IBC indica: filme “À Prova de Fogo” e o valor do casamento

bobina de filme e pipoca

Confira alguns ensinamentos do filme À Prova de Fogo.

Existem filmes que nos fazem refletir e nos ensinam lições poderosas por meio das suas histórias inspiradoras. Um bom exemplo disso é “À Prova de Fogo”, produção de 2008, que aborda o amor e a sua importância em um relacionamento.

Neste artigo, vamos acompanhar a sinopse do filme, bem como o desafio de 40 dias, proposto ao protagonista, que o ajuda a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos. Se você deseja saber como amar com sabedoria e intensificar esse sentimento nas diferentes áreas da sua vida, continue a leitura a seguir!

[php_everywhere instance=”2″]

Sinopse do filme “À Prova de Fogo”

Caleb Holt (Kirk Cameron) trabalha como bombeiro e é um profissional exemplar, sendo reconhecido por todos pela sua seriedade e dedicação ao ofício. No seu casamento, entretanto, as coisas não vão nada bem.

O pai de Caleb, percebendo essa situação delicada no relacionamento do filho com a nora, propõe a ele um desafio: realizar as tarefas apresentadas no livro “O Desafio de Amar”, de autoria de Alex Kendrick, um dos roteiristas do filme, durante 40 dias.

Depois de aceitar o desafio proposto pelo pai, Caleb passa a ter como objetivo transformar a relação com a esposa. A partir de então, a vida do protagonista começa a mudar, e ele consegue reacender a chama do amor em seu casamento.

“À Prova de Fogo” traz ação e emoção para você e toda a sua família. Com certeza, a história fará com que vocês vejam a vida de uma maneira diferente. É uma lição de vida sobre fidelidade, amor e companheirismo.

Confira o trailer:

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Desafio dos 40 dias do filme “À Prova de Fogo”

A história do filme se desenvolve em torno do desafio que o pai de Caleb propõe a ele, a fim de salvar o seu casamento em 40 dias. Esse desafio é composto por 40 tarefas, que devem ser realizadas diariamente. Veja um breve resumo sobre cada um dos desafios.

1º dia: evite falar coisas negativas sobre o seu cônjuge

Utilize palavras positivas quando for conversar com o seu cônjuge e for falar a respeito dele para terceiros. Não faça críticas que não sejam respeitosas e construtivas.

2º dia: realize algum gesto especial para surpreender o seu cônjuge

Pode ser escrever um bilhete carinhoso e colocar nas coisas dele, preparar o prato preferido dele para o jantar, enfim, faça algo que o surpreenda e o deixe feliz.

3º dia: dê um presente e diga que se lembrou da pessoa amada

Escolha algo que o faça lembrar-se do seu cônjuge, independentemente do valor. Pode ser desde um doce que você viu na padaria até um item de decoração, uma flor, enfim, o que achar mais apropriado.

4º dia: envie uma mensagem para saber como o outro está

No dia a dia, é comum que as mensagens e ligações sejam sempre objetivas. Que tal mudar isso? Envie uma mensagem ao longo do dia ou faça uma ligação apenas para saber como o seu cônjuge está. Isso demonstra carinho, atenção e consideração.

5º dia: peça para que cite 3 coisas que o irritam

Ouça com atenção as 3 coisas que você faz e que irritam o seu cônjuge. Deixe-o falar, mas não revide e não inicie uma discussão. A ideia é usar essas informações de maneira positiva.

6º dia: lide com os problemas com amor

Em vez de se irritar com qualquer problema no seu casamento, prefira responder com amor. Seja paciente e entenda que respostas emocionais exageradas não ajudam no encontro de soluções. Mantenha a calma.

7º dia: liste 3 qualidades do seu cônjuge

Escreva em um papel 3 qualidades que você admira no seu cônjuge. Então, em um momento oportuno, demonstre a sua gratidão a ele por esses atributos.

