Top 11 Músicas de Motivação para Vida e Trabalho

 

Músicas de Motivação

Confira as músicas de motivação para o trabalho

 

Você costuma ouvir músicas de motivação no trabalho? Pois bem, saiba que embora haja ainda muita controvérsia sobre o uso de fundos musicais durante o expediente profissional, o fato é que muitos estudos, ao redor do mundo, têm comprovado os benefícios da musicalização no ambiente empresarial e o quanto ouvir música ajuda a motivar as pessoas e aumentar sua produtividade.

Eu, por exemplo, acredito que uma boa trilha sonora faz toda diferença no processo de aprendizado. Tanto é que, em minhas salas de treinamento, construí sistemas de som que fazem toda diferença na formação dos meus alunos, pois conferem a frequência, vibração e a emoção certa, no momento certo, o que potencializa poderosamente a forma como aprendem e evoluem.

A música faz parte da nossa vida e é natural que queiramos levá-la também para o nosso ambiente de trabalho. Muitas vezes, além de suas letras nos ajudarem a manter um bom nível de motivação, elas também nos possibilitam manter o foco nas atividades que estamos fazendo, sem sermos incomodados por barulhos externos. Se você usa fone de ouvidos em seu trabalho, sabe exatamente do que estou falando e o quanto faz diferença realmente!

Considerar isso é importante porque geralmente dividimos nosso espaço profissional com outras pessoas, com funções e tempos diferentes e que, por diversos motivos, precisam interagir entre si ou mesmo com os líderes e clientes. Como tal, precisamos ter artifícios que nos ajudem a manter a concentração nas tarefas que estamos realizando para que os ruídos externos não acabem atrapalhando nossa produtividade e prejudicando nosso desempenho.

Os Benefícios das Músicas de Motivação

Com certeza, existem tarefas e tarefas que combinam mais ou menos com uma trilha sonora. Digo isso porque algumas demandas exigem um determinado grau de concentração e atenção que se faz realmente importante avaliar quando a música pode ajudar ou mesmo desconcentrar o colaborador.

Para entendermos bem a diferença, vamos conhecer algumas pesquisas neste sentido de modo a aprender como se beneficiar ainda mais da música no trabalho. Uma delas, inclusive, aponta que, quando as tarefas são repetitivas, que uma boa trilha pode ser muito útil e contribuir diretamente para que a equipe mantenha o foco e constância nas suas atividades.

Neste sentido, um dos setores beneficiados seria a indústria, uma vez que estudos comprovaram que ao inserir trilha sonora ambiente, esta ação aumentou a eficiência dos funcionários na realização de tarefas repetitivas e diminuiu o incomodo com o barulho das máquinas, por exemplo. Portanto, podemos dizer que economicamente, permitir que a equipe ouça música durante o expediente pode ser também bastante rentável às empresas.

Contudo, as mesmas pesquisas sugerem que não é simplesmente colocar um som de fundo, pois esta produtividade percebida tem também muito mais haver com as letras das músicas de motivação escolhidas e as mensagens que aqueles sons trazem aos colaboradores. E não é só! Os testes constataram ainda que os profissionais que ouviam música durante o expediente se mostraram também mais felizes, eficientes e motivados, o que é maravilhoso!

Outro aspecto que foi descoberto é que em ambientes barulhentos, os profissionais que ouvem música são menos suscetíveis aos incômodos provocados pelos ruídos externos. Neste sentido, uma pesquisa realizada com um grupo de profissionais da área da Tecnologia da Informação mostrou que aqueles que ouviam canções durante o expediente, além de mais eficientes, rápidos e produtivos eram mais bem-humorados também.

Ainda assim, os pesquisadores deixaram um importante alerta, pois por mais que ouvir música tenha muitos atributos positivos, como qualquer som paralelo, este ato também pode nos levar a distrações. Claro, dependendo do som, letra, tom, conexão e do ritmo, por exemplo, entramos em tal estado de fluxo com aquela sonoridade que, inevitavelmente, podemos realmente acabar nos desviando por alguns instantes do foco central das nossas tarefas.

O grande desafio dos profissionais é saber conciliar as duas coisas e, utilizar a trilha sonora como um diferencial a mais para se motivar no trabalho; manter a concentração, resiliência e realizar suas demandas com eficiência e agilidade.

Quer se Motivar? Escolhas Músicas Familiares!

Se você está buscando aumentar sua motivação e realizar seu trabalho com mais qualidade ainda, saiba que um aspecto que faz toda diferença é a escolha das músicas. Neste sentido, estudos sugerem que é melhor ouvir canções já conhecidas do que novas músicas. Por quê? Imagino que deva ter se perguntado aí. Continue lendo que eu já vou explicar na sequência.

