Dia do Empreendedor: data que celebra o empreendedorismo no Brasil

jovem empreendedor usando um avental e encostado no balcão de seu café

Veja quais são as principais características dos empreendedores de sucesso.

Todo dia 5 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Empreendedor. A data foi escolhida em referência à aprovação da Lei 9.841, de 1999, responsável por instituir o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Alguns anos depois, em 2006, a lei foi revogada através da aprovação da Lei Complementar nº 123/2006. Foi assim que surgiu o regime que todo pequeno empreendedor conhece, o Simples Nacional, que simplificou a arrecadação de impostos das micro e pequenas empresas.

O nosso país é bastante forte quando o assunto é empreendedorismo. De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, 52 milhões de pessoas empreendem no Brasil, o que representa cerca de 24% da população.

Quer saber mais sobre a importância da data e conferir outras curiosidades sobre empreendedorismo? Continue a leitura!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dia do Empreendedor: o que significa ser um?

Antes de darmos continuidade ao tema do Dia do Empreendedor, é válido conceituar o que exatamente empreender significa. De acordo com o dicionário, empreender é decidir realizar uma tarefa trabalhosa, tentar, por em execução, realizar.

A palavra empreender, por si só, não deixa claro que se trata de ter o próprio negócio ou algo do tipo, mas representa ações que fazem parte dessa empreitada. Foi em 1945 que o economista austríaco Joseph Schumpeter se referiu ao empreendedorismo com o sentido que conhecemos hoje.

Ser empreendedor significa assumir riscos, enfrentar as mudanças, se adaptar, ter criatividades para desenvolver ideias, antecipar tendências de mercado, aprender com os erros e persistir. Trata-se de um conjunto de habilidades que fazem parte da rotina daqueles que são donos de uma empresa.

Motivos para comemorar o Dia do Empreendedor

Quem empreende no Brasil sabe que os desafios são muitos. O trabalho é grande, assim como as responsabilidades. Clientes para conquistar, contas a pagar, negociações, vendas, contratações, são muitas tarefas a serem realizadas.

No início do negócio, os empreendedores geralmente acumulam uma série de funções. Eles gerenciam, produzem, atendem, vendem e seguem dessa forma até que seja possível contratar funcionários.

Para quem não é empreendedor, talvez pareça estranho pensar que, mesmo com tantos desafios, tantas pessoas sonhem em abrir uma empresa. E a verdade é que a satisfação possui tanta força quanto os obstáculos.

Ver os dias que passou trabalhando até mais tarde, as festas que deixou de ir e o dinheiro que poupou para investir se transformando em uma empresa é indescritível. Até mesmo os erros, depois de superados, são vistos de forma positiva por conta do aprendizado que proporcionaram.

O Dia do Empreendedor é uma data a ser comemorada porque celebra todo o esforço das pessoas que escolheram ter seu próprio negócio. Mesmo com tantos desafios, aqueles que decidiram trabalhar pelos seus sonhos seguem firmes porque empreender dá sentido às suas vidas.

7 Características de um empreendedor de sucesso

O Dia do Empreendedor é uma data a ser comemorada porque celebra todo o esforço das pessoas que escolheram ter seu próprio negócio. Veja, a seguir, quais são as principais características dos empreendedores de sucesso.

Aproveite para refletir sobre os pontos que já possui e os que precisa desenvolver. Afinal de contas, sempre é tempo de crescer e se desenvolver, esse é um dos sentidos de empreender.

1. Coragem para enfrentar mudanças e desafios

Em primeiro lugar, um empreendedor precisa ter coragem para enfrentar as mudanças e os desafios que envolvem ser dono do próprio negócio. Deixar a segurança de um emprego formal para empreender é um gesto corajoso porque transforma a vida por inteiro. Além da renda, da rotina e do trabalho em si, há a questão de lidar com o desconhecido, dar mais um passo sem saber se há mais um degrau na escada.

2. Determinação

Para ter sucesso empreendendo é fundamental ser uma pessoa determinada. Apenas aqueles que sabem exatamente onde querem chegar conseguem. Afinal, não dá para chegar a um destino sem direcionamento e sem acreditar que é possível.

3. Vontade de aprender

Por melhor que seja a formação e as experiências, um empreendedor de sucesso jamais perde a vontade de aprender. Ele sabe que sempre há a oportunidade de conhecer algo novo ou mesmo descobrir formas diferentes e mais eficientes de realizar uma tarefa.

4. Capacidade de aprender com as falhas

Você já viu algum empreendedor de sucesso falando sobre sua história sem mencionar que falhou? Provavelmente não, porque nenhuma trajetória é linear, sempre há altos e baixos. E é exatamente essa inconstância que traz o aprendizado.

Os empreendedores com potencial para alcançar o sucesso são aqueles que, desde o início, mostram que sabem lidar bem com os erros, usando-os como fonte de aprendizado. Afinal, apenas lamentar não traz soluções, somente intensifica o problema.

Um produto não teve aceitação junto ao público? Vamos mudar, adaptar, entender o que desagradou. Por mais desafiador que pareça ver algo no qual acreditou dando errado, o empreendedor de sucesso não se deixa desanimar e segue em frente.

5. Paixão

Um empreendedor de sucesso é, antes de tudo, um apaixonado em oferecer soluções para os clientes. É isso o que o motiva a se dedicar ao máximo para criar e adaptar os melhores produtos e serviços.

Essa paixão é fundamental, mas perceba que deve estar voltada para o cliente e não apenas para o produto. Afinal, se houver muito apego ao produto, ficará difícil identificar quando ele precisar de mudança.

6. Otimismo

O otimismo é a qualidade daqueles que buscam enxergar as coisas pelo lado bom, esperando sempre uma solução favorável. Um empreendedor de sucesso é otimista e, além de esperar, age para obter o melhor resultado. Essa postura faz toda a diferença e permite que sejam identificadas oportunidades onde muitos veem apenas problemas.

7. Autoconfiança

Por fim, um empreendedor de sucesso tem a autoconfiança bem desenvolvida. Ele tem humildade para reconhecer suas limitações e pontos a desenvolver, mas sabe da sua capacidade. Do contrário, não conseguiria tomar decisões com firmeza e assumir riscos para fazer sua empresa crescer.

O Dia do Empreendedor é a data em que é comemorada a escolha daqueles que decidiram se dedicar incansavelmente a transformar suas ideias em realidade. Gostou deste conteúdo? Passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63