A importância das habilidades interpessoais na formação de um gestor

habilidades-interpessoais-gestor

As habilidades interpessoais de um gestor contribuem com o sucesso da equipe

 

Quando se fala em habilidades necessárias para a formação de um bom gestor, muitas vezes as habilidades profissionais são bastante exaltadas. Mas, existem outras habilidades que são tão importantes quanto estas e que fazem uma grande diferença no resultado da gestão: as habilidades interpessoais. E afinal, o que são habilidades interpessoais? Estas habilidades são realmente importantes em uma gestão? Para responder estas e outras perguntas, preparei este conteúdo para que você possa começar hoje mesmo a valorizar mais as suas habilidades interpessoais, querida pessoa!

O que são habilidades interpessoais?

De forma clara e sucinta, habilidades interpessoais são o conjunto de capacidades que uma pessoa tem para se relacionar com outras pessoas. Graças a estas habilidades que conseguimos criar conexões fortes e relacionamentos mais sólidos. São as habilidades interpessoais que permite que consigamos nos comunicar com o maior número de pessoas possível. Outro fator importante a respeito das habilidades interpessoais: são elas que contribuem também com a nossa postura ética, principalmente no ambiente de trabalho. Ética que é fundamental tanto para os colaboradores quanto para os gestores.

Partindo deste princípio, podemos concluir que as habilidades interpessoais são importantes para os colaboradores assim como são importantes para os gestores. Um gestor com habilidades interpessoais bem desenvolvidas consegue de forma eficaz, liderar sua equipe e gerenciar os processos ligados à sua gestão. Além disso, as habilidades interpessoais contribuem positivamente para que o gestor motive os seus liderados a encontrar soluções para eventuais problemas que surjam.

E quais habilidades interpessoais são importantes na formação de um gestor? Listei algumas das habilidades interpessoais que acredito serem as mais importantes na formação de um gestor. Confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

1- Comunicação

Esta é uma das habilidades interpessoais mais importantes para quem está à frente de uma equipe. E aqui não falo de comunicações formais (memorandos, circulares e demais comunicados); falo daquela conversa informal durante um café, por exemplo, ou do modo objetivo e envolvente em uma reunião. Falo ainda sobre a simplicidade e clareza na hora de orientar os colaboradores na execução de uma tarefa. Outra questão que é fundamental é se comunicar com os seus colaboradores de maneira eficaz para que os trabalhos sejam feitos com maior envolvimento e comprometimento por parte dos mesmos. Além disso, a boa comunicação de um gestor contribui para que o ambiente de trabalho seja mais harmonioso e amigável.

2- Proatividade

Melhor que um líder que se comunica com eficácia, é um líder proativo. Dessa forma, nota-se que é extremamente importante que o gestor tenha proatividade. Esta habilidade mostra o quão o gestor está envolvido com as demandas e com o alcance dos objetivos da empresa. Um gestor proativo delega tarefas para outros gestores, para outras equipes e também para si.

3- Empatia

Ser empático é ter a habilidade de se colocar no lugar do outro. A empatia auxilia os gestores a entender melhor os colaboradores e dar feedbacks mais seguros para cada pessoa. A empatia contribui também para que os gestores entendam as dificuldades e limitações dos colaboradores e, assim, possam buscar soluções seguras para as atividades da empresa.

4- Ouvir na essência

Quando o gestor ouve na essência, ele consegue suspender julgamentos e se mantém atento ao que o outro fala, sem interrompê-lo. Um gestor que ouve na essência consegue entender melhor as demandas e anseios dos colaboradores, além disso, é capaz de despertar a confiança e segurança dos interlocutores.

5 – Visão sistêmica

Esta é uma das habilidades mais importantes para um gestor. A visão sistêmica permite que o gestor tenha uma visão ampla da situação e isso garante que suas decisões sejam mais justas e equilibradas. Além disso, a visão sistêmica desperta uma outra habilidade interpessoal: a consciência coletiva. Por ter ciência de toda a situação e ver a equipe ou até mesmo a empresa como um sistema, o gestor que possui visão sistêmica entende que suas decisões e ações trarão impactos para todos os envolvidos – sejam seus liderados ou outros departamentos da organização empresarial.  

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Quais os benefícios das habilidades interpessoais?

Nos tópicos anteriores, mencionei algumas vantagens e benefícios das habilidades interpessoais na formação de um gestor. Mas, especialmente aqui, quero mostrar outras vantagens que vão te convencer a buscar o desenvolvimento destas e outras habilidades interpessoais. E que vantagens são essas?

1 – Ambiente de trabalho agradável

Chegar no local de trabalho e se deparar com hostilidade e receio de conversar com os colegas não é nada legal, não é mesmo querida pessoa? Quando a equipe é liderada por um gestor que sabe manter uma comunicação respeitosa e eficiente com todos, que possui consciência coletiva e que sabe também ouvir os membros da equipe, o ambiente de trabalho é afetado de maneira positiva.

2 – Motivação dos colaboradores

Um ambiente de trabalho que conta com uma gestão que valoriza a comunicação e que sabe ouvir seus membros influencia diretamente o envolvimento dos colaboradores em suas funções e atividades. Afinal, quem não gosta de estar em um ambiente como este? Trabalhar em um ambiente assim faz com que os colaboradores se motivem cada vez mais e se comprometam com o alcance dos bons resultados das organizações.

3 – Redução de turnover

Uma das maiores vantagens das habilidades interpessoais é garantir o baixo índice de turnover nas organizações empresariais. E porque o turnover é baixo em gestões com tais habilidades? Uma das causas é na boa relação construída entre gestor e colaborador, relação pautada pela boa comunicação e pelas outras habilidades listadas acima. Estes são fatores que contribuem com o comprometimento dos colaboradores e com a vontade dos mesmos em fazer parte do crescimento das organizações.

Como o Coaching pode contribuir com o desenvolvimento das habilidades interpessoais?

Agora que está claro o quão importante é desenvolver habilidades interpessoais, fica a pergunta: por onde começar? Neste sentido, o Coaching é uma das formas de desenvolver estas e outras habilidades interpessoais relevantes para a sua gestão. Com ferramentas e técnicas aplicáveis nos mais variados setores do mercado, o Coaching se torna em um poderoso aliado neste processo de mudança e transformação.

Clique aqui e baixe o e-book TUDO SOBRE COACHING

Espero que estes conteúdo contribua de maneira poderosa com o sucesso da sua gestão, querida pessoa! Que você seja um líder que inspira pessoas todos os dias. E para você, quais são as habilidades interpessoais na formação de um gestor? Quais são as suas habilidades interpessoais? Quais delas você acredita que contribuem de maneira positiva com a gestão da sua equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010