Conheça a história de sucesso de Luiza Helena Trajano, da rede Magazine Luiza

Quando assumiu os negócios da família, a Magazine Luiza era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo. Com empenho e muito trabalho, Luiza Trajano transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado, conseguindo brigar de igual para igual com as principais lojas desse seguimento, como Casas Bahia, Pontofrio e Lojas Americanas.

Há 25 anos a frete do grupo, a história de Luiza Trajano é um exemplo para todos os empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos seguimentos e pode nos ensinar muito sobre o universo do Coaching e como desenvolver uma liderança realmente eficiente e eficaz.

Como surgiu o Magazine Luiza

Em 1957, o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios da nossa personagem, compraram “A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes localizada na cidade de Franca. O nome Magazine Luiza surgiu depois, resultado de um concurso cultural promovido por uma rádio local. Fato que mostrava como a interatividade e proximidade com os clientes, grandes diferenciais da marca, já estavam em seu DNA desde os primeiros passos da organização.

As décadas seguintes foram marcadas pela expansão do negócio para outras cidades do interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca.

No período, outros familiares entraram para o negócio, o que possibilitou ter dinheiro suficiente em caixa para todo o crescimento. Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos, tendo mais de 5.000 m², e quando completou 20 anos de de vida, já contava com 30 unidades funcionando.

Informatização da Magazine Luiza

A próxima década foi marcada pela automação e informatização do negócio, fazendo da Magazine Luiza pioneira na implementação de um sistema de computação em suas unidades. Processo que culminou com a criação do primeiro Centro de Distribuição (CD) totalmente automatizado, localizado em Ribeirão Preto, São Paulo. Esse período também marcou a expansão da empresa para fora do estado, com a inauguração das primeiras lojas em Minas Gerais.

Luiza Trajano assume a Magazine Luiza

Embora o processo de expansão da empresa estivesse acontecendo desde a abertura da sua primeira loja, o grande salto que colocou a Magazine Luiza como uma das maiores do seguimento no país aconteceu na década de 90. Dois acontecimentos foram decisivos para esse feito: a criação da Holding LTD, fundada para gerir e acelerar a expansão do grupo e a nomeação de Luiza Trajano como líder da empresa.

Formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca, Luiza começou a sua história no grupo logo cedo, aos 12 anos já trabalhava de balconista em uma das unidades da empresa nas férias. Quando assumiu o comando, a empresária promoveu ascensão maior dos funcionários da organização, que passaram a ter voz ativa em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e evitando que egos familiares pudessem atrapalhar o crescimento da organização.

1º loja virtual do mundo

No ano seguinte, a Magazine Luiza deu início ao que seria o embrião de sua loja e-commerce. Por meio de terminais multimídia, era possível fazer compras pela empresa sem a necessidade de produtos a exposição ou mesmo estoque. Com isso, a organização criou o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o mundo. Em 1999, o conceito de loja virtual, criado pela marca no começo da década, foi levado para a internet, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional.

Liquidações

Durante a gestão de Luiza Trajano, a empresa passou a investir em grandes e inusitadas promoções, como o “Só Amanhã”, um modelo, utilizado por diversas lojas do seguimentos até hoje, no qual são vendidos diversos produtos por um preço bem abaixo do mercado, mas apenas por um dia.

Outra inovação nesse sentido foi a “Liquidação Fantástica”, um saldão realizado nos primeiros dias de janeiro, na qual todos os produtos teriam um desconto de até 70%, no entanto, os clientes só poderiam levar aqueles que conseguissem carregar.

Melhor loja para se trabalhar

Os esforços de Luiza Trajano, iniciados logo que ela assumiu em 1991, começaram a dar frutos em 1998, quanto a loja passou a constar na lista das melhores empresas para trabalhar. Cinco anos após ser colocada no ranking, a Magazine Luiza alcançou o primeiro lugar. Essa pesquisa é promovida pela Revista Exame em parceria com o Instituto Great Place to Work e usa como método de avaliação a opinião do próprios funcionários da organização.

Grande Expansão

Em 2003, a Magazine Luiza iniciou um intenso processo de expansão, que começou com a compra das lojas Líder e a rede Wendel, ambas no interior de São Paulo. Nos próximos anos, entre aquisições e inaugurações de novas unidades, a empresa se consolidou como uma das principais do seguimento, somando 750 lojas espalhadas por todo o Brasil e uma fortíssima presença virtual.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Gostou de conhecer a história de Luiza Trajano? Compartilhe o no nosso artigo com todos os seus amigos nas redes sociais.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010