A importância da comunicação persuasiva na vida social

Comunicação persuasiva

Conheça a relação do Coaching com a comunicação persuasiva

 

A comunicação persuasiva permite que você seja capaz de encantar uma pessoa e conseguir com que ela faça tudo aquilo que você sugerir. Isso não acontece porque ela tem alguma obrigação em relação a você, mas por pura simpatia. A habilidade da persuasão, portanto, permite a criação de parcerias duradouras, estabelecidas por meio palavras. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

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O que é a persuasão

No campo da comunicação, a persuasão é muito utilizada para convencer as pessoas a incorporarem determinado comportamento, tomar uma atitude específica ou adotar uma ideia. Você se considera uma pessoa persuasiva? Provavelmente você já usou essa característica antes ou já usaram com você.

A comunicação persuasiva se baseia no aproveitamento de alguns padrões de conduta, influenciando o comportamento humano. Para isso, é preciso desenvolver algumas habilidades de comunicação que favoreçam a influência que você exerce sobre as pessoas. Uma boa forma de entender e desenvolver suas habilidades é investir em coaching, uma metodologia que potencializa sua performance e gera resultados extraordinários.

Benefícios da persuasão

Seja o que for que você estiver vendendo — produto, ideia, serviço ou até mesmo o seu currículo —, a persuasão é uma ponte que liga as pessoas às emoções e sentimentos que ela deseja. Conheça quais são os principais benefícios de uma comunicação persuasiva:

  • Simpatia: as pessoas que conseguem desenvolver essa competência são percebidas como gentis tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Lembrando que ser simpático, não significa ceder às vontades dos outros ou simplesmente fazer as coisas só para agradar ao próximo. Ser simpático quer dizer que você é alguém cortês, afável e agradável para se conversar e conviver.
  • Inteligência emocional: a persuasão contribui para a construção dessa habilidade. A inteligência emocional é essencial para que você esteja consciente dos próprios sentimentos e saiba como adequá-los em cada situação. Além disso, você terá consciência das emoções que os outros ao seu redor estão demonstrando.
  • Habilidade de convencimento: a persuasão é uma ferramenta essencial para o profissional que precisa vender um produto ou uma ideia. Ser bem-sucedido ao convencer alguém não quer dizer que o seu pensamento, serviço ou produto é excepcional em 100% das situações. O sucesso também pode ter relação com a linha de pensamento lógica que foi desenvolvimento para vender a ideia, serviço ou produto.
  • Ouvir na essência: uma pessoa persuasiva gosta de escutar. Mas não é simplesmente ouvir, é ouvir na essência. Ela não apenas ouve o que o outro tem a dizer, como está sempre atenta aos sinais de sua face, expressão corporal e a forma de comunicar, essa é a famosa escuta ativa.
  • Flexibilidade e tolerância: a persuasão permite que a pessoa mostre o ponto de vista de forma sutil em um debate ou discussão. Isso demonstra inteligência emocional, autoconhecimento, empatia e respeito ao próximo. Não é porque o seu colega tem opiniões diferentes das suas que ele está errado, não é mesmo? Assim como ao contrário. Esse tipo de comportamento respeitoso faz parte do “pacote profissionalismo” e a execução dele ajuda muito no seu marketing pessoal e no desenvolvimento de uma comunicação mais eficaz.

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O poder do coaching

O coaching é uma ferramenta poderosa capaz de transformar a vida de uma pessoa de maneira visionária. O coaching é muito útil, inclusive, para quem deseja aperfeiçoar o dom da persuasão tanto na vida profissional quanto pessoal. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), há muitas formações que podem lhe ajudar nesse quesito e em muitos outros. O método irá contribuir profundamente com a construção da sua inteligência emocional, que já falamos, do seu autoconhecimento e do seu autodesenvolvimento.

O autoconhecimento é o primeiro ponto para entender quais são suas habilidades e quais são os pontos que ainda precisam de evolução. Com o exercício desse item você será capaz de dar mais relevância às suas virtudes e encontrar outras que também são boas, mas que ainda não tem o destaque necessário no dia a dia. Além disso, a prática permite que você entenda quais são suas características consideradas como sabotadoras e como lidar com elas ou até eliminá-las.

Outro ensinamento importante do coaching é o autodesenvolvimento. Esse conceito mostra que o progresso não é algo que acontece somente uma vez na vida. Ele deve acontecer todos os dias. Por isso, é importante se atualizar com as novidades do seu setor, estudar assuntos novos e ter a mente a aberta para aprender a todo o momento.

A formação Coaching em Vendas do IBC é excelente para os profissionais das áreas de vendas ou comerciais e também para aquele colaborador que deseja melhorar seu desempenho. O curso é o programa mais moderno e efetivo no campo de Treinamento em Coaching para Vendedores, Consultores e Gestores da área comercial e é licenciado pelo Global Coaching Community (GCC), entidade reconhecida internacionalmente.

O conteúdo contribui fortemente para o desenvolvimento do autoconhecimento, autodesenvolvimento, persuasão efetiva, inteligência emocional, escuta ativa, campo de relacionamento com o cliente, autoliderança, agilidade, produtividade, visão sistêmica e pensamento estratégico. Benefícios como a diminuição do nível de estresse, alinhamento à cultura organizacional, aumento da produtividade, crescimento da satisfação no cargo, criação de um sentimento de ambição saudável são sentidos em curto, médio e longo prazo. E tem muito mais!

Outro curso muito interessante do Instituto Brasileiro de Coaching é o Leader Coach Training (LCT), que é perfeito para quem deseja aprimorar as principais virtudes de um líder. Os ensinamentos são profundos e poderão ser usados em todos os setores da vida. Durante o curso, você irá aprender sobre os quadrantes da liderança; como ser mais produtivo; como fazer autofeedback e feedkback 360°; como fazer a autogestão eficiente; como desenvolver uma nova filosofia para obtenção de resultados; como otimizar os canais de comunicação e o modo como ela é feita; como usar o coaching no processo evolutivo diário; como reter talentos em equipes; como manter bons níveis de climas organizacionais em times; balancear o convívio entre diferentes gerações; como construir o comprometimentos de outros colaboradores; e muito mais! Após as 20 horas de curso, você terá dois reconhecimentos internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI) e Global Coaching Community (GCC).

Que tal começar a pensar na continuidade da sua educação agora? Desenvolva a sua comunicação e a sua persuasão com o coaching. Os benefícios serão enormes e irão durar para a vida toda. Vale a pena investir em si mesmo!

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