Acredite nos seus sonhos

Acredite nos seus sonhos

Acredite nos seus sonhos! Lute por suas perspectivas e seus ideais.

 

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.” A frase da ex-primeira dama americana, Eleanor Roosevelt, pode ser aplicada na vida pessoal e profissional de todos nós.

Alguns reclamam de não terem a oportunidade que desejam, no entanto não buscam uma maneira para conquistá-la. Sonhar é muito mais ação do que se imagina. É desejar, acreditar e buscar os meios para que sua meta seja alcançada.

Infelizmente, encontramos muitos casos por aí de pessoas que não pensam nos seus sonhos. Alguns alegam ter desistido das suas ideias iniciais, seja por alguma dificuldade, frustração ou qualquer outro motivo. Outros afirmam que a correria do dia a dia acaba levando a deixar os sonhos para segundo plano, onde alguns até terminam por se perder para sempre. 

Há, ainda, a fatia que não encara o sonho como prioridade ou algo concreto e, nesse sentido, nem desenvolve algum para acreditar e perseguir. São tantas situações tristes, mas neste texto pretendemos mostrar como você deve ter seus sonhos sempre em mente. Continue lendo e entenda como se manter na busca por concretizar os seus sonhos.

Sonhar é fundamental para realizar

Engana-se quem pensa que para se realizar o indivíduo deve estar totalmente focado no seu lado racional. Sonhar é crucial para despertar o desejo de fazer algo diferente e conquistar um degrau acima.

Se não nos permitirmos sonhar, dificilmente sairemos do lugar em que estamos. Somente quando olhamos para algo que ainda não temos, mas podemos ter, percebemos que podemos ir além.

Os sonhos são a matéria-prima fundamental para que uma pessoa construa objetivos em sua vida pessoal e profissional. Uma pessoa que não sonha, não estabelece metas e nem permite que nasçam ambições para seu crescimento em diferentes âmbitos da vida. Sendo assim, abra a sua mente para a relevância de sonhar e, especialmente, de acreditar nos seus sonhos. 

A importância de acreditar nos seus sonhos para ascender na carreira 

No meio corporativo, podemos notar que as pessoas de maior sucesso acreditam em si mesmas e em seus sonhos. A motivação e a crença que algo pode ser atingido torna essas pessoas autoconfiantes.

Elas levantaram as mangas e trabalharam arduamente para conquistar seus objetivos. Aproveitaram as pequenas chances que surgiram para colocar seus sonhos em prática. É esse exemplo que cada um de nós devemos seguir no dia a dia. Encarar e correr atrás daquilo que queremos.

Grande parte dos profissionais escolhe manter sua posição inicial a ter que arriscar e lutar pelas metas que desejam alcançar. Por achar que o caminho é muito longo, duro, ou pela ausência de confiança, essa fatia de pessoas não sai do lugar. Elas mantêm uma postura acomodada diante dos objetivos na carreira.

Pensando nisso, trouxemos dicas extraordinárias para ajudá-lo a mudar e lutar por suas perspectivas e seus ideais. 

Dicas para continuar acreditando em seus sonhos

Para você se manter acreditando nos seus sonhos parece ser uma tarefa difícil? Saiba que, com algumas mudanças de postura, pode se tornar bem mais simples. Continue lendo e confira as dicas que listamos abaixo de como se manter acreditando nos seus sonhos. 

1. Busque companhias positivas

Esteja próximo de pessoas que enxergam e trazem o que há de melhor em você. Evite expor seus sonhos para pessoas pessimistas e negativas. Muitos creem que a energia ruim atrai coisas ruins para nossas vidas. Nesse sentido, mantenha-se perto daqueles que vão gerar vibrações favoráveis para você atingir os seus objetivos.

Estar cercado de pessoas que não acreditam ou deslegitimam seus sonhos contribui para que você tenha a falsa impressão de que não é capaz. Quando estamos motivados pelos nossos sonhos é mais fácil seguir em frente para realizar as nossas conquistas. 

2. Enfrente seus medos

Você é maior do que os seus medos, acredite! Entenda o real motivo e o porquê de tê-los e trabalhe para enfrentá-los. Seja superior a eles e tome o controle de suas emoções. Essa é uma das etapas mais importantes para aqueles que estão encontrando barreiras para acreditar e correr atrás dos seus sonhos. 