8º dia: mostre-se feliz com o êxito do outro

Qual foi a conquista mais recente do seu par? Demonstre a ele a sua felicidade e orgulho. Isso demonstra empatia e companheirismo.

9º Dia: demonstre o seu amor

Diga o quanto você ama o seu cônjuge/namorado com um sorriso e um abraço apertado.

10º dia: faça algo para sair da rotina

Convide o seu cônjuge para fazer algo fora da rotina de vocês. Pode ser um passeio, um jantar, enfim, qualquer coisa que o surpreenda e o faça sentir-se especial. Cair na repetição pode ser um fator nocivo aos relacionamentos.

11º dia: atenda a alguma necessidade do seu cônjuge

Pense em uma necessidade atual do seu cônjuge, que pode tanto ser resolver uma questão burocrática quanto comprar algum item de vestuário, por exemplo. Faça isso por ele, como uma gentileza.

12º dia: ceda em algum assunto em que estejam em desacordo

Vocês apresentam alguma divergência, em que cada um quer seguir por um caminho diferente? Nesse caso, ceda e mostre a ele que está fazendo isso para vê-lo feliz.

13º dia: estabeleçam regras saudáveis para o relacionamento

Cada relacionamento deve ter as suas próprias regras, que combinem os limites de cada um dos membros do casal. Se ainda não fizeram isso, aproveite a oportunidade para conversar sobre esses temas.

14º dia: deixe de lado uma tarefa para passar mais tempo com o seu cônjuge

Reveja a sua rotina e deixe uma tarefa individual de lado para passar mais tempo com o seu cônjuge. Essa é uma maneira de evidenciar o quanto ele é uma prioridade para você.

15º dia: demonstre que você honra e respeita o seu cônjuge

Encontre uma maneira de demonstrar que você honra e respeita o seu casamento de alguma forma diferente do que já faz. Pode ser uma declaração, um gesto concreto, um ato de serviço, entre outros.

16º dia: faça uma oração pelo seu casamento

De acordo com a sua crença religiosa, faça uma oração com 3 pedidos relacionados ao seu casamento. Se desejar, convide a pessoa amada para participar dessa oração com você.

17º dia: mantenha a sua intimidade preservada

Evite falar sobre o seu relacionamento para terceiros, por mais que você confie neles. Procure manter a sua intimidade preservada.

18º dia: procure conhecer melhor o seu cônjuge

Converse com o seu cônjuge com o objetivo de conhecê-lo melhor. Dedique uma parte do dia a saber mais sobre os seus gostos, objetivos, sonhos e prioridades.

19º dia: analise o seu desempenho até aqui

Algum dos desafios até aqui pareciam impossíveis para você? Reflita sobre eles e sobre como conseguiu superá-los.

20º dia: confie em Deus

Faça a sua oração pedindo pelo seu relacionamento e confie em Deus. Peça com fervor, acreditando que Ele realmente o ajudará.

21º dia: faça a leitura da Bíblia

Tire um tempo do seu dia para ler a Bíblia e fazer a sua oração. Se você tiver outra religião, faça a leitura do livro sagrado da sua preferência.

22º dia: comprometa-se com o amor

Sele o compromisso de lutar pelo amor, mesmo que o seu cônjuge pareça distante. Lembre-se de fazer a sua parte, pois isso pode inspirar a pessoa amada.

23º dia: retire do caminho o que está atrapalhando o seu casamento

Vícios, influências, críticas e outros tipos de atitudes prejudiciais podem causar danos a um casamento. Identifique se há algo assim no seu caminho e retire.

24º dia: elimine a cobiça do seu casamento

Se a cobiça estiver presente de alguma maneira em seu casamento, elimine-a.

25º dia: perdoe

Existe algo que o seu cônjuge tenha feito e que o tenha magoado? Se sim, aproveite para perdoar e virar essa página. Demonstre que você quer deixar o passado no passado.

