Longevidade e Perenidade – Qual significado desses conceitos

Entenda mais sobre os conceitos de Perenidade e Longevidade e qual é a importância de ambos para todo empreendedor

Todo empresário ao dar início ao grande sonho de montar o seu próprio negócio sem dúvida alguma tem como principal objetivo fazer com que este mantenha-se atuante e firme em seu mercado. Esse desejo não vem só da necessidade de gerar lucro, que é o que, obviamente, muitos empreendedores buscam, mas também de agregar valor à sociedade, com os produtos e serviços por eles oferecidos. 

Acontece que a jornada empresarial é repleta de desafios, sendo estes, em muitos casos, constantes, o que pode fazer com alguns destes empresários acabem por desistir no meio do caminho. Quando isso acontece, tanto a longevidade da empresa, quanto a sua perenidade ficam prejudicadas, já que deixam de ser desenvolvidas estratégias verdadeiramente eficientes para que o negócio tenha continuidade no mercado. 

Mas você deve estar se perguntando: o que é longevidade e perenidade? Qual a diferença existente entre estes dois termos? Estas e muitas outras dúvidas nós vamos sanar ao longo deste conteúdo e convidamos você para nos acompanhar nesta leitura!

[php_everywhere instance=”2″]

O que é longevidade empresarial?

Quando alguém fala na longevidade de uma empresa, esta pessoa está se referindo ao tempo de vida desta, ou seja, ao período em que o negócio mantém-se em seu segmento. 

Esta é a busca de muitos empresários, uma vez que estes e suas equipes trabalham arduamente para que a organização tenha longos anos de história em sua trajetória. 

O que perenidade empresarial?

Já a perenidade empresarial diz respeito ao conceito relacionado à continuidade sistemática da empresa no mercado, ou seja, à sua constância, perpetuidade, eternidade. Um negócio quando tem o poder de se tornar perene, têm grandes chances de alcançar o sucesso, uma vez que garante, constantemente, a permanência e durabilidade de suas ações, atendendo, assim, às expectativas de seu público consumidor, seja ele interno ou externo. 

Como alcançar a longevidade e perenidade empresarial?

Como dissemos no início do conteúdo, a vida da pessoa que decide empreender é repleta de desafios, que colocam a sua força de vontade constantemente à prova. Apesar disso, para que um empresário consiga superar os momentos de crise e as oscilações que o mercado sofre diariamente, é necessário persistência e que algumas ações sejam colocadas em prática, já que isso é o que vai garantir tanto a longevidade quanto a perenidade de uma empresa. 

Veja, a seguir o que necessário fazer para que um negócio de torne cada vez mais perene e longevo em seu mercado de atuação. 

Invista em um plano de sucessão

Um dos primeiros e, talvez, mais importantes pontos que vamos abordar como dica é a necessidade de elaboração de um bom plano de sucessão, com processos bem definidos, capazes de garantir que o negócio tenha continuidade, mesmo após o afastamento de seu fundador.

Esta é uma dica que vale principalmente para empresas familiares, que em muitos casos encontram dificuldades para convencer os demais membros da família, ou seja, os herdeiros, a assumirem o comando dos negócios, tornando, assim, inviável a continuidade destes, quando seus fundadores decidem se aposentar. 

Para evitar que isso aconteça, o essencial a se fazer é profissionalizar cada vez mais o negócio, elaborando um plano de sucessão antes mesmo de chegar o momento de aposentadoria do fundador. O ideal é que este plano contemple todas os processos e etapas que o sucessor precisará percorrer, para que esteja devidamente treinado para assumir a liderança dentro da organização. 

Além de garantir a longevidade e perenidade da empresa, investir neste plano de sucessão faz com que a dependência do dono e fundador diminua consideravelmente, reduzindo também as responsabilidades que este precisa assumir em seu dia a dia. 

Desenvolva uma cultura de inovação constante

Outra ação que contribui significativamente para a longevidade e perenidade de uma empresa é o desenvolvimento de uma cultura de inovação de renovação constantes. Isso porque o mercado muda a todo momento, o que obriga todo e qualquer tipo de negócio a se adaptar, para que, dessa maneira, seja possível ter continuidade em suas atividades. 

Neste sentido, algo que garante e faz com as empresas estejam preparadas e até mesmo se antecipem a tais mudanças, é ter processos de inovação bem definidos, uma vez que estes vão ajudá-las a preverem e se adaptarem às tendências, bem como a aproveitarem as oportunidades que surgirem ao longo de sua trajetória. 

Trabalhe em prol do crescimento contínuo dos negócios

Além de incentivar a inovação, algo que é essencial despertar nas pessoas é o foco nos objetivos e resultados, que levarão a empresa, e todos que nela estiverem, ao crescimento contínuo.

Quando os líderes e demais profissionais da empresa trabalham em prol de fazer com que esta cresça continuamente, novos objetivos são determinados e, com isso, todos têm a oportunidade de se desenvolver, evoluir e se manter totalmente atuante no mercado. 

Tenha missão, visão e valores como direcionadores

Os pontos que abordamos até aqui estão mais relacionados às questões estruturais da empresa, que precisam da devida atenção, para que se alcance a tão desejada perenidade e longevidade. 

No entanto, é preciso ir além e ter como principais direcionadores das ações realizadas por todos dentro da empresa a missão, visão e valores desta. Isso porque levar em consideração tais fatores vai fazer com a organização e seus membros preocupem-se e cumpram um papel social, que vai além do empresarial. 

A partir disso, a sociedade como um todo se beneficia e a empresa garante a sua permanência constante no mercado em que atua, agindo com ética, responsabilidade e pensado no bem de um grupo e não apenas em interesses individuais. 

Empresários e empreendedores que desejam que suas marcas se perpetuem precisam ficar atentos a estes pontos e colocar cada um deles em prática no dia a dia, pois são estas ações, que vão contribuir, não só para o tão almejado sucesso dentro dos negócios. 

Invista nisso e depois conte-nos os resultados que você obteve dentro da sua empresa! Lembre-se de deixar um comentário, dizendo o que você já faz para manter a longevidade e perenidade dos seus negócios, e também de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas rede sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010