Entenda o que é inteligência relacional e como pode contribuir para uma gestão

Inteligência Relacional Entenda mais sobre Inteligência Relacional

 

Embora a inteligência racional geralmente seja o foco utilizado para a identificação de talentos e potencialidades dos indivíduos, ela nem sempre é suficiente para garantir o desenvolvimento de profissionais de excelência. Além da inteligência racional, as pessoas devem se atentar também para o aperfeiçoamento da Inteligência Relacional.

Isso porque, no ambiente de trabalho desenvolvemos as mais diversas interações e precisamos saber como lidar, tanto com nossas próprias ações e reações, bem como das pessoas que nos cercam, uma vez que há a necessidade de estabelecer com estas relações saudáveis, para que assim consigamos alcançar objetivos individuais, coletivos e empresariais com maestria, principalmente no que diz respeito aos profissionais que ocupam cargos de gestão.

Para que você entenda melhor este assunto e conheça um pouco mais o conceito de inteligência relacional, te convido a continuar e me acompanhar nesta poderosa leitura. 

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O que é Inteligência Relacional?

Trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades, pontos de melhoria e limitações. Fazendo isso, a pessoa consegue compreender sua participação nas relações com os outros, bem como escolher como será essa interação.

Para que uma relação humana seja saudável, é preciso que a pessoa se respeite, se ame e reconheça suas individualidades. A partir daí, ela conseguirá crescer, evoluir e construir um relacionamento benéfico, seja com quem for. Para que isso de fato ocorra, não é necessária a extinção das diferenças entre as pessoas, mas o respeito à individualidade de cada um.  

A capacidade de se comunicar é essencial para que todo esse processo seja possível, pois a capacidade de falar e ouvir são as principais maneiras de o ser humano se comunicar e se conectar com o outro. A falta de comunicação, por sua vez, pode afastar as pessoas e converter a tomada de decisão em algo ainda mais difícil. A partir do momento que um indivíduo se comunica com o outro, ele expande a sua capacidade relacional, torna-se mais maduro e constrói relacionamentos mais duradouros.

Para que a Inteligência Relacional seja exercida, é preciso tempo. É necessário que a pessoa consiga trabalhar mente e corpo, se tornando apta a respeitar a individualidade de cada um. A qualidade das relações humanas será capaz de ditar o sucesso da pessoa na vida pessoal e na vida profissional.

Como contribui para uma gestão de excelência?

As empresas são um campo fértil para o desenvolvimento da Inteligência Relacional, visto que as pessoas precisam estabelecer conexões com seus colegas de trabalho e lidar com as diferenças de cada um, além de desenvolver habilidades para que o desempenho profissional seja aperfeiçoado constantemente.

Por conta disso, a tendência é que as organizações busquem por colaboradores e gestores capazes de equilibrar a inteligência racional e a Inteligência Relacional, de modo que a empresa consiga aproveitar o máximo do potencial de cada um.

Continue a leitura e confira como a inteligência relacional contribui para que um gestor realize o seu trabalho com maestria nos negócios. 

Autoconhecimento

A Inteligência Relacional é uma ótima ferramenta para uma gestão de excelência. Qualquer gestor é capaz de aprimorar e exercer sua Inteligência Relacional, e o primeiro passo inevitavelmente é a prática do autoconhecimento.

O autoconhecimento é processo mais importante no desenvolvimento da inteligência relacional, isso porque ele ajuda o gestor a entender-se melhor, suas emoções, porque age de determinada forma e não de outra, bem como suas principais competências e habilidades, ou seja, aquelas que lhe ajudam a ter uma desenvoltura melhor a cada dia. 

Além disso, através do autoconhecimento o profissional que ocupa um cargo de gestão consegue visualizar e compreender também seus pontos de melhoria, trabalhando intensamente para lidar com eles e não deixá-los atrapalhar a sua jornada e a sua relação com as pessoas ao redor. 

Inteligência emocional

Outro benefício que a inteligência relacional traz é o desenvolvimento da inteligência emocional. Através dela o gestor se torna capaz de aprimorar o seu autocontrole, bem como a sua capacidade de adaptação às mudanças que acontecem ao seu redor constantemente.

Com isso, ele passa a entender e controlar melhor suas próprias emoções e sentimentos e não deixa que eles lhe impeçam de evoluir em sua trajetória. 

Relacionamentos saudáveis

A inteligência relacional contribui para que gestor construa relacionamentos mais profundos com seus colaboradores, conseguindo, assim, identificar e reconhecer nestes suas principais competências.

Assim, ele entende como deve aproveitar melhor o talento de cada um, incentivando-os a desempenhar atividades que estejam de acordo com suas aptidões.

Respeito às diferenças

Além de tudo o que citei até aqui, algo que o gestor também desenvolve com a inteligência relacional é a capacidade de promover o respeito às diferenças e interação entre todos da equipe. 

Este fator é primordial nos relacionamentos interpessoais dentro das empresas, porque garante que todos desenvolvam um trabalho em equipe de excelência e os objetivos organizacionais sejam plenamente alcançados. 

Assim como estas, o gestor também tem como benefício:

  • A possibilidade de torna-se apto a realizar boas negociações;
  • Consegue gerenciar crises e conflitos entre os colaboradores;
  • Aprende a motivar a equipe, fazendo com que ela seja eficiente e produtiva, garantindo o alto desempenho;
  • Tem maior flexibilidade quanto aos processos da empresa;
  • Torna-se capaz de ouvir os outros colaboradores, incentivando-os a contribuírem com suas ideias e sugestões;
  • Desenvolve ainda mais a sua capacidade de comunicação eficaz.

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Desenvolva a sua inteligência relacional com Coaching

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano que mais cresce no Brasil e no mundo. Trata-se de um processo que contribui para que indivíduos, profissionais e empresas alcancem seu potencial máximo e, com isso, alcancem resultados extraordinários em suas jornadas, em um curto espaço de tempo.

No caso específico do gestor, através do auxílio do Coaching, ele poderá ser abastecido com conhecimentos, técnicas e ferramentas, compartilhadas em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, para começar este processo de desenvolvimento da sua inteligência relacional. 

Assim, a partir disso, ele aprimora ainda mais o seu autoconhecimento, se tornando capaz de compreender os perfis de cada pessoa, desenvolvendo novas formas de relacionamento e lidando com maestria com eventuais conflitos que venham a acontecer em seu dia a dia.

Trata-se de um processo inovador, que já alcançou e continua alcançando milhares de pessoas ao redor do mundo. Como foi o que aconteceu neste PSC:

Ficou interessado?

A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capazes de exercer a Inteligência Relacional. A partir do momento que cada pessoa compreende sua individualidade e o comportamento do outro em uma relação, um ambiente saudável é construído e o melhor do indivíduo torna-se latente.

Você conhecia o conceito de Inteligência Relacional? Acredita que sua prática pode melhorar os relacionamentos na sua empresa? Comente com sua opinião e aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, para que seus amigos também saibam mais sobre este poderoso assunto.

Copyright: Africa Studio / Shutterstock



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