O significado e a importância do empreendedorismo nas empresas

empreendedorismo nas empresas Saiba mais sobre empreendedorismo nas empresas

 

Me responda uma pergunta, querida pessoa: pra você é possível empreender em uma empresa? Se você acha que isso não é possível, este artigo vai te mostrar que é possível ter postura empreendedora em um ambiente corporativo. Qeur saber como? Continue a leitura!

Afinal, o que é empreendedorismo corporativo? 

Como foi mencionado anteriormente, o empreendedorismo não diz respeito apenas aos profissionais que desejam ter ou já possuem o seu próprio negócio. Ele também está presente dentro das empresas e acredite: o empreendedorismo tem um papel fundamental na conquista de grandes e efetivos resultados para as organizações empresariais. 

E toda essa capacidade de empreender em ambientes empresariais tem nome: empreendedorismo corporativo. Quando se fala em empreendedorismo corporativo – ou o também conhecido empreendedorismo nas organizações – se fala em uma poderosa habilidade: a de empreender dentro do meio corporativo. O empreendedor corporativo é aquele profissional que consegue pensar de maneira estratégica e inovadora com o foco em obter resultados positivos para a empresa. Neste caso, o empreendedor pode ser qualquer profissional atuante na organização, seja um colaborador, líder, gestor ou mesmo um executivo.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Principais características do empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo possui características bastante particulares. Quer saber quais são? Então, confira as principais características de um profissional empreendedor e como ele age dentro de uma organização empresarial. 

1 – São profissionais proativos

A proatividade é uma característica forte nestes profissionais. Graças a proatividade, estes empreendedores costumam apresentar ideias e soluções sem que estas venham de uma solicitação por parte do gestor ou líder da equipe. São profissionais atentos às demandas e também ao mercado. 

2 – Eles assumem riscos

Por ser proativos, estes empreendedores entendem que existem riscos em todas as ideias que possam ser implementadas em uma empresa. Assumir estes riscos não são impeditivos para eles. Os empreendedores costumam ser profissionais destemidos e bastante sagazes. Por isso, se colocam em situações de desafios e grandes riscos de maneira totalmente consciente.

3 – São profissionais criativos e eficientes

A proatividade e a sagacidade destes profissionais só são possíveis graças a criatividade que estes possuem. O empreendedor é criativo por natureza e está sempre procurando novas formas de produzir melhor, mais rápida e de forma mais lucrativa. Nunca se satisfaz e está sempre em busca do novo. Colocar essa criatividade em exercício desperta a necessidade de ser excelente no que faz. A criatividade e a excelência são poderosas aliadas no trabalho e no exercício do empreendedorismo corporativo. 

4 – São profissionais que tem amor pelo que faz

O empreendedor tem paixão pelo que faz e não mede esforços para doar o seu melhor em busca de bons resultados e conquistas. O que estes profissionais fazem em suas carreiras têm uma motivação bastante verdadeira: o amor pelo que faz. São pessoas apaixonadas de maneira sincera pelas profissões que exercem e a tudo que esteja ligado a isso. Este amor pela profissão os motivam a investir em conhecimento e em ferramentas eficazes para ser profissionais melhores constantemente. 

5 – Possuem foco e comprometimento

O empreendedor está sempre em busca de obter sucesso em seus trabalhos e manter clientes, gestores e líderes efetivamente satisfeitos. Seu foco na obtenção de resultados faz com que estes profissionais inspirem outros profissionais a ter uma postura mais comprometida com os resultados da empresa. Sua forma comprometida e focada de trabalho é realmente eficiente para o alcance dos resultados da empresa. 

Quer descobrir como se tornar um líder Extraordinário?
Clique e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Vantagens do empreendedorismo para as empresas

Este é um diferencial competitivo importantíssimo para as empresas. Isso porque, a partir do profissional empreendedor é possível descobrir maneiras inovadoras de oferecer produtos e serviços de forma a se destacar no mercado. Graças a estes profissionais as empresas conseguem aproveitar e identificar novas oportunidades de negócios rentáveis e lucrativos.

Além disso, o profissional empreendedor tem uma visão ampla e estratégica da empresa de forma a enxergar pontos fortes do negócio da empresa, pontos que precisam ser melhorados e oportunidades de crescimento e inovação. Tais habilidades podem ser bastante benéficas para as empresas, sobretudo em tomadas de decisões ligadas a posicionamento da marca e estratégia de vendas. 

Agora, conte pra gente: você se considera um empreendedor dentro da empresa que trabalha atualmente? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre este tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 1012215052 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010