Entenda o significado do termo “pivotar” para uma startup

Entenda o significado do termo “pivotar” para uma startup
O termo pivotar significa girar ou mudar, e se refere à mudanças radicais realizadas em uma organização.

Quem faz parte do universo das startups provavelmente já ouviu a palavra pivotar. Trata-se de um termo derivado do abrasileiramento do verbo em inglês “to pivot”, que significa girar ou mudar, e é utilizado para se referir a uma mudança radical em uma empresa. O termo se popularizou entre as startups porque, como são empresas que estão começando, é natural que passem por mudanças e reestruturações.

Um exemplo famoso de empresa que pivotou é o Facebook: ele surgiu como um site de batalhas de beleza entre universitários, passou por uma grande mudança de estratégia e hoje é a rede social mais famosa do mundo. Do outro lado temos a Kodak, uma marca que era mundialmente conhecida como um sinônimo de fotografia, mas que ficou estacionada no modelo analógico e acabou chegando ao fim justamente por não ter pivotado quando foi necessário.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Quando uma empresa deve pivotar?

O termo pivotar não deve ser confundido com qualquer tipo de alteração que acontecer em uma empresa, sendo usado apenas quando houver uma mudança grande na estratégia da empresa. Um gestor deve estar sempre atento aos sinais que uma empresa dá se está ou não no caminho do sucesso. Se as respostas não forem positivas, é preciso que ele faça uma mudança no plano de negócios e encontre um novo caminho a seguir.

Para diferenciar se apenas algumas mudanças simples serão suficientes, sem a necessidade de pivotar, é interessante se atentar ao comportamento dos clientes. Se eles parecerem desinteressados, talvez seja realmente hora de uma grande alteração nos planos. Para ter sucesso, é fundamental que seu produto ou serviço faça a diferença na vida dos consumidores.

Por mais que pivotar pareça uma mudança brusca e sem planejamento, não é assim que deve ser. Para que essa mudança traga bons resultados, é fundamental que tudo seja muito bem planejado, os riscos sejam calculados e as estratégias traçadas com cautela e conhecimento de mercado.

Um ponto importante a se levar em conta sobre o conceito é que pivotar significa girar, mas sobre seu próprio eixo. É preciso ter visão para perceber que parte do negócio deu certo e o que deve ser alterado.

Ainda usando o exemplo do Facebook, ele não deixou de ser um site para conectar pessoas, apenas se expandiu e saiu dos limites do campus da universidade. Pivotar não é desistir de um negócio, mas sim aperfeiçoá-lo por meio de mudanças necessárias.

Mudar para melhorar

Muitas vezes uma mudança é tudo o que uma empresa precisa para decolar. Para isso, é importante estar pronto para enfrentar os desafios que surgirem pelo caminho, sem medo de pivotar quando for necessário.

Sua empresa já passou por uma grande mudança? Divida sua experiência nos comentários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Michael D Brown / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010