Quais as vantagens de ser empreendedor?

Conheça quais são as 10 principais vantagens para qualquer pessoa que deseja empreender.

Empreender significa enfrentar uma série de desafios, esse é um tema bastante difundido e que vemos muitas pessoas falando. Contudo, também precisamos falar a respeito dos benefícios, que são muitos e que compensam os obstáculos a serem enfrentados. Conhecer as vantagens de ser empreendedor também é importante para verificar se esse é o melhor caminho para você. Siga a leitura para conhecer esse outro lado do empreendedorismo.

 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

10 Vantagens de ser empreendedor e ter seu próprio negócio

Como bem disse Benjamin Parker, dos quadrinhos do famoso personagem Homem Aranha, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Essa frase resume bem a vida de um empreendedor que, ao mesmo tempo em que tem liberdade para fazer escolhas, precisa arcar com diversas responsabilidades.

Como mencionado no início, neste artigo trataremos a respeito dessa liberdade que empreender traz, além de outras vantagens bastante interessantes. Veja, a seguir, quais são as principais delas.

1 – Definir seu próprio horário de trabalho

Por mais que, geralmente, um empreendedor tenha mais responsabilidades a cumprir do que um funcionário, ele tem autonomia para definir seus horários. Se precisa resolver algo pessoal, por exemplo, pode compensar as horas mais tarde. Da mesma maneira que, com planejamento, pode se programar para tirar férias na época que preferir. Essa liberdade é realmente bastante positiva.

2 – Poder aumentar sua renda através do próprio esforço

O colaborador de uma empresa, se desejar um aumento, precisa conversar com seu supervisor e esperar que seu pedido seja atendido. Já o empreendedor pode conseguir esse aumento através do seu próprio esforço. Dependendo da sua área de atuação, pode atender mais clientes, produzir mais e vender mais, entre outras estratégias.

3 – Escolher quem irá trabalhar com você

Como o empreendedor é o responsável pela tomada de decisões dentro da sua empresa, pode escolher quem irá trabalhar com ele. Mesmo que a organização conte com um responsável pelo setor de recursos humanos e contratações, o dono tem poder para definir o perfil dos profissionais a ser contratado e também pode participar do processo seletivo.

4 – Ver o seu sonho se transformar em realidade

Quando se tem o sonho de abrir um negócio, ver a ideia saindo do papel e se transformando em realidade é extremamente gratificante. Claro que nem tudo são flores, mas perceber que seu esforço possibilitou que uma empresa nascesse é mesmo recompensador. Por isso é sempre importante dizer que empreender não é para todos e sim para aqueles que se identificam com essa atividade.

5 – Definir os valores nos quais seu negócio irá se pautar

Quando você é parte da empresa de outra pessoa precisa seguir os valores definidos por ela e seguir uma cultura que, às vezes, pode não fazer sentido dentro das suas convicções. Agora, quando é você o proprietário, pode colocar a sua personalidade em tudo, incluindo especialmente os seus valores e crenças, levando adiante o que acredita.

6 – Trabalhar com o que gosta

Geralmente, empreendedores escolhem trabalhar em um setor pelo qual se interessam. Por mais que seja importante verificar a viabilidade do negócio no mercado, a paixão também é um elemento importante. Ter a oportunidade de trabalhar com o que gosta é bastante motivador, porque verá sentido em cada tarefa que for realizar e isso fará toda a diferença no desempenho da sua empresa.

7 – Buscar a realização pessoal

Trabalhar com o que gosta, ver que seu esforço pode influenciar seus ganhos, escolher a sua equipe, tudo isso representa muito para a busca da realização pessoal. Por mais que seja possível se realizar sendo funcionário de uma organização, quando se tem tino para empreender isso se torna muito significativo.

8 – Liberdade para tomar decisões profissionais

Por mais que cada indivíduo possa tomar decisões sobre sua carreira, como colaborador de uma empresa é preciso considerar certos pontos. Já como empreendedor você se sente mais livre para decidir sobre os caminhos que irá seguir, a área em que irá investir, como irá direcionar o negócio. É claro que, com todo esse poder, vem grandes responsabilidades, como bem disse a frase citada no início, mas é inegável a liberdade que isso traz.

9 – Aprender através dos seus erros

Que atire a primeira pedra o empreendedor que nunca errou. Assim como na vida pessoal, é totalmente natural cometer erros nos negócios, especialmente nos primeiros anos, quando ainda não se tem tanta experiência. O lado bom de tudo isso é poder aprender através dessas falhas e se fortalecer através delas. Por mais que isso pareça um clichê é a mais pura verdade.

10 – Impactar positivamente a vida de muitas pessoas

Uma empresa não tem apenas o viés financeiro, pois também impacta o lado social, seja através dos produtos e serviços que oferece e, também, por empregar vários trabalhadores, direta e indiretamente. Poder impactar a vida de tantas pessoas é mais um aspecto positivo de empreender e que torna a jornada mais motivadora.

Vale ressaltar que a intenção da lista de vantagens de ser empreendedor não é dizer que empreender é melhor do que ser funcionário. Não existe um padrão de melhor ou pior e sim o que é melhor ou pior para você, considerando suas características e convicções.

Também é preciso considerar as responsabilidades de empreender

Retomando a frase do personagem Benjamin Parker, além dos grandes poderes que empreender pode trazer para a sua vida, também é preciso considerar as responsabilidades. Se, como funcionário, você ia para casa após o expediente e se desligava das preocupações com o trabalho, como empreendedor isso pode se tornar mais difícil de acontecer, já que terá é natural pensarmos mais nas coisas que estão sob nossa responsabilidade.

De qualquer maneira, se você estiver mesmo disposto a arcar com todas as obrigações ligadas a ser dono do próprio negócio, não irá considerar isso como um peso. Por isso, reflita, considere os dois lados e cruze essas informações com o seu perfil e os objetivos que tem em sua vida. Assim, conseguirá chegar à melhor resposta para a sua carreira.

E você, já é um empreendedor? Tem mais alguma vantagem que esse tipo de carreira oferece que não foi citada no artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010