Características de um empreendedor inovador

Empreendedor Inovador Saiba mais sobre o Empreendedor Inovador

 

Pessoas empreendedoras existem em todos os lugares, em todos os segmentos do mercado. Mas, você sabe reconhecer um empreendedor inovador quando se depara com algum? Ou melhor: você se considera um empreendedor? Vamos conversar melhor sobre isso? Então, continue a leitura e saiba mais! 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Como é o empreendedor inovador? 

Empreender tem a ver com criação, com perspicácia e inovação. O que difere uma mente inovadora de uma mente comum é a sua incrível capacidade de criação. Porém, empreender é algo além disso e é sempre bom ressaltar que a aptidão para criar e inovar não é necessariamente algo nato.

Saber empreender é uma característica poderosa e que pode se manifestar cedo, mas também é uma característica que pode ser desenvolvida por meio do entendimento do processo criativo e da prática. Requer também investimento em conhecimento. 

Para desenvolver as características e habilidades de um empreendedor inovador, é fundamental ser uma pessoa curiosa. Existem, ainda, diversos outros aspectos essenciais. E quais são estas outras características tão importantes para um empreendedor inovador? Confira no próximo tópico e saiba mais! 

Características de um empreendedor inovador

Aqui estão as principais características que um empreendedor inovador precisa ter. São elas: 

1 – Objetivos claros

Um empreendedor inovador tem intenções e propósitos claros. Vale ressaltar que seus propósitos não são negociáveis. Só se pode vencer as barreiras e os medos de tocar um negócio com o senso de que estamos fazendo a coisa certa. E isso só é possível quando os objetivos estão explicitamente claros. 

2 – Inquietação

Inovar exige inquietação, curiosidade e vontade de mudar. Uma mente inovadora sabe como estar perto de pessoas que são boas naquilo que fazem, e dá preferência a companhias que sejam melhores em algum assunto que não domina.

3 – Visão sistêmica

É muito importante ter visão sistêmica e saber pensar grande. Para isso, é preciso olhar para o todo, saber associar diversos conhecimentos e entender que uma ação leva a outra. Para ser um empreendedor inovador, deve-se pensar no lucro para substituir e prosperar, além de construir um mundo mais favorável.

Quais são as características do ser criativo?

São cinco os elementos que compõem o verdadeiro criativo:

  • Capacidade de associação: o cérebro sintetiza informações em sequência, conferindo lógica e coerência.
  • Questionamento: o verdadeiro criativo ou inovador é aquela pessoa chata que não deixa uma dúvida passar em branco, perguntando sobre tudo e não aceitando respostas fáceis.
  •  Observação: o inovador está sempre de olho nas coisas, é um observador detalhista que considera tudo e todos como objetos de seu escrutínio. 
  •  Networking: os inovadores gostam de testar ideias por meio de uma ampla rede de contatos, de modo a obter diferentes perspectivas e bagagens culturais. Geralmente, estão em busca de pensamentos ousados, mentes rebeldes e conceitos completamente fora de sintonia com os padrões estabelecidos. 
  • Experimentação: inovadores vivem e exploram o mundo de maneira sensorial e intelectual. Não são convictos em nada, estão sempre visitando novos lugares, pesquisando novas ideias e tentando aprender coisas diferentes todos os dias.

O primeiro passo para evolução empresarial é identificar seu nível de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Habilidades importantes para um empreendedor inovador

Agora que você já tem ciência das características de um empreendedor inovador e de uma pessoa criativa, chegou a hora de saber as habilidades necessárias para transformar esse potencial criativo em um negócio de sucesso. 

Para desenvolver estas habilidades, o Coaching pode ser um poderoso aliado. Coaching nada mais é que um conjunto de metodologias e técnicas que contribuem de maneira satisfatória com o alcance de objetivos – sejam eles pessoais ou profissionais. Vale dizer que as técnicas e ferramentas de Coaching são baseadas em conhecimentos científicos das ciências humanas. Mas, quais são as habilidades que os empreendedores devem ter e que o Coaching auxilia no desenvolvimento? São elas: 

  • Inteligência Emocional
  • Comunicação Eficaz
  • Empatia
  • Ouvir na essência
  • Rapport
  • Negociação
  • Liderança
  • Proatividade
  • Disciplina
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de tempo
  • Gestão de pessoas

Estas são algumas das muitas habilidades desenvolvidas em formações em Coaching. Para saber mais sobre as formações, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a metodologia de ensino aplicada aos seus alunos. 

Agora, conte pra gente: você se considera um empreendedor inovador? Qual é a sua experiência com o empreendedorismo? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe em suas redes sociais. 

 

Copyright: 671879521 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010