Dicas de como fazer uma estratégia de Marketing

A estratégia de marketing pode ser usada para conquistar a mente e coração de seus clientes.

É muito comum as pessoas confundirem estratégia de marketing com táticas de comunicação. Mas aqui vão os conceitos bem rápidos para eliminar qualquer dúvida.

Marketing: tem relação com o posicionamento da empresa, e que se materializa na mente do cliente por meio dos produtos e serviços que atendem suas demandas.

Comunicação: um conjunto de ferramentas e mídias que formam um plano com o objetivo de propagar a mensagem para o seu público-alvo, por meio de um conceito criativo, eficiente, que vai facilitar a compreensão da mensagem.

O que é preciso para definir uma estratégia de marketing?

Antes de qualquer coisa, para definir uma estratégia de marketing, você precisa se fazer algumas perguntas:

  • Que campanha e projeto vão ser executados?
  • Qual é o seu público-alvo?

Em resumo, é preciso fazer um estudo de mercado para conhecer o mesmo, os consumidores que deseja atingir e suas reais necessidades, a concorrência, o produto/serviço e a forma como sua empresa deve se posicionar.

Feitas as análises, é hora de elaborar a sua estratégia de marketing, que nada mais é do que formar um plano de atuação no mercado. Essa estratégia, por meio do estudo de mercado, visa conhecer as variáveis incontroláveis da situação em questão e, assim, desenvolver um plano para as variáveis controláveis.

Como elaborar uma estratégia de Marketing?

Elaborar um plano de marketing envolve dois momentos importantes: Marketing estratégico e tático.

O marketing estratégico é o responsável por analisar o ambiente de negócios da empresa e o seu mercado, a fim de identificar a oportunidade a ser trabalhada no plano.

Já o marketing tático fica com a responsabilidade de definir as ações práticas de marketing. Nessa etapa serão definidos os planos de ações que ficarão responsáveis por transformar o posicionamento de marketing em realidade.

Confira agora algumas dicas para ajudar a elaborar uma estratégia de marketing.

Estude o mercado constantemente

Para que você possa acompanhar e monitorar as mudanças que acontecem nos diferentes mercados, é sempre bom poder contar com um estudo de mercado atualizado. Dessa forma fica mais fácil se antecipar ou desenvolver novas estratégias de marketing em menor tempo e ganhar vantagens em relação aos concorrentes.

Saiba identificar uma nova oportunidade

É fundamental saber identificar no mercado em que você atua uma nova oportunidade para o seu desenvolvimento. Então fique atento, essa chance pode estar em algo escasso, em uma melhoria de processo ou produto ou, até mesmo, na criação de algo totalmente novo. Saber identificar essas e outras oportunidades é essencial para ditar o foco do trabalho de marketing para o futuro da empresa.

Estude e analise

Conheça mais detalhes dos concorrentes, consumidores e fornecedores que fazem parte do mercado escolhido, pois eles podem ou não ter influência sobre a estratégia a ser montada para desenvolver uma oportunidade de marketing.

Qual o posicionamento da sua empresa?

É preciso definir com precisão o posicionamento adotado pela empresa. Dessa forma fica mais fácil transformar a oportunidade de marketing em algo real e possível para a organização. A definição desse posicionamento representa o modo como a empresa quer ser percebida e lembrada pelos consumidores, por essa razão é o ponto de todo o processo do planejamento, já que, por meio dele, pode-se definir os diferenciais que deverão ser trabalhados nas ações de marketing.

Estratégias de marketing precisam ser práticas

Ou seja, a empresa deve organizar suas ações e estratégias de marketing com base nos aspectos que compõe o Mix de Marketing, que são ações voltadas ao:

  • Desenvolvimento do produto;
  • Estratégias de comunicação;
  • Ações de distribuição e entrega;
  • Definição das características e estratégias de precificação do produto.

E você já montou a sua estratégia de marketing? Com as dicas desse artigo tenho certeza que você vai conseguir ótimos resultados. E se você já tem a sua, pode ajudar compartilhando seu conhecimento e deixar seu comentário abaixo. Vamos propagar o aprendizado!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Ellagrin / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010