Entenda o conceito de administração de produção e operações

Administração de produção e operações está relacionada às atividades orientadas para a produção, seja de um bem físico, seja da prestação de um serviço.

Ser de Luz, me responda uma coisa: alguma vez você já parou para pensar e refletir sobre o conceito de Administração de Empresas e suas áreas de atuações? Consegue enxergar a forma como a administração atua em uma organização, bem como a sua importância para  a saúde de um negócio? Acredito que, no dia a dia, somos a todo momento levados pelos mais diversos tipos de acontecimentos, que nos esquecemos de fazer estas análises, principalmente se temos o interesse de empreendermos em algum momento de nossas vidas, não é mesmo?

É pensando nisso, que hoje eu resolvi escrever, não só sobre administração de empresas, mas também sobre duas de suas áreas, que é a administração de produção e de operações, verdadeiramente fundamentais para que os processos e os resultados esperados para o negócio aconteçam de forma acelerada e assertiva.

Acompanhe-me nesta leitura, pois vou compartilhar com você um pouco do que aprendi com a minha experiência a frente da maior e melhor escolha de Coaching do país. Confira:

Tenha uma visão sistêmica da organização. Através da metodologia do Coaching você vai saber como gerar um crescimento real na sua vida e em sua empresa.

Sobre Administração de Empresas

Quando falamos em administração de empresas, estamos falando de uma das áreas das ciências humanas que aplica, de forma prática, normas, conceitos e teorias, que objetivam administrar e gerenciar negócios, seja em organizações pequenas, médias ou grandes. A grande finalidade deste ramo é alcançar metas e objetivos empresariais, que contribuam para o crescimento de qualquer tipo de organização.

É importante lembrar, que as práticas administrativas são voltadas, não só para empresas privadas, mas também para empresas públicas, de economia mista, organizações sem fins lucrativos, entre muitas outras.

Administração de Produção e Operações

Agora, vamos afunilar ainda mais a nossa abordagem, falando de áreas que fazem parte da administração e que são de extrema importância para que os negócios prosperem, gerem frutos e permaneçam no mercado, que é a Administração de Produção e Operações.

Mas antes disso, é essencial esclarecer que estamos falando de uma área só, ou seja, atualmente não se fala apenas em administração de produção, uma vez que esta não caminha sem a de operações. Como estamos focando em algo mais abrangente, viu-se a necessidade de unir as duas áreas, para que o alcance de metas e resultados fosse mais assertivo.

Veja como funciona

A Administração de Produção está voltada para as atividades industriais de produção de bens físicos, já a de Operações refere-se às atividades desenvolvidas em empresas que prestam serviços.

A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, já que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.

O processo produtivo

Para compreendermos ainda melhor este assunto, é necessário explicar como funcionam os processos produtivos dentro das empresas, que consistem basicamente em entradas, transformações e saídas.

Quando falamos de entradas (input), estamos falando materiais ou serviços que entram para a produção e são transformados em saídas (output), ou seja, são modificados e transformados em outros materiais ou serviços para serem oferecidos aos consumidores no mercado.

As operações de produção

Outro ponto de fundamental importância neste processo são as operações de produção, que se diferenciam em quatro variáveis: Volume, Variedade, Variabilidade e Visibilidade. Entenda cada uma delas a seguir:

  • Volume: empresas que possuem um sistema de grande volume produtivo, como as redes de fast-food, por exemplo, existe um nível elevado de repetição de atividades, o que permite maior facilidade na especialização dos colaboradores, na sistematização do trabalho, das ferramentas, bem como um custo fixo menor;
  • Variedade: este é o momento em que a gerência de operações faz o confronto entre produtos ou serviços intrinsecamente padronizados, com aqueles mais flexíveis;
  • Variabilidade: aqui a comparação ocorre entre negócios que possuem uma variação de demandas muito alta, com aqueles que possuem uma demanda mais estável ao longo do ano;
  • Visibilidade: a análise aqui fiz respeito ao contato do cliente com a operação. Ou seja, se existe um contato maior, é necessário que hajam colaboradores mais preparados para lidar com os clientes. Agora se o oposto acontece, não há tanta necessidade de especialização ou qualificação do funcionário para atender a esta demanda.

Qual a função da administração de produção e operações?

A administração da produção e operações tem como responsabilidade:

  • Compreender e desenvolver os objetivos estratégicos da produção;
  • Criar produtos, serviços e processos de produção;
  • Realizar planejamento e controle de produção;
  • Proporcionar melhoria contínua do desempenho da produção;
  • Gerar visão sistêmica do processo.

Tenha uma visão sistêmica da organização. Através da metodologia do Coaching você vai saber como gerar um crescimento real na sua vida e em sua empresa.

A sua importância para os negócios

Todas essas responsabilidades são de extrema importância para que os objetivos de uma organização possam ser alcançados a tempo e com qualidade de seus produtos. Dessa forma fica mais fácil garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, tempo e nível de qualidade adequado, garantindo assim um alto índice de produtividade e menor índice de falhas e erros.

Como consequência ocorre a diminuição do custo de produção e aumento da lucratividade.

Depois de ter compartilhado com você um pouco do que eu aprendi nestes longos anos de administração de empresas, acredito que agora você deva estar mais preparado para aplicar estes conceitos em seus negócios ou na organização para a qual você presta serviços.

Você gostou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para torná-lo útil para mais pessoas, curtindo-o e compartilhando-o em suas redes sociais, com seus amigos.

Lembre-se também de continuar acompanhando o nosso portal, nossas redes sociais e o nosso canal no Youtube, pois todos os dias têm conteúdos novos, que vão agregar ainda mais valor à sua carreira.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: alphaspirit / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010