Bem, a resposta para esta questão está no fato de que as músicas que já conhecemos não geram aquela sensação “do que está por vir agora” e, por isso mesmo, elas tiram bem menos a nossa concentração cerebral. Já canções novas, como ainda não são conhecidas e não foram aprendidas e fixadas em nossa mente, fazem com que nosso cérebro se concentre em saber o que vem depois de cada frase ou batida, o que, consequentemente, acaba por diminuir nosso foco nas demandas que estamos realizando naquele momento.

Em resumo, ao executar um trabalho novo, que exige mais concentração e objetividade, o melhor talvez fosse usar sua velha, conhecida e insubstituível playlist de sucessos.  Ainda assim, é inegável que cada ser humano funciona de um modo diferente e que, em se tratando de músicas e produtividade, nem sempre o que vale para um, se aplica a todos.

Pode ser que, por exemplo, você se concentre mais ouvindo músicas clássicas, um sertanejo universitário, o pop da Lady Gaga ou ainda colocando o som pesado do Metallica na mais alta potência. No final das contas, o mais importante é saber respeitar seus gostos pessoais, buscar entender como isso pode ajudar no seu processo criativo, na construção de resultados, ou seja, em como usar suas trilhas sonoras como aliadas da sua produtividade diária.

Conheça Estilos de Música Que Ajudam a Manter no Foco

Embora cada pessoa tenha seu próprio estilo musical, o que sempre deve ser respeitado, segundo especialistas existem realmente gêneros de música que por sua forma de composição e formatação dos ritmos e das batidas ajudam mais ou menos o nosso cérebro a se concentrar nas tarefas. Muitos deles, inclusive, foram pensados para que mantivéssemos nossa concentração num maior nível, como é o caso de algumas músicas para games.  

Música Eletrônica

Este estilo tem como foco a formação de melodias e batidas que se sobrepõem harmonicamente umas as outras, e que também são chamadas pelos músicos de “paisagens sonoras”. Portanto, essas batidas repetidas estrategicamente, uma após a outra, podem ajudar a pessoa a se concentrar mais em suas atividades por meio de uma cadência de sons que lhe ajudará a manter o foco.

Por isso, quem gosta deste tipo de música terá mais facilidade para se concentrar ao ouvir determinados estilos de canções eletrônicas, a exemplo dos citados por especialistas como o: Ambient House e Chillout.

Música Clássica (Barroca)

Um estudo mostrou que a falta de letras das músicas clássicas ajuda bastante no processo de concentração no trabalho, pois como eu disse mais acima, quando, por exemplo, as melodias são familiares e não trazem grandes surpresas, é possível ouvir a canção e se beneficiar dela sem perder o foco no que estamos fazendo.

Neste sentido, uma pesquisa mostrou que os profissionais que ouviram, especialmente, música clássica barroca, compostas por grandes artistas como: Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Heinrich Schütz e Antônio José da Silva, apenas para citar alguns exemplos, tiveram um notório aumento de sua produtividade. Aqui vale destacar que os sons clássicos mais leves e sutis, sem muitas reviravoltas, foram também os que demonstraram melhores resultados na concentração.

Música de Videogame

Para quem não é jogador e não conhece muito bem o universo dos games pode parecer estranho falar que as músicas de videogames ajudam na concentração. Contudo, se pensarmos bem, o objetivo de todo jogo é o de fazer com que os jogadores estejam 100% concentrados na missão dada ali dentro daquele espaço criativo.

Por isso, a música de fundo, ao mesmo tempo em que deve interagir e estar sintonizada com cada etapa do game, não deve atrapalhar sua concentração e desviá-los do objetivo de vencer cada fase. Como tal, as trilhas de videogames são consideradas bastante benéficas no que tange o alcance de foco.

Neste sentido, uma trilha sonora de game de grande destaque é a de “SimCity”, que segundo sites especializados e os apaixonados por jogos, é uma das mais harmoniosas e bem-feitas, pois os sons foram pensados para ajudar os jogadores a ficarem completamente imersos no jogo, ou seja, plenamente concentrados.

Top 11 Músicas de Motivação

Como nosso tema aqui é música, não podia deixar de compartilhar uma seleção de 11 tops músicas de motivação que vão alegrar o seu dia e sempre serem fontes de inspiração quando precisar dar aquele UP em sua autoconfiança, resiliência, foco e bom humor. Confira minha lista com músicas de todos os tipos e, no final, convido você a também compartilhar suas canções preferidas. Estou curioso para saber quais são as melodias que animam você no trabalho e na vida!

Músicas de Motivação Internacional Para Inspirar Você!

Firework – (Katty Perry)

Esta é uma daquelas canções que nos inspiram do início ao fim, pois fala de como é importante valorizar o nosso “eu interior”, os nossos talentos e as nossas diferenças e, especialmente, como é essencial não deixar que nada e nem ninguém apaguem nossa luz própria e o nosso poder pessoal.

Happy (Pharrell Williams)

A felicidade depende da forma como nos posicionamos no mundo. É um estado de espírito que nos permite enxergar, até mesmo nos momentos de dificuldades, razões para continuar e acreditar que as coisas vão dar certo. Esta música Happy nos inspira a focar no positivo e a crer que podemos ir além.

 We Are the Champions – Queen 

Sabe aquela música que atravessa o tempo e continua a trazer uma mensagem altamente positiva? Esta é “We Are The Champions”, da lendária banda inglesa, Queen. Fala que todos nós somos vencedores e eu acredito que é exatamente assim mesmo que você também deve se sentir. Afinal, quantas lutas você venceu para chegar até aqui, não é mesmo? Valorize isso e reconheça o campeão, a campeã que você é!

Hear Me Now – (Alok, Bruno Martini Feat. Zeeba)

“Todas as luzes vão guiar o caminho…”. Esta é uma das frases de motivação que vão te inspirar neste sucesso. Esta canção fala sobre superação de medos e também sobre a importância de acreditar em si mesmo, aproveitar as oportunidades de buscar fazer sua voz ser ouvida. Muitas vezes, queremos grandes resultados, mas não fazemos nossa parte. Inspire-se e faça seu melhor!

All You Need Is Love (The Beatles)

Sei que no trabalho e na vida que existem muitos acontecimentos que, muitas vezes, nos fazem duvidar do ser humano. Contudo, como nos ensinam os maravilhosos Beatles, enquanto houver amor sempre haverá uma esperança de transformação e mudança, tanto em nós quanto nas pessoas ao nosso redor.

Para isso é importante entender que o amor é realmente a essência de tudo que existe e que ao invés do julgamento, é preciso cultivá-lo todos os dias em todos os aspectos de nossa existência.

Don’t You Worry Child (Swedish House Mafia ft. John Martin)

Esta é mais uma canção com uma pegada eletrônica, as famosas batidas sobrepostas, nos ensina uma importante lição que é – acreditar que o melhor está por vir e que, às vezes, o essencial é simplesmente viver o momento presente, sem se preocupar demais com o futuro e acreditar que algo maior nos guia, protege e nos ilumina.

Músicas de Motivação Nacionais

Mais Bonito Não Há – (Tiago Iorc e Milton Nascimento)

Esta é outra linda música que fala sobre a importância do amor, de cultivar sentimentos positivos e de “sempre ter um bom motivo para acreditar”, pois o melhor está por vir. Fala ainda sobre dar valor aos abraços serenos, aos pequenos gestos e aos momentos de perdão e sobre o poder do amor, de acreditar e de espalhar a felicidade aonde você for. Ouça e inspire-se também.

Clareou – (Xande de Pilares)

“Para tudo tem um jeito e, se não teve um jeito é que ainda não chegou ao fim…” Esta é apenas uma das frases inspiradoras que encontramos nesta belíssima canção, intitulada – “Clareou” – do compositor Xande de Pilares. Nos mostra ainda a importância de termos fé, coragem, de acreditar em nós mesmos, de esperar o tempo certo das coisas e não se abater com as dificuldades. Ouça e tenha um dia maravilhoso!

Pesadão – (IZA com Participação Especial de Marcelo Falcão)

Esta canção fala sobre como é essencial se reconstruir, buscar se reinventar, se manter forte e resiliente frente às dificuldades e sempre esperançoso. Só assim, podemos vencer nossos desafios, erguer nossos próprios castelos e conquistar nossos sonhos pessoais e profissionais por nossos próprios méritos.

Raridade – (Anderson Freire)

Você é um ser humano raro, essencial e importante. Jamais acredite no contrário! Sempre viva o seu melhor, valorizando seus talentos e competências, corrigindo seus erros, pedindo perdão, agindo pelos seus sonhos, sendo bom e seguindo adiante mesmo que as dificuldades sejam imensas.  Você é precioso e, com certeza, capaz de superar seus obstáculos. Por isso, acredite em seu poder interior e ouse realizar seus sonhos.

Mais uma Vez – (Renato Russo)

A esperança é a força que não nos deixa desistir frente às dificuldades. Por isso, independente, do que possa ter acontecido em sua vida, não deixe de amar e acreditar na bondade do ser humano e que, por seus próprios méritos, você pode alcançar grandes feitos e realizar seus sonhos e objetivos.

“Nunca deixe que lhe digam que não bale a pena acreditar nos sonhos que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém…” Lembre-se disso e confie em si mesmo, pois como disse sabiamente Renato Russo – “Quem acredita sempre alcança”. Acredite!

Gostou desta seleção maravilhosa? São músicas de motivação com diferentes estilos e com mensagens maravilhosas, profundas e reflexivas. Ouça cada uma delas com carinho, veja as letras em inglês e inspire-se a levar estas pérolas em forma de canção para sua playlist de vida.

Desejo ainda que ao ouvi-las estas músicas realmente tragam ao seu dia a dia àquelas frases inspiradoras ou melodias que vão deixar seus momentos pessoais e profissionais ainda melhores e mais motivados e produtivos. Musique-se!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 258780473 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vgstockstudio

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010