O significado e a importância do empreendedorismo nas empresas

empreendedorismo nas empresas Saiba mais sobre empreendedorismo nas empresas

Muito se fala a respeito do empreendedorismo nos dias de hoje. De acordo com levantamento do (GEM) – Global Entrepreneurship Monitor, a taxa de empreendedorismo no Brasil já chega na casa de 38% em 2019.

Essa taxa representa um total de, aproximadamente, 54 milhões de brasileiros que desenvolvem alguma atividade empreendedora no país. Esses números deixam bem claro que as pessoas estão, cada vez mais, lutando pelo sonho de conquistar um negócio próspero.

Mas, engana-se se você acredita que somente é empreender aquele que está a frente de um negócio, que montou sua empresa e a administra. É possível praticar o empreendedorismo sob diversas óticas, inclusive no âmbito pessoal.

Entretanto, não é sobre essa área que vamos nos aprofundar neste artigo. A modalidade de empreendedorismo que que eu gostaria que você conhecesse melhor é o empreendedorismo corporativo. 

Me responda uma pergunta, querida pessoa: pra você é possível empreender em uma empresa? Se você acha que isso não é possível, este artigo vai te mostrar que é possível ter postura empreendedora em um ambiente corporativo. Quer saber como? Continue a leitura!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é empreendedorismo

Antes de prosseguirmos com o assunto eu gostaria de dissertar um pouco mais sobre o conceito básico de empreendedorismo. Afinal, como eu disse no ínicio do texto, trata-se de um tema que ter se tornado cada vez mais evidente.

Isso ocorre pois vivemos em um momento constante de evolução e inovação. Somos cada vez mais estimulados a colocar em prática a nossa criatividade. Quem é capaz de criar soluções criativas e inteligentes se torna, com toda certeza, um profissional de destaque.

Segundo o SEBRAE “Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.”

Através do que foi dito podemos perceber duas questões que devem trabalhar com harmonia. A primeira delas está ligada ao processo de imaginação e criação. Mas só isso não basta.

É preciso que esse processo criativo seja capaz de criar soluções verdadeiramente úteis, promovendo mudanças que possam impactar positivamente a vida das pessoas.

Para ficar ainda mais claro, pense em um situação onde um empresário cria um novo produto, inovador ou melhor do que está presente no mercado. 

Em outro caso, um funcionário percebe que seu trabalho está cheio de gargalos no processo produtivo. Com isso identificado, ele propõe uma nova metodologia capaz de solucionar de forma efetiva esses gargalos.

Tenho certeza que agora ficou muito mais simples compreender o verdadeiro significado do empreendedorismo. E é exatamente sobre o segundo exemplo, que diz respeito ao empreendedorismo corporativo, que vamos tratar a seguir. Confira!

Afinal, o que é empreendedorismo corporativo? 

Como foi mencionado anteriormente, o empreendedorismo não diz respeito apenas aos profissionais que desejam ter ou já possuem o seu próprio negócio. Ele também está presente dentro das empresas e acredite: o empreendedorismo tem um papel fundamental na conquista de grandes e efetivos resultados para as organizações empresariais. 

E toda essa capacidade de empreender em ambientes empresariais tem nome: empreendedorismo corporativo. Quando se fala em empreendedorismo corporativo – ou o também conhecido empreendedorismo nas organizações – se fala em uma poderosa habilidade: a de empreender dentro do meio corporativo. O empreendedor corporativo é aquele profissional que consegue pensar de maneira estratégica e inovadora com o foco em obter resultados positivos para a empresa. Neste caso, o empreendedor pode ser qualquer profissional atuante na organização, seja um colaborador, líder, gestor ou mesmo um executivo.

Quer descobrir como se tornar um líder Extraordinário?
Clique e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Principais características do empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo possui características bastante particulares. Quer saber quais são? Então, confira as principais características de um profissional empreendedor e como ele age dentro de uma organização empresarial. 

1 – São profissionais proativos

A proatividade é uma característica forte nestes profissionais. Graças a proatividade, estes empreendedores costumam apresentar ideias e soluções sem que estas venham de uma solicitação por parte do gestor ou líder da equipe. São profissionais atentos às demandas e também ao mercado. 

2 – Eles assumem riscos

Por ser proativos, estes empreendedores entendem que existem riscos em todas as ideias que possam ser implementadas em uma empresa. Assumir estes riscos não são impeditivos para eles. Os empreendedores costumam ser profissionais destemidos e bastante sagazes. Por isso, se colocam em situações de desafios e grandes riscos de maneira totalmente consciente.

3 – São profissionais criativos e eficientes

A proatividade e a sagacidade destes profissionais só são possíveis graças a criatividade que estes possuem. O empreendedor é criativo por natureza e está sempre procurando novas formas de produzir melhor, mais rápida e de forma mais lucrativa. Nunca se satisfaz e está sempre em busca do novo. Colocar essa criatividade em exercício desperta a necessidade de ser excelente no que faz. A criatividade e a excelência são poderosas aliadas no trabalho e no exercício do empreendedorismo corporativo. 

4 – São profissionais que tem amor pelo que faz

O empreendedor tem paixão pelo que faz e não mede esforços para doar o seu melhor em busca de bons resultados e conquistas. O que estes profissionais fazem em suas carreiras têm uma motivação bastante verdadeira: o amor pelo que faz. São pessoas apaixonadas de maneira sincera pelas profissões que exercem e a tudo que esteja ligado a isso. Este amor pela profissão os motivam a investir em conhecimento e em ferramentas eficazes para ser profissionais melhores constantemente. 

5 – Possuem foco e comprometimento

O empreendedor está sempre em busca de obter sucesso em seus trabalhos e manter clientes, gestores e líderes efetivamente satisfeitos. Seu foco na obtenção de resultados faz com que estes profissionais inspirem outros profissionais a ter uma postura mais comprometida com os resultados da empresa. Sua forma comprometida e focada de trabalho é realmente eficiente para o alcance dos resultados da empresa. 

6 – São Autoconfiantes

A autoconfiança é imprescindível para esse tipo de profissional. Afinal de contas, durante o processo empreendedor ele precisará assumir inúmeras responsabilidades decorrentes da sua iniciativa. E, mesmo que ele possua a capacidade técnica e o conhecimento necessário para colocar toda a sua criatividade em prática, de nada adiantará se ele não confiar em si mesmo.

7-  Verdadeiramente, Persistem

Você já deve ter parado para notar que em muitas histórias de empreendedores de sucesso, ocorre não apenas um, mas, durante toda a trajétória, inúmeros obstáculos que fazem, até mesmo, o empreendedor recomeçar tudo do zero.

Trabalhar com questões como criatividade e inovação não são coisas fáceis. É necessário, na grande maioria dos casos, muita persistência para implementar tudo que é relacionado ao novo.

Vantagens do empreendedorismo para as empresas

Este é um diferencial competitivo importantíssimo para as empresas. Isso porque, a partir do profissional empreendedor é possível descobrir maneiras inovadoras de oferecer produtos e serviços de forma a se destacar no mercado. Graças a estes profissionais as empresas conseguem aproveitar e identificar novas oportunidades de negócios rentáveis e lucrativos.

Além disso, o profissional empreendedor tem uma visão ampla e estratégica da empresa de forma a enxergar pontos fortes do negócio da empresa, pontos que precisam ser melhorados e oportunidades de crescimento e inovação. Tais habilidades podem ser bastante benéficas para as empresas, sobretudo em tomadas de decisões ligadas a posicionamento da marca e estratégia de vendas. 

Agora, conte pra gente: você se considera um empreendedor dentro da empresa que trabalha atualmente? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre este tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 1012215052 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010