolamento social, em que muitos trabalhadores estão fazendo home office, várias empresas estão investindo em happy hours via videoconferência. Funciona da seguinte forma: cada funcionário recebe em casa um kit com drinks e petiscos. Ao final do expediente na sexta-feira entram em uma videochamada e desfrutam das bebidas e comidas que receberam enquanto conversam com os colegas pela tela.

6. Gincanas

As gincanas são ótimas para estimular os funcionários a descontraírem, além de fortalecer o espírito de equipe. Existem muitas atividades que podem ser realizadas, como corrida do saco, dança da cadeira, tiro ao alvo com bolinhas, entre outras. Participar de brincadeiras que façam com que se sintam de volta à infância certamente irá ajudá-los a se integrarem e terem a energia renovada.

7. Dinâmicas

Por fim estão elas, as famosas dinâmicas, que podem ser aplicadas com várias finalidades, como: analisar candidatos em processos seletivos, desenvolver o espírito de equipe, quebrar o gelo, integrar novos colaboradores, entre outras. Confira uma sugestão de dinâmica bastante interessante para realizar com os funcionários e unir trabalho e diversão.

Dinâmica para troca de experiências

Uma atividade clássica que inspira a narração de histórias e fortalece o vínculo do grupo. A equipe se reúne em um círculo e todos compartilham experiências de trabalho. Ao longo do caminho, aprendem coisas uns sobre os outros e revivem velhas memórias.

O organizador deve escrever em post-its algumas situações que sirvam para direcionar as histórias contadas, como: primeiro dia de trabalho, viagem profissional, parceria de sucesso, alcance de metas, maior desafio profissional e assim por diante.

Cada participante deverá escolher um desses post-its e contar uma história relacionada ao tema sugerido. Então, após a conclusão, os colegas poderão fazer comentários e perguntas, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

Essa é uma dinâmica bastante simples de ser realizada, que não requer nada muito elaborado, mas capaz de gerar aproximação, empatia e promover o aprendizado. Vale a pena reunir novos e antigos funcionários para que se conheçam melhor.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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