26º dia: peça perdão

Pense sobre os erros que você tem cometido em relação ao seu casamento e peça perdão. Assim como o seu cônjuge errou, tenha a humildade de admitir que você também erra.

27º dia: pare de idealizar o outro

Você tem idealizado demais o seu cônjuge? Compreenda e aceite a humanidade presente na outra pessoa. Lembre-se de que amar alguém não significa ver a pessoa como perfeita ou querer que ela seja assim.

28º dia: faça um sacrifício

Existe algo de que o seu cônjuge esteja precisando e que envolve algum sacrifício da sua parte? Pense em como você pode resolver isso se doando em nome da pessoa amada.

29º dia: expresse o seu amor

Mais uma vez, diga o quanto você ama o seu cônjuge. Lembre-se de que ninguém é adivinho e que os seus sentimentos precisam ser comunicados.

30º dia: ore por alguma questão que esteja atrapalhando o seu casamento

Existe algum problema que esteja atrapalhando o seu casamento? Algum tipo de desentendimento, discórdia, atitude ou falta de diálogo? Faça uma oração a respeito.

31º dia: veja o seu casamento como prioridade

Coloque o seu casamento na sua lista de prioridades e realize ações diárias para alimentar o seu amor. Entenda que isso envolverá algumas renúncias em outras áreas da vida.

32º dia: tenham momentos especiais a dois

Quando foi a última vez que vocês tiveram momentos de intimidade, sem mais ninguém? Prepare algo especial e desfrutem da companhia um do outro.

33º dia: inclua o seu cônjuge nas suas decisões

Sempre que for tomar alguma decisão, mesmo que individual, inclua o seu cônjuge. Se você compartilha a vida com ele, por que não perguntar a opinião dele antes de fazer as suas escolhas?

34º dia: faça um elogio ao seu cônjuge

Exalte uma qualidade do seu cônjuge, fazendo um elogio a ele. Cite uma característica, atitude, conhecimento ou habilidade que você admira.

35º dia: aconselhe-se com uma pessoa mais experiente sobre o seu casamento

Podemos aprender muito por meio das experiências dos outros. Sendo assim, procure aconselhamento conjugal com uma pessoa mais experiente no assunto — uma espécie de mentor.

36º dia: adote o hábito de ler a Bíblia diariamente

Comece a ler pelo menos um trecho da Bíblia, ou do livro sagrado da sua preferência, todos os dias. Convide o seu cônjuge para fazer isso com você.

37º dia: convide o seu cônjuge para fazerem orações juntos

Comece a orar com o seu cônjuge em um momento mais tranquilo do dia. Agradeçam pelas graças alcançadas e peçam as bênçãos desejadas.

38º dia: pense em um desejo do seu cônjuge e o atenda

O seu cônjuge tem algum desejo que não tenha sido atendido? Pense em como você pode fazer isso para vê-lo feliz. Ajude-o a realizar sonhos.

39º dia: escreva uma carta para o seu cônjuge

Escreva uma carta para o seu cônjuge falando sobre todas as ações que você terá de agora em diante para fortalecer o relacionamento de vocês.

40º dia: escreva novos votos de casamento

No dia do casamento, muitos casais costumam fazer promessas que, às vezes, são esquecidas com o tempo. Experimente resgatar isso, escrevendo novos votos para serem cumpridos. Renove os laços de amor e companheirismo.

As 40 atitudes acima são passos importantes para fortalecer os vínculos com a pessoa amada. Isso torna as relações mais fortes e duradouras, gerando bem-estar e felicidade ao casal. Seja persistente e faça a sua parte!

Vale mencionar que o filme e o livro citado na história apresentam um viés religioso. Por isso, cabe a cada casal absorver as lições que fizerem sentido, adaptando-as à crença de cada um.

E você, ser de luz, já assistiu ao filme “À Prova de Fogo” ou pretende assistir? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os amigos que gostem desse tipo de história!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010