Identifique quais são as motivações para as suas inseguranças e delineie planos para resolver cada uma delas. Entenda que para eliminar medos é preciso olhar para as suas causas. Os medos surgem apenas como um teste para nossa jornada. Supere-os com confiança!

3. Seja grato

Agradeça por tudo que você tem, pelas oportunidades que já conquistou. Uma pessoa que tem gratidão costuma viver com mais leveza e entende que algumas vitórias vêm com a ajuda de pessoas ou até de uma força superior. Saiba agradecer, faça esse gesto mais vezes. 

Assim, quando alcançar suas metas e sonhos, saberá ser humilde e dará o real valor pela sua conquista – algo fundamental em nossa caminhada. A gratidão funciona como um lembrete de que nada vem de graça e de que precisamos estar cercados de boas pessoas para sermos felizes. 

4. Seja determinado, porém flexível

Focar em seu objetivo não quer dizer que você deve ter a mente fechada e deixar sua meta de lado. Analise as oportunidades que aparecerem. É claro que você precisa estar firme no propósito de atingir um sonho, mas deve saber controlar o caminho. Se algo não está funcionando, ou se existe uma forma diferente de chegar ao objetivo final, tenha essa flexibilidade de mudar.

A flexibilidade é outra característica que contribui para fortalecer a nossa humildade. Quando você se permite mudar de opinião, admite para si mesmo que não sabe de tudo. Compreende que pode e deve ouvir aqueles que estão à sua volta para encontrar formas mais interessantes de realizar seus sonhos. Conquistas são construídas pela matéria-prima dos nossos sonhos e pelos nossos aprendizados. Aprendemos bastante com as outras pessoas. 

5. Trabalhe pelo seu sucesso

Dê passos, mesmo que pequenos, mas saia da inércia. Como dissemos no início deste texto, muitas pessoas dão desculpas e acabam adotando uma vida mais acomodada, sem aquele interesse de crescer e chegar aonde sempre sonhou. Deixe isso de lado. Trabalhe, acredite no seu potencial e vá à luta em busca de seus sonhos. Seja líder de si mesmo!

Tenha em mente que se você não trabalhar para alcançar as suas realizações mais ninguém o fará. Você deve seguir adiante rumo às suas realizações, deixando que os seus sonhos te guiem tal qual um farol. Você sempre pode fazer mais do que acredita, o segredo está em não se deixar parar na primeira dificuldade. 

6. Entenda que o esforço é grande

Você já deve ter ouvido alguém falar que nada vem fácil em nossa vida. Nunca se esqueça dessa máxima! O resultado só vem com o esforço e, se ele ainda não foi conquistado, é preciso dar um pouquinho mais de si para chegar lá. Trabalhe bastante, com afinco, determinação e entenda que haverá sofrimento até alcançar a vitória.

Em alguns casos, é necessário fazer alguns sacrifícios ao longo do caminho para chegar ao resultado esperado. Nessa jornada, é válido se perguntar do que você está disposto a abrir mão. Ter essa compreensão logo no início da trajetória diminui o impacto no momento em que for necessário fazer o sacrifício efetivamente. 

7. Não tenha pressa (mas não espere tanto)

Algumas pessoas acabam deixando a paciência de lado e querem acelerar os processos até chegar ao topo. Tenha calma, pois quem decide atropelar as etapas acaba tropeçando e, por vezes, essa queda é mais difícil de se recuperar. Portanto, vá subindo degrau por degrau, comemore as pequenas conquistas para que, pouco a pouco, você atinja o lugar mais alto. 

Mas, lembre-se: não ter pressa não pode significar ficar parado, esperando as coisas acontecerem por si só, pois você sabe que isso não se tornará realidade. Não ter pressa significa apenas compreender que cada etapa tem o momento certo para ser realizada. Esse entendimento evita que você cometa erros dos quais pode se arrepender e não ter como corrigir. 

8. Foque em suas conquistas

É comum olharmos para o lado, para observarmos as conquistas das pessoas ao nosso redor. É claro que vale como uma inspiração, uma motivação para nossa própria caminhada, mas algumas pessoas falham em comparar as jornadas ou até mesmo criar uma competição invisível, onde um sonho passa ser a superação do outro. 

Não meça seu sucesso com o da outra pessoa, tenha suas próprias metas e foque sempre em suas conquistas. Isso é especialmente importante porque provavelmente você irá