Dicas para lidar com a concorrência acirrada

Uma concorrência acirrada por trazer vantagens e desvantanges. Entenda mais sobre como podemos lidar com ela.

Todo negócio tem seus concorrentes, entretanto, em alguns casos, existe uma concorrência acirrada que exige ainda mais dedicação para se manter competitivo. Um bom planejamento é crucial para evitar entrar em uma guerra de preços e comprometer a saúde financeira da sua empresa. Afinal de contas, existem outros diferenciais a oferecer e não apenas preços baixos.

Quer saber que diferenciais são esses? Continue lendo e confira dicas poderosas para lidar com a concorrência acirrada sem desequilibrar as contas.

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Aprender a lidar com a concorrência acirrada é fundamental

Existem empreendedores que tremem só de pensar na possibilidade de surgir um concorrente direto com o seu negócio. Embora em cidades menores possa demorar para surgir outra empresa do mesmo segmento, em algum momento isso vai acontecer. Hoje, a concorrência acirrada está cada vez mais comum e é importante aprender a lidar com ela.

É preciso evitar ver a concorrência como algo ruim e passar a enxergá-la como um estímulo para inovar, se manter em movimento e evitar a estagnação. Por mais que seja desafiador fazer um negócio se manter competitivo em meio a um cenário concorrido, é esse esforço que o levará a ganhar a preferência dos consumidores.

Por outro lado, é preciso ter cuidado para evitar que a concorrência se transforme em rivalidade, porque isso sim pode ser ruim. Nesse caso, o desejo não é de conquistar a preferência dos clientes e sim ser melhor que outra empresa, uma mudança de foco que tira o propósito inicial.

É preciso, sim, se manter atento ao que os concorrentes estão fazendo, mas sem descuidar dos negócios. A ideia deve ser sempre conquistar mais clientes, aumentar as vendas, alcançar o sucesso e não desejar que as outras empresas fracassem, perceba que existe uma diferença importante entre os dois pensamentos.

10 Dicas para lidar com a concorrência acirrada

Existem várias estratégias que podem ser adotadas para lidar com a concorrência e conquistar a preferência do público, veja quais são elas.

1 – Conheça profundamente o seu público-alvo

Você realmente conhece o seu público-alvo, sabe o que as pessoas procuram e esperam de um produto ou serviço como o seu? Saiba que ter esse conhecimento é o primeiro passo para que qualquer negócio dê certo, independentemente da concorrência. Se nunca fez uma pesquisa com esse objetivo, comece o quanto antes.

2 – Entenda o mercado e os concorrentes

Além de pesquisar o público, é essencial entender os concorrentes. Que tipo de produtos iguais aos seus eles oferecem? Parecem agradar os consumidores? Como essas empresas se comportam nas redes sociais? Quais os diferenciais oferecem? Buscar respostas para esses e outros questionamentos te dará uma visão bastante interessante do mercado.

3 – Destaque os seus diferenciais

Depois de conhecer seu público e os concorrentes, identifique quais são os seus diferenciais, aquilo que a sua empresa oferece e as outras não. É aí que está o seu trunfo para competir pela preferência dos clientes. Afinal, se oferecer exatamente as mesmas coisas que os demais, as pessoas acabarão optando pelo preço mais baixo.

4 – Pense na possibilidade de alcançar novos mercados

Em alguns casos, quando a abrangência do negócio é muito pequena e há vários concorrentes, o melhor a fazer é alcançar novos mercados. Pense nessa possibilidade e veja se é realmente um bom caminho ou se há muito o que explorar em relação ao público que já atinge. Quando se trata de negócios não existe receita de bolo, cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente.

5 – Lembre-se de cuidar dos clientes que já tem

Evite se concentrar apenas em conquistar novos clientes e deixar de lado aqueles que já conquistou, porque eles podem ir para a concorrência a qualquer momento. Desse modo, procure adotar estratégias para prestigiar esses consumidores, como vantagens oferecidas através de um programa de fidelidade, por exemplo. Conquistar novos clientes é mais caro do que manter os que já têm, lembre-se sempre disso.

6 – Invista em um marketing de qualidade

O marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio hoje em dia. Com a grande oferta de produtos e serviços, sem divulgação as pessoas não irão conhecer a sua empresa e os diferenciais que ela oferece. Portanto, invista em campanhas bem feitas, explorando especialmente as redes sociais.

7 – Admita erros e resolva problemas

Em vez de ficar culpando a concorrência pelos problemas da sua empresa, concentre-se em admitir onde falhou e encontrar soluções. É preciso pensar de forma objetiva para evitar que situações pequenas, como um cliente insatisfeito, se transforme em questões maiores. Mantenha sempre o foco em buscar soluções e aprender com as falhas, esse é o caminho para o crescimento.

8 – Ofereça um atendimento excepcional

Hoje em dia, mais do que preço, o que chama a atenção de uma parcela significativa dos consumidores é o atendimento. Nesse sentido, é necessário oferecer treinamento e orientação para que os colaboradores estejam preparados para atender as pessoas da melhor maneira possível. Paciência, simpatia, empatia, agilidade e respeito estão entre os atributos mais valorizados.

9 – Incentive as pessoas a compartilharem seus produtos nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida de uma parcela significativa dos consumidores, utilizando-as para compartilhar sobre experiências boas e ruins. Uma forma de incentivar, mesmo que indiretamente, o compartilhamento e divulgação espontânea dos seus produtos é através das embalagens. Se os pedidos vierem acondicionados em embalagens bonitas, acompanhados de um cartão personalizado, muitos irão compartilhar.

10 – Jamais ignore os concorrentes menores

Mesmo que a sua empresa tenha alcançado um patamar mais elevado no mercado, jamais ignore os concorrentes menores. Nenhum concorrente é inofensivo, em algum momento ele pode crescer e te surpreender. Tenha sempre em mente que nos negócios nenhum jogo está ganho para sempre, é preciso estar atento aos movimentos da concorrência, investir constantemente em inovação e ouvir os clientes.

Você já lidou ou está lidando com a concorrência acirrada de negócios do mesmo segmento que o seu? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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