7 benefícios do Compliance nas empresas

Profissional segurando um conjunto de figuras que representam o compliance

É essencial que os gestores entendam o Compliance como um padrão de comportamento e não apenas como mera estratégia.

Nos últimos anos, o conceito de Compliance se tornou mais difundido no meio empresarial brasileiro. Essa palavra é originária do termo da língua inglesa “to comply”, que significa agir em conformidade com as leis. É essencial que os gestores entendam o Compliance como um padrão de comportamento e não apenas como mera estratégia.

Além de ser fundamental estar em conformidade com as leis, há uma série de outros benefícios resultantes da adoção dessa postura. Continue lendo para entender melhor as vantagens de adotar e manter uma cultura voltada para a máxima integridade.

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Conheça os 7 benefícios da Compliance nas empresas

Empresas que adotam o Compliance vão além de apenas seguir os regulamentos e leis do seu setor. O trabalho é muito mais profundo, visando entender quais são os potenciais riscos de desvios ao longo do percurso. O projeto de Compliance busca evitar que sejam criadas ou se apresentem brechas para os colaboradores. A seguir vamos apresentar com mais detalhes os 7 benefícios do Compliance em empresas.

1. Conquista de maior eficiência operacional

É natural que, ao adotar um método de trabalho que privilegie as regras do setor, a companhia ganhe mais eficiência operacional. A empresa que foca no Compliance estabelece padrões de comportamento e ações especificamente voltadas para um funcionamento plenamente adequado.

Uma das bases do projeto de Compliance é fazer um mapeamento detalhado das operações da companhia. Ele torna-se um verdadeiro guia operacional para cada integrante da equipe. Ao desenhar um modelo de trabalho alinhado às normativas do setor, o gestor reduz os riscos para o seu empreendimento. A consequência direta é obter mais eficiência em seu desempenho.

2. Aumento da produtividade

Os colaboradores que atuam em companhias que adotam um estilo de trabalho mais transparente e pautado no respeito, tendem a se sentir mais felizes. Dessa forma, indivíduos que trabalham em empresas bem organizadas tendem a se tornar mais produtivos com o passar do tempo.

A forma como o trabalho se desenvolve contribui para moldar o modo como o indivíduo se sente e responde aos estímulos. Trabalhar em uma empresa que adota o Compliance reduz significativamente o estresse.

Esse colaborador não tem preocupação em relação ao pagamento do seu salário no dia certo ou em relação a possíveis acidentes de trabalho. Também não há espaço para que colegas tenham comportamentos inadequados.

3. Segurança jurídica

Certamente, o principal benefício oferecido pela estratégia de Compliance é aumentar a segurança jurídica da empresa. O objetivo central é adotar um método de trabalho focado nas normas e regras vigentes. Dessa forma, o negócio tende a trabalhar com mais retidão em seu setor.

O Compliance se baseia em estabelecer um método de trabalho mais focado em se enquadrar na legislação. Outro ponto importante é que essa estratégia também olha para os potenciais riscos. O gestor consegue identificar os pontos em que há risco dos colaboradores se desviarem do que é correto. Logo, é uma metodologia que se apoia em ações preventivas também.

4. Redução de custos

Uma empresa que apresenta aumento de produtividade, atua com segurança jurídica e tem maior eficiência operacional, tende a ter redução de custos. Ao não ter que enfrentar demandas jurídicas relacionadas a processos trabalhistas, multas ou outros, a companhia já se blinda de elevados prejuízos.

Colaboradores satisfeitos que estão inseridos em um ambiente corporativo salutar têm mais cuidado com o uso dos recursos. Isso permite evitar que haja perda e desperdícios por falta de atenção ou dedicação. O aumento da produtividade, por si só, oferece aumento dos lucros. O investimento em Compliance oferece retornos palpáveis na forma de resultados mais positivos para as finanças da organização.

5. Vantagem competitiva

A adoção do Compliance para a gestão da companhia contribui para que a mesma ganhe uma excelente vantagem competitiva. Com a abertura do mercado para diferentes empreendimentos, há uma concorrência mais acirrada. Focar em ações direcionadas a potencializar a qualidade interna e externa é fundamental para se posicionar com mais efetividade.

Essa estratégia se torna um diferencial relevante, em especial no caso da concorrência não adotar o mesmo método. Atualmente, há maior reconhecimento da importância de adotar boas práticas como o Compliance para manter a empresa no mercado.

As políticas de Compliance reduzem o risco de enveredar por um caminho perigoso para sua empresa. Acredita-se que companhias que não focam nesse tipo de estratégia têm a tendência de desaparecer.

6. Mais chances de receber investimentos

Nos últimos tempos se tornou fundamental para os investidores ter certeza de que estão investindo em empresas em conformidade com a lei. Dessa forma, se a companhia trabalha pautada pela estratégia de Compliance se torna mais interessante para receber investimentos. As ferramentas dessa estratégia contribuem para que a empresa se mantenha dentro da legalidade.

A segurança jurídica criada na empresa contribui para que ela se torne uma boa alternativa para o investimento externo. Basicamente, o Compliance permite criar uma imagem sólida para o mercado, tornando a sua companhia mais interessante para quem deseja investir. Esse pode ser um fator determinante para um investidor optar pela sua empresa e não por uma concorrente que não adotou as mesmas medidas.

7. Construção de uma boa imagem no mercado

O posicionamento de uma empresa em seu segmento de mercado é fundamental para determinar sua capacidade de engajamento. Para ser vista como uma boa companhia da qual comprar, é importante que a empresa trabalhe na construção de sua imagem. Adotar um método de trabalho que está pautado no respeito ao cliente e à sociedade é uma forma de alcançar o sucesso.

A estratégia de Compliance contribui para que a empresa atue de maneira mais transparente em seu mercado. O público passa a ter uma visão bem mais positiva da marca e tem mais chances de se tornar consumidor da mesma. Agir em conformidade com as normas e leis torna sua empresa mais apta a ser bem-vista pelos públicos externos. Esse é um tipo de comportamento que tende a gerar comentários e retorno positivos.

Gostou de conhecer os sete benefícios do Compliance? Aplique a estratégia em seu empreendimento e observe os resultados! Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por Panchenko Vladimir

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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