Valuation – O que é e quais os passos para efetuar o cálculo?

profissionais calculando valor da empresa

Confira o que é Valuation e o que é precisa para efetuar o seu cálculo.

A palavra valuation tem sua origem do termo em inglês “value”, cujo significado é valor. Logo, refere-se ao processo de avaliação que determina o valor de uma empresa. Esse processo permite determinar o valor da companhia e por qual preço ela pode ser vendida em um determinado momento.

Conhecer o valor de uma empresa é fundamental para uma possível venda, a seguir explicaremos melhor esse conceito. Entenda o que é valuation e quais são os passos para realizar esse cálculo.

O que é valuation?

Valuation consiste em um processo sistematizado de estimar o valor de uma empresa através de um modelo quantitativo. Contudo, em certo ponto possui algum caráter subjetivo, uma vez que é necessário escolher as fontes dos dados e definir premissas. Para que o resultado desse cálculo seja confiável, é importante estar apoiado na percepção do mercado e na lógica de gestão do empreendedor.

Companhias que acabaram de entrar no mercado têm mais dificuldades para fazer esse cálculo devido à falta de históricos numéricos e dados. A compreensão do valor real de um negócio é imprescindível para não estimar um valor muito alto ou muito baixo. Mais do que ser usado para estimar um preço de venda, o valuation também é utilizado para atrair investidores.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Valuation: como efetuar o cálculo?

A seguir apresentaremos alguns métodos para o cálculo do Valuation.

Cálculo do valuation pelo fluxo de caixa descontado

Esse é considerado como o melhor método de avaliação do valor de uma empresa por ser mais exato. No entanto, pode ser bastante complexo se o fluxo de caixa não estiver devidamente organizado. Muitas empresas que decidem usar esse método acabam apostando na contratação de um corretor de negócio ou um avaliador para realizar o processo.

A premissa desse método é que o valor da empresa corresponde ao que ela é capaz de gerar para os sócios futuramente. Sob esse ponto de vista, uma companhia apenas tem valor se ela tiver a capacidade de gerar lucros aos seus sócios. A seguir apresentaremos os quatro passos para fazer esse cálculo.

Passo 1. Cálculo do fluxo de caixa histórico

O primeiro passo consiste em calcular o fluxo de caixa dos últimos anos. Fluxo de caixa nada mais é do que a organização do que entra (receitas) e do que sai (despesas). Entra no fluxo de caixa o quanto é pago de impostos e os investimentos.

No final se tem a conclusão de lucro ou prejuízo. Os resultados possibilitam analisar o quanto a empresa tem capacidade de gerar lucro para os sócios. No passo seguinte faremos uma projeção a partir desse resultado.

Passo 2. Análise e projeção do fluxo de caixa

Nesse passo deve ser feita a análise do histórico do fluxo de caixa para que sejam estabelecidas as premissas de projeção. Essa projeção deve levar em conta as finanças futuras para os próximos 5 ou 10 anos. Nesse contexto, as premissas são as regras para fazer a previsão dos resultados financeiros futuros.

Para que fique mais claro, imagine que a análise indicou crescimento em média de 5% das despesas da empresa ao ano. Essa é a regra a ser utilizada para fazer as projeções. Se as receitas em questão tiveram uma média de queda de 2% ao ano, essa será a premissa a ser utilizada.

Uma dica relevante é se atentar para acontecimentos raros e esporádicos que podem interferir no resultado. Uma multa inesperada, por exemplo, deve ser desconsiderada para que haja maior linearidade.

Outra dica fundamental é utilizar premissas realistas, apostar em um otimismo desproporcional reduzirá a confiabilidade do seu cálculo. Mais vale ser conservador e fechar o negócio de venda do que ser otimista e não vender o empreendimento.

Passo 3. Calcule a taxa de desconto

A taxa de desconto também é conhecida como WACC e seu papel é trazer o fluxo de caixa para o presente. Essa taxa leva em consideração os riscos da atividade, assim como as oportunidades de investimento.

Imagine a seguinte situação: um investidor obtém um retorno de 12% ao ano investindo no Tesouro Direto (tipo de investimento seguro). Por que esse investidor deveria trocar o investimento no Tesouro para sua empresa? A taxa de desconto deveria ser maior do que 12% nesse caso.

Passo 4. Cálculo do valor presente do fluxo de caixa projetado

Tendo as projeções para os próximos anos e a taxa de desconto, chega o momento de calcular o valor presente do fluxo de caixa projetado. Para trazer o valor do caixa para o presente utilize a seguinte fórmula básica no Excel: Valor Presente Líquido (VPL). Com todos os passos seguidos corretamente você chegará ao valor do empreendimento.

Cálculo do Valuation pelo Valor Patrimonial

Essa abordagem é interessante para as empresas que não estão fechando no azul e para aquelas que possuem capital elevado como maquinário caro, por exemplo. Nesse método, o valor da empresa é calculado a partir dos seus ativos tangíveis e intangíveis. Tudo o que pode ser convertido em recursos financeiros deve ser considerado, incluindo as contas a receber.

É necessário fazer, também, o cálculo dos passivos (contas a pagar, passivos trabalhistas e tributários e dívidas). Com isso, se tem o conhecimento do valor dos ativos e dos passivos, na sequência basta usar a seguinte fórmula:

Ativos. Passivos = Valor Patrimonial

Basta subtrair os passivos dos ativos da companhia para chegar ao seu valor. Embora seja um método bem mais simples, também é bastante útil.

Atenção!

Se ao utilizar os dois métodos apresentados, Fluxo de Caixa Descontado e Valor Patrimonial, chegou a um valor maior no último, considere liquidar os ativos do empreendimento. A venda dos ativos pode gerar mais capital do que a venda da empresa em si.

Lembrando que, para ambos os métodos, é imprescindível manter as finanças da empresa organizadas. Os dados devem corresponder à realidade para que possam levar a um resultado consistente. Essa avaliação deve ser feita, sobretudo, de maneira realista para que leve a bons negócios.

Agora você já conhece o passo a passo para calcular o Valuation com dois métodos distintos! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por mojo cp

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010