Entenda como funciona a dinâmica Quem sou eu?

Dinâmica quem sou eu A dinâmica “Quem Sou Eu” é composta por 10 perguntas sobre vida pessoal e carreira, despertando o autoconhecimento e promovendo o autofeedback.

 

O Coaching é uma metodologia poderosa de desenvolvimento humano, que contribui de forma significativa para que cada vez mais pessoas aprimorem o seu processo de autoconhecimento. Tanto nas formações em Coaching quanto nas sessões, sejam elas individuais ou em grupo, procuro sempre ferramentas para despertar a autocompreensão e, principalmente, para que os coachees conheçam a sua própria essência.

Faço isso, pois acredito verdadeiramente na importância do autoconhecimento, para que consigamos evoluir em todas as áreas de nossa vida, ou seja, na carreira, na empresa, em casa, com nosso familiares, amigos, em nossos relacionamentos, e assim por diante.

Assim, uma das ferramentas que gosto bastante de utilizar para alcançar este objetivo de contribuir para o autoconhecimento das pessoas é a dinâmica Quem Sou Eu. Convido você a me acompanhar nesta leitura e saber um pouco sobre como ela funciona, efetivamente e na prática. Confira!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Dinâmica Quem Sou Eu: o que é?

Pensando em formas de desenvolver o autoconhecimento dos coachees, utilizo a dinâmica que chamo carinhosamente de Quem Sou Eu. Esta dinâmica é composta por 10 perguntas sobre vida pessoal e carreira, que despertam o autoconhecimento e promovem o autofeedback. E que perguntas poderosas são estas?

Preparada para respondê-las, querida pessoa? Então, vamos lá!

1 – Quem é você na essência?

2 – O que te faz feliz?

3 – Qual é o seu propósito de vida?

4 – Quais são os seus dons e talentos?

5 – Quais são os seus pontos de melhoria?

6 – Onde e como você quer estar daqui a 5,10, 20 anos?

7 – Quais são as suas principais conquistas?

8 – Você é reconhecido em sua carreira?

9 – Como você é visto pelas pessoas ao seu redor?

10 – Qual legado você quer deixar para o mundo?

Observe que cada uma das perguntas contidas na dinâmica tem o objetivo de levar o indivíduos participante à uma reflexão profunda sobre quem ele é, quem deseja ser em curto, médio e longo prazo, sobre sua vida profissional e carreira, sobre o que almeja conquistar, seu estado atual e estado desejado, entre diversos outros pontos, verdadeiramente essenciais, não só para despertá-lo para o seu autoconhecimento, mas também para que ele pense nas estratégias necessárias para alcançar resultados extraordinários que deseja para a sua vida.

Vale a pena investir tempo em sua aplicação, uma vez que os ganhos serão altamente positivos para todos os envolvidos.

Onde aplicar a Dinâmica Quem Sou Eu?

Como eu disse no início do artigo, criei esta dinâmica com o objetivo de ajudar um número cada vez maior de pessoas a aprimorarem e desenvolverem o seu autoconhecimento e, com isso, tornarem-se seres ainda mais evoluídos e satisfeitos com a sua própria realidade.

Neste sentido, nos locais em que se tenham pessoas que queiram investir em seu processo de autodescoberta, aplicar a dinâmica pode ser uma alternativa de excelência, que vai ajudar muitos a se sentirem verdadeiramente felizes e realizados.

Veja a seguir alguns locais onde esta poderosa dinâmica pode ser aplicada.

Treinamentos

Assim como faço nas formações em Coaching que ministro, se você é instrutor de algum tipo de treinamento e deseja incentivar seus alunos a se conhecerem mais e melhor, fazer com que eles apliquem a dinâmica e respondam às estas 10 perguntas pode ser uma excelente maneira de estimulá-los em seu processo de autoconhecimento e evolução contínua.

Sessões de Coaching

O processo de Coaching é pautado em perguntas poderosas que levam o coachee à uma reflexão profunda sobre si mesmo e sobre seu estado desejado. Neste sentido, nada mais efetivo do que fazer estas perguntas ao cliente, para que ele possa saber verdadeiramente quem ele é e, com isso, definir o objetivo a ser trabalhado com a implementação da metodologia do Coaching em sua vida.

Sala de aula

A dinâmica Quem Sou Eu pode também ser perfeitamente realizada por estudantes que estão cursando o ensino médio e ainda não se decidiram quanto à profissão que vão seguir em sua vida. Neste sentido, se você é professor e deseja ajudar seus alunos neste processo, a minha dica é que você passe as perguntas como exercício para que eles respondam, ou que a aplique na própria sala de aula, estimulando-os a refletir e, caso eles solicitam, lhes ajudando e orientando em caso de possíveis dúvidas que venham a surgir.

Empresas

Outro local MA-RA-VI-LHO-SO para a aplicação desta dinâmica é dentro de empresas. Independentemente de seu porte ou segmento, estimular os colaboradores a se descobrirem, a entenderem seus próprios anseios, suas emoções, a compreenderem os rumos que desejam dar para a sua carreira, entre diversos outros pontos verdadeiramente importantes, pode trazer resultados extraordinários, não só para eles mesmos, mas também para os negócios como um todo.

Diante disso, o ideal a se fazer é solicitar que gestores e líderes respondam às perguntas e também apliquem a dinâmica em seus liderados, pois, dessa maneira, todos terão a oportunidade de desenvolverem o seu processo de autoconhecimento e, assim, entenderem o que podem fazer para alcançar seus próprios objetivos e os objetivos organizacionais.
Como se trata de uma dinâmica simples, a sua realização é bastante flexível e pode ser aplicada em variados contextos. Basta que se tenham pessoas verdadeiramente interessadas em se conhecerem melhor e aumentarem ainda mais os resultados positivos obtidos ao longo de suas vidas.

Assim, se você é uma destas pessoas, pode agora mesmo, ou ao final desta leitura, direcionar cada uma das perguntas a si mesmo e respondê-las. Dessa maneira, você já estará investindo um tempo em você mesmo e no desenvolvimento do seu autoconhecimento.

A Dinâmica do Quem Sou Eu e o Autoconhecimento

O Autoconhecimento traz segurança na tomada de decisões em todos os campos da vida. Além disso, quando nos conhecemos, identificamos com assertividade nossos limites e capacidades, realizamos tarefas e traçamos objetivos com base em nossa essência.

O autoconhecimento nos mostra com clareza as nossas emoções e sentimentos, nossos pontos de melhoria e nossas qualidades. Quando nos conhecemos, nos tornamos pessoas melhores, profissionais excelentes e indivíduos inspiradores para quem também deseja conhecer a própria essência.

Se você deseja conhecer melhor a dinâmica “Quem sou eu” e se aventurar nessa viagem extraordinária do autoconhecimento, convido você a conhecer a melhor e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC, que além de te ajudar em seu processo de autoconhecimento, vai também contribuir para que você desenvolva e aprimore habilidades e competências essenciais para o seu sucesso pessoal e profissional.

Agora, me conte: o que você achou da proposta da dinâmica? Acredita que ela trará as respostas que você busca sobre si mesmo, para a sua própria evolução? O que você pensa sobre autoconhecimento? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto e se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Copyright: yavyav / Shutterstock

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010