Lições do livro Antifrágil para empreendedores

livro aberto

O livro Antifrágil é uma ótima leitura para empreendedores.

Em 2012, o autor libanês Nassim Nicholas Taleb lançou o livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”. Essa publicação mudou a forma como muitos empreendedores enxergam a si mesmos. A maneira como nos auto julgamos se reflete em nosso sucesso ou fracasso. 

Considerando esse ponto de vista, é bastante interessante conhecer as lições propostas por esse livro. A ferramenta chamada de antifrágil é excelente para nos ajudar a nos tornar líderes melhores e com mais potencial. Continue lendo para entender melhor essa ferramenta e as lições que podem ser apreendidas a partir do livro de Taleb. 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Conceito de antifrágil

A compreensão do conceito de antifrágil demanda que conceituemos a palavra frágil. Quando submetido à pressão exercida por um elemento externo, aquilo que é frágil tende a sair prejudicado. Esse item frágil pode quebrar, romper ou deformar. O conceito de antifrágil é o oposto do conceito de frágil.

Logo, o que é antifrágil tende a ser melhorado quando se encontra em uma situação de pressão. Esse conceito foi elaborado por Nassim Nicholas Taleb em seu livro: “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, publicação de 2012. 

Mergulhando no viés proposto por Taleb, chegamos a uma conclusão, no mínimo, interessante. A partir dessa visão, o oposto de frágil não é necessariamente aquilo que é forte ou resistente, isto é, que não se altera quando submetido à pressão. 

Basicamente, isso significa que buscar aperfeiçoar somente essas duas características não vai melhorar o caos. O indivíduo permanecerá no estado em que está. Seguindo a lógica de Taleb, dizer que resistência é o oposto de frágil é o mesmo que dizer que o oposto de negativo é neutro. 

Não evite o caos

Quem decide seguir o caminho do antifrágil não evita os eventos adversos, pelo contrário, os encara de frente. A ideia desse conceito é que, através dessa vivência do caos, é possível se aperfeiçoar. Para que se tenha crescimento pessoal e profissional, você não deve evitar o caos em sua vida. 

Parece sempre mais lógico se esquivar e se manter protegido dos ataques ou mudanças bruscas, não é mesmo? No entanto, embora pareça mais seguro, não é a melhor opção para o seu pleno desenvolvimento. Ao fugir, você se camufla das suas vulnerabilidades, e para ser bem-sucedido é imprescindível trabalhar bem essas características. 

Isso significa que adiar uma crise não é algo positivo para o seu crescimento pessoal. Quando não há caos, aleatoriedade e estresse não há aprendizado e nem oportunidades para crescer e evoluir. De acordo com Taleb, quando pensamos em estresse não pensamos no crescimento pós-traumático. 

Como nasceu o conceito de antifrágil?

O autor do livro Antifrágil é professor de riscos no Instituto Politécnico da Universidade de Nova York. É tido como um dos grandes especialistas em mercado financeiro, fragilidades e incertezas da indústria do mundo. Para se ter uma ideia, ele publicou um livro prevendo a crise financeira de 2008 antes da quebra do Lehman Brothers. 

Taleb nomeia de “cisnes negros” os acontecimentos marcantes que não podem ser previstos e que impactam o mercado. Partindo desse princípio, ele lançou o livro “A Lógica do Cisne Negro”, que foi traduzido para o português em 2012. Também é uma excelente leitura para quem deseja se tornar um líder mais eficiente. 

Livro Antifrágil: quais lições podem ser aprendidas?

O livro Antifrágil é uma leitura bem importante para quem deseja atuar no universo corporativo. Trata-se de um conceito que ajuda a lidar com incertezas e riscos presentes em diferentes âmbitos das nossas vidas. Vivemos em um cenário de grande competitividade, em que todos estão sendo constantemente testados. 

Os mais frágeis tendem a não resistir a eventos inesperados. Para ser um sobrevivente é fundamental absorver o conceito de antifragilidade. Aquele que é antifrágil desenvolve o entendimento de que há fatores externos e inesperados, mas que eles não precisam ser desviados. Inclusive, lembrar-se desses fatores é primordial na hora em que se está planejando como agir. 

A principal lição que esse livro ensina é a de que os eventos adversos servem para nos ajudar a nos aperfeiçoar. A maior parte das pessoas escolhe evitar os riscos, se você fizer o contrário terá uma oportunidade que elas não terão. Ao vivenciar o caos, você poderá se desenvolver e se aperfeiçoar. 

Como aplicar o conceito de antifrágil? 

O livro Antifrágil te ajudará a ter uma compreensão mais profunda do conceito e de como aplicá-lo em sua vida. Certamente, a base para usar esse conceito é aprender a analisar as próprias fraquezas. Empreendedores podem ou não ser antifrágeis, saber como tirar o melhor de situações caóticas é essencial para o sucesso pessoal e profissional.

A ideia central da antifragilidade é a de que alguns eventos adversos vão ocorrer e você deve usá-los a seu favor. Ainda que uma situação pareça inicialmente complicada e desvantajosa, você pode torná-la um trunfo. O líder deve aprender a não se abater e considerar como responder às novas necessidades que passa a ter em seu dia a dia. 

Aplicações do conceito de antifrágil no dia a dia

Confira abaixo algumas situações em que os empreendedores podem aplicar o conceito de antifrágil:

Dispor-se a encarar riscos

Expor-se a mais riscos no dia a dia corporativo pode ser positivo para os seus negócios. Obviamente, é importante ter embasamento de dados para isso.

Feedbacks da equipe

Além de dar feedbacks honestos para a sua equipe, é fundamental saber recebê-los. Com esse método de trabalho é possível desenvolver um time também antifrágil. 

Estudo de crises

Lembra que dissemos que o empreendedor antifrágil deve considerar as crises como parte do jogo? Então, nada melhor do que estudá-las a fundo para saber como agir. 

Manter-se atento

Mantenha seu radar ligado para eventuais problemas que possam surgir. Desconfie se tudo estiver andando muito bem. A crise surge quando menos esperamos. 

Nada de adiamentos

Adiar os seus problemas não o levará a resolver nada e nem aprender com seus erros. 

Seja antifrágil!

Você pode se tornar um empreendedor mais antifrágil, para isso, deve se atentar para alguns pontos. Ao realizar o planejamento do seu empreendimento considere sempre a existência de cenários caóticos e inesperados. Dê valor aos momentos de instabilidade como oportunidades de crescimento. Não se assuste com o caos, enxergue a crise como uma oportunidade. 

O livro Antifrágil é uma excelente leitura para empreendedores! Já o conhecia? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a sugestão com seus amigos!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63