10 Passos para conquistar mais credibilidade junto ao cliente

profissional apontando o dendo para palavra credibilidade

Conquistar credibilidade junto ao seu cliente é uma excelente estratégia para quem almeja conquistar e fidelizar mais clientes.

A credibilidade é um fator muito importante para uma empresa. Afinal, é através da confiança que os clientes irão consumir seus produtos e serviços e dar sempre preferência a eles no lugar da concorrência. Mas, como chegar a esse ponto e conquistar mais credibilidade junto ao público? É exatamente sobre isso que trataremos neste artigo, continue lendo e saiba mais.

A importância da credibilidade junto ao cliente

Quando um consumidor faz uma compra, ele está confiando que aquele produto ou serviço irá trazer os resultados que ele espera. Assim, emprega seu dinheiro naquele item, independentemente de ser um valor mais alto ou mais baixo.

A credibilidade é importante para todo o tipo de empresa, desde montadoras de carros até indústrias que comercializam alimentos, por exemplo. As pessoas precisam confiar naquele produto, seja para se locomover, se alimentar, se vestir, se divertir.

Essa confiança é construída como em qualquer tipo de relacionamento, através de atitudes. Assim como em uma amizade que se inicia, é através das atitudes da empresa que o cliente irá formar sua imagem sobre ela e definir se a julga ou não confiável.

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Dicas para conquistar mais credibilidade junto ao cliente

Se você deseja que a sua empresa seja vista pelos clientes como uma marca na qual eles podem confiar, precisa considerar os pontos a seguir. Cada um deles irá te ajudar a construir laços fortes de credibilidade com o público, confira!

1. Ofereça uma experiência ao cliente que passe segurança

Mais do que produtos e serviços de qualidade, é importante oferecer uma experiência positiva ao cliente, de modo que ele se sinta seguro. Informações desencontradas e atendentes confusos podem passar uma imagem negativa da organização. Portanto, trabalhe para que tudo funcione de forma alinhada, como em uma orquestra, considerando desde o primeiro contato até a entrega do item adquirido.

2. Mantenha os canais de atendimento abertos

A comunicação é uma grande ponte para se construir relações de credibilidade. Quando as pessoas sentem que podem entrar em contato facilmente com a empresa, caso algum problema aconteça, a confiança se fortalece. Por isso, disponibilize canais de atendimento de fácil acesso para as pessoas.

Se for incluir algum tipo de chat, como WhatsApp, lembre-se de deixar claro o horário de atendimento. É fundamental que dentro do período divulgado sempre tenha alguém pronto para responder as mensagens dos clientes rapidamente.

3. Apenas faça promessas que possa cumprir

Oriente seus vendedores a apenas fazerem promessas que realmente possam cumprir. Prometer ao cliente que um produto irá chegar em um prazo em que claramente não é possível apenas fará com que ele se decepcione e não volte mais. É preciso que todos pensem à frente, deixando de considerar apenas a venda que será efetuada agora para que se alcance a fidelização a longo prazo.

4. Tenha uma boa gestão de problemas

Toda empresa terá que enfrentar problemas e o que diferencia as boas das ruins é exatamente a forma com a qual se lida com eles. Para obter bons resultados é necessário ter uma boa gestão de problemas. Assim, se terá direcionamento para agir de acordo com cada questão.

Inclusive, é interessante dar certa autonomia para os colaboradores, para que consigam agir rapidamente com o cliente que apresenta alguma demanda. Deixá-los cientes que podem realizar a troca imediata, devolução do dinheiro ou oferecer um vale-compras, por exemplo, fará com que tudo seja resolvido de maneira mais dinâmica.

5. Treine os funcionários

Os funcionários devem ser muito bem treinados para agir de acordo com os valores da empresa. Isso se aplica ao atendimento, à forma como as vendas são realizadas e à gestão de problemas. Eles precisam estar cientes do que a organização espera deles em relação aos clientes. Sem essa definição clara poderão agir de forma incompatível com a imagem que a companhia deseja passar para o público.

6. Utilize feedbacks de clientes nas comunicações da empresa

Mais uma forma de conquistar credibilidade junto aos clientes é utilizar feedbacks de outros consumidores nas comunicações da empresa. Isso se chama prova social e é uma forma de o público saber o que outras pessoas que já consumiram os produtos ou serviços oferecidos pensam sobre eles.

A prova social costuma ter um efeito de aproximação junto ao cliente muito maior do que um mero anúncio. Ver outro consumidor contando sua experiência faz com que haja uma identificação, o que aumenta as chances de outras pessoas sentirem vontade de adquirir o item.

7. Faça anúncios sinceros

Por mais que anúncios possam ter uma linguagem voltada para a persuasão, tudo isso deve ser feito com bastante cuidado. É importante persuadir o cliente por meio de anúncios sinceros, para que, ao adquirirem o produto, sejam surpreendidos e não fiquem decepcionados. Lembre-se sempre de que a intenção é a fidelização, então, mais do que pensar em venda imediata é preciso considerar os resultados a longo prazo.

8. Atente-se ao cálculo dos preços

O preço é uma questão bastante importante a ser levada em conta quando se deseja conquistar mais credibilidade junto ao cliente. Dependendo do produto, preços muito baixos ou muito altos podem gerar desconfiança. Então, faça os cálculos considerando os custos e sempre tomando cuidado para não se exceder demais, nem para mais e nem para menos.

9. Invista no pós-venda

O atendimento ao cliente não deve se resumir ao processo de compra, ele precisa se sentir valorizado e acolhido também depois que esse contato inicial se encerra. Nesse sentindo, é fundamental contar com um bom pós-venda, seja para verificar se está tudo certo com a compra, apresentar novidades e oferecer descontos.

10. Trate a concorrência de forma respeitosa

Empresas que lidam com a concorrência de forma agressiva podem ser mal vistas pelos consumidores. Portanto, evite se envolver em picuinhas e sempre trate os concorrentes de forma respeitosa. Prefira que a sua empresa se destaque pela qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, essa é a abordagem que realmente pode te ajudar a alcançar bons resultados.

O que achou dos passos para conquistar a credibilidade junto ao cliente? Tem mais alguma atitude a acrescentar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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