Características de um empreendedor inovador

Empreendedor Inovador Saiba mais sobre o Empreendedor Inovador

 

Saber empreender é uma característica poderosa e que pode se manifestar cedo, mas também é uma característica que pode ser desenvolvida por meio do entendimento do processo criativo e da prática. Requer também investimento em conhecimento. Além disso, em ambientes de competitividade cada vez maior, o empreendedor precisa inovar, se diferenciar daquilo que todo mundo já faz para conquistar o consumidor.

O que é empreender?

Muita gente define empreender como ser dono de uma empresa. Na verdade, qualquer pessoa pode ter um espírito inovador, mesmo sendo um funcionário. Empreender é identificar um problema e construir uma solução criativa para facilitar a vida das pessoas. É com essa definição mais básica que muitas empresas multinacionais extremamente bem-sucedidas começaram.

É com esse espírito que produtos, serviços e empresas nascem para sanar alguma dor, problema ou desejo da sociedade.

O que é inovar?

O dicionário Priberam define o verbo inovar como sinônimo de criar, renovar, inventar, introduzir novidades. No mundo do empreendedorismo, inovar significa oferecer às pessoas um serviço ou produto novo, diferente de tudo o que já fui criado. Pode significar também uma transformação enriquecedora em algum produto ou serviço que já exista.

Carros e casas sempre existiram, mas foi só recentemente que Uber e Airbnb perceberam que é possível fazer negócios valiosos com esses dois itens, sempre com o auxílio da tecnologia.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Quais são as 8 características do empreendedor inovador?

Agora que você já compreende os conceitos de empreendedorismo e de inovação, fica mais fácil visualizar um empreendedor inovador, não é mesmo? Dá junção dos dois conceitos, surge um perfil composto por 8 características principais. Vamos conhecê-las?

1. Objetivos claros

Um empreendedor inovador tem intenções e propósitos claros. Vale ressaltar que seus propósitos não são negociáveis. Só se pode vencer as barreiras e os medos de tocar um negócio com o senso de que estamos fazendo a coisa certa, o que só é possível quando os objetivos estão explicitamente claros.

Qual é a dor ou desejo que o produto/serviço vai solucionar? Que tipo de pessoa pode ser beneficiado por esse empreendimento? Quais são as vantagens desse produto/serviço? Um empreendedor inovador começa do básico, compreendendo as funções e utilidades do seu negócio.

2. Inquietação e questionamento

Inovar exige inquietação, curiosidade e vontade de mudar. Uma mente inovadora sabe como estar perto de pessoas que são boas naquilo que fazem e dá preferência a companhias que sejam melhores em algum assunto que não domina. Essa inquietação é positiva, pois caracteriza as pessoas que nunca estão satisfeitas e sempre desenvolvem novas maneiras de fazer as coisas.

Uma curiosidade constante e o hábito de sempre questionar o porquê de as coisas serem como são fazem parte do perfil inquieto de quem gosta de inovar. É assim que surgem grandes ideias e soluções criativas para velhos problemas da sociedade.

3. Visão sistêmica

É muito importante ter visão sistêmica e saber pensar grande. Para isso, é preciso olhar para o todo, saber associar diversos conhecimentos e entender que uma ação leva a outra. Para ser um empreendedor inovador, o indivíduo deve entender que qualquer negócio resulta da soma de talentos, de investimentos, de diferentes áreas do conhecimento.

Não basta ser um gênio do marketing ou das finanças, é preciso ter uma visão do todo e delegar poderes aos especialistas de cada área, extraindo o que cada um tem de melhor. Um empreendedor inovador está sempre antecipando o futuro, visualizando o crescimento de seus negócios, mas sem tirar o pé do chão.

4. Atualização constante de conhecimentos

Todo empreendedor precisa ser um verdadeiro especialista no segmento em que atua. É preciso dominar todos os conhecimentos sobre os produtos, serviços, leis, concorrentes e tecnologias pertinentes ao nicho de atuação. Só assim ele será capaz de conduzir os negócios como um verdadeiro especialista, conferindo maior autoridade à sua empresa.

No entanto, além de ter todo esse conhecimento mais técnico, o empreendedor precisa estudar sobre como ser um empreendedor. Investimentos, economia, finanças corporativas, gestão de pessoas, liderança, entre outros conhecimentos mais gerais sobre empreendedorismo também precisam ser adquiridos constantemente.

5. Observação

Também é muito importante que o empreendedor inovador seja alguém com um grande poder de observação. Observar a economia para entender os rumos que o negócio pode vir a tomar. Observar o consumidor, para compreender melhor quais são seus desejos e interesses. Observar a concorrência para se antecipar e preparar o seu “contra-ataque”. Observar empresas bem-sucedidas para inspirar-se em suas inovações e tecnologias.

É importante lembrar que essa observação analítica não deve ser entendida como uma “espionagem” para copiar as boas ideias, mas como uma inspiração para que as soluções observadas sejam adaptadas ao contexto de cada negócio.

6. Criatividade

Ao contrário do que muita gente pensa, criatividade não é um dom. A criatividade é a capacidade que uma pessoa tem de combinar todos os conhecimentos, referências e vivências que tem armazenados em sua mente e, a partir desse repertório produzir algo novo. É assim, por exemplo, que os grandes publicitários criam campanhas diferentes de todas as outras, mas sempre eficientes em vender seus produtos.

Assim, ser criativo depende do quão rico é esse repertório mental. Por isso, é importantíssimo que o empreendedor inovador esteja sempre lendo, escrevendo, assistindo a filmes e peças teatrais, viajando e vivenciando diferentes experiências. Quanto mais uma pessoa se expõe a sociedade e conhece diferentes realidades, maior será a sua capacidade criar algo novo que transforme positivamente as vidas das pessoas.

7. Networking

Bons empreendedores estão sempre muito bem acompanhados. Como cada pessoa tem suas áreas de expertise, o empreendedor está sempre com indivíduos com diferentes conhecimentos, que possam construir parcerias de negócios valiosas, afinal de contas, ninguém faz nada sozinho.

Por isso, o empreendedor inovador está sempre ativando seus contatos por telefone ou pela internet, além de participar constantemente dos eventos de sua área. É nesses momentos que ele conhece ou reencontra parceiros de negócios, troca experiências e tem ideias com bom potencial de tornarem-se grandes negócios.

8. Experimentação

Por fim, é importante ressaltar que o empreendedor inovador não tem medo de ousar. Ele corre riscos calculados e conhece bem cada um deles. No entanto, ele usa o medo para se preparar e não para desistir. Quando ele se depara com uma ideia inovadora, ele não hesita em experimentá-la em seu negócio.

Quando essas ideias dão certo, é uma ótima notícia em benefício dos negócios. Quando não, fica o aprendizado. O importante e não se arrepender de nunca ter tentado.

A importância do coaching para o empreendedor inovador

Agora que você já tem ciência das características de um empreendedor inovador e de uma pessoa criativa, chegou a hora de saber as habilidades necessárias para transformar esse potencial criativo em um negócio de sucesso. É sempre bom reforçar as características gerais que todo bom empreendedor deve desenvolver.

Para desenvolver essas habilidades, o coaching é um poderoso aliado. Coaching nada mais é do que um conjunto de metodologias e técnicas que contribuem de maneira satisfatória com o alcance de objetivos – sejam eles pessoais ou profissionais.

Vale dizer que as técnicas e ferramentas de Coaching são baseadas em conhecimentos científicos das ciências humanas. Mas, quais são as habilidades que os empreendedores devem ter e que o Coaching auxilia no desenvolvimento? Algumas delas são:

  • Inteligência emocional
  • Comunicação eficaz
  • Empatia
  • Ouvir na essência
  • Rapport (bom relacionamento)
  • Negociação
  • Liderança
  • Proatividade
  • Disciplina
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de tempo
  • Gestão de pessoas

Essas são algumas das muitas habilidades desenvolvidas em formações em coaching. Para saber mais sobre as formações, clique aqui. O IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a metodologia de ensino aplicada aos seus alunos.

Agora, conte pra gente: você se considera um empreendedor inovador? Qual é a sua experiência com o empreendedorismo? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Copyright: 671879521 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010