A importância do autodesenvolvimento pessoal no ambiente de trabalho

Autodesenvolvimento

O autodesenvolvimento faz com que os indivíduos sejam mais adaptáveis a mudanças, além de ter mais foco e maior capacidade para lidar com os desafios.

 

Você sabe o que é autoconhecimento? O conceito é extraordinário, pois é capaz de abrir caminho para novas descobertas e ainda possibilita o autodesenvolvimento. Ao se conhecer, o indivíduo identifica e entende o que é preciso para conseguir superar seus limites e desenvolver novas habilidades de forma autêntica.

Tudo que a sabedoria sobre si mesmo traz faz com que você evolua e ainda aprenda a progredir todos os dias. Esse processo constante é chamado de autodesenvolvimento e, ao longo do tempo, faz com que as pessoas fiquem mais adaptáveis à mudanças; construam mais foco nos objetivos menores e maiores; criem mais capacidade para lidar com os mais variados desafios diários; e ampliem o potencial ao máximo para despertar o que há de melhor em cada um. Claro que todos esses pontos são essenciais para que o ser humano evolua não só na vida pessoal, mas também na profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A necessidade do autodesenvolvimento no espaço profissional

Um profissional com capacidade de se autodesenvolver é aquele que possui uma curiosidade natural para descobrir fatos novos e buscar por sapiência que foge da zona de conforto. O autodesenvolvimento é uma característica que pode ser encontrada em pessoas que têm ânimo e proatividade para estudar e encontrar diversas soluções para os desafios que surgem no ambiente de trabalho.

O conceito também permite que os profissionais consigam analisar com maior assertividade as exigências do mercado de trabalho e de cada profissão. E é justamente por esta habilidade analítica que esses profissionais têm mais chances de se realizar com a carreira escolhida.

O exercício constante do autodesenvolvimento reflete de maneira positiva no sucesso das organizações. Por trazer essa capacidade de analisar e se adaptar às exigências e mudanças, o conceito traz o comprometimento e a busca por resultados excelentes. Com o tempo, os profissionais que aderem à prática se envolvem com tarefas que possuem significados importantes para as próprias vidas.

3 super dicas para alcançar o autodesenvolvimento

Existem algumas recomendações essenciais que você pode seguir para despertar o seu potencial e ser uma pessoa melhor no trabalho e em casa. Confira 3 delas:

  • Busque desafios: seja nas pequenas ou nas grandes atitudes, procure encarar os desafios. Quebre padrões quando puder e contribua com o progresso da sua criatividade.
  • Analise a si mesmo constantemente: como disse o filósofo grego Heráclito de Efeso (535-475 a.C.): “Nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros.”. Portanto, o ser humano está em constante mudança. Tenha sempre em mente o que você quer para sua vida e se os seus anseios estão alinhados com o mundo a seu redor.
  • Observe para as pessoas que rodeiam você: é importante saber quem são as pessoas que você admira e aquelas que lhe inspiram a ser alguém melhor. Observe a história delas e veja como elas chegaram onde estão hoje em dia, tentando descobrir se estes mesmos caminhos são viáveis para você.

Se você tiver mais dicas é só escrever nos comentários!

O coaching como agente de mudança

O coaching é um método transformador que ajuda a fazer com que os seres humanos evoluam tanto na vida pessoal quanto profissional. É só continuar lendo para entender melhor sobre a importância do procedimento. A última recomendação que você acabou de ler permite uma conexão com uma das técnicas do coach Tony Robbins chamada modelagem. O treinador, que é mundialmente famoso, criou esse método com base na análise de diversas pessoas bem-sucedidas. Sua intenção era entender o que esses seres humanos fizeram para chegar aonde chegaram, podendo compreender até um padrão.

A formação Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem como uma das referências essa eficiente técnica do Tony Robbins. Além disso, o curso tem como base uma área de estudo chamada, justamente, programação neurolinguística. Esse campo de pesquisa, criado pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder, tem como objetivo entender os três grandes pilares de qualquer ser humano: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento.

Durante as aulas teóricas e práticas, o coachee (aprendiz) irá obter conhecimentos profundos a respeito da programação neurolinguística; o que é e como exercitar o autoconhecimento constantemente; como praticar o autodesenvolvimento; como incentivar a própria autoestima; como desenvolver a inteligência emocional; como praticar a linguagem não verbal; como analisar um cenário com mais de um ponto de vista; como busca por soluções mais criativas para resolver problemas; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; quais são os canais representacionais; e muito mais!

Como se não bastasse, você também irá adquirir algumas características comuns de bons líderes, tais como a capacidade de transmitir a importância do autodesenvolvimento; desenvolvimento de flexibilidade; empatia; habilidade de criar planos factíveis para vários tipos de ideias; bom gerenciamento do tempo e atividades; como gerar comprometimento de outras pessoas com as metas e a cultura organizacional da empresa; como lidar com situações de pressão; como solucionar conflitos; entre tantos outros pontos super valiosos.

Viu como o coaching é realmente importante? Esse processo é empoderador por mostrar a você mesmo que você pode ser além, sendo a melhor versão de si mesmo. Aproveite esse artigo para pensar a respeito no impacto positivo que as sessões dessa forma de educação contínua poderiam ter na sua vida.

O coaching e a cultura organizacional

Se você é um gestor ou líder e começou a enxergar no coaching uma oportunidade de transformar a vida da sua equipe, saiba que o IBC possui a Unidade Corporativa, que tem a função de construir soluções personalizadas de acordo com a necessidade de cada organização.

O atendimento personalizado tem o foco em implementar a cultura do coaching; identificar necessidades e traçar estratégias que ajudem os gestores e/ou os times a saná-las; e desenvolver políticas concretas de desenvolvimento de colaboradores de todos os níveis.

Para ajudar a fazer esse trabalho com qualidade, o Instituto Brasileiro de Coaching usa algumas ferramentas efetivas, tais como:

  • Coaching Assessment DISC: mapeia tendências comportamentais.
  • Coaching em vendas: desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento da Força Comercial a partir do curso Coaching em Vendas, exclusivo do IBC.
  • Formação de coaches internos: capacitação interna para que outros funcionários continuem essa cultura.
  • Avaliação 360°: análise construtiva com participação de todos os níveis hierárquicos.
  • Leader Coach Training: treinamento da liderança.
  • Programa de desenvolvimento de liderança com coaching: trilha que o líder percorra e se torne um profissional empoderado.
  • Palestras, workshops, coaching executivo individual, day training com coaching e soluções customizadas: eventos e/ou processos desenvolvidos de acordo com as necessidades.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Com certeza, esse tipo de trabalho contribuirá na evolução pessoal e profissional dos funcionários da empresa, alterando a forma como estes a enxergar. Dificuldades como a aplicação da cultura organizacional, a sustentação de bons índices de qualidade de vida no trabalho e clima organizacional, o alcance de metas por áreas e globais, a integração de setores, o aperfeiçoamento do trabalho em equipe e muitos outros itens serão sanados com mais velocidade.

E para você, o que significa o autodesenvolvimento? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. E, se este conteúdo lhe ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

Copyright: 556633009 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak

 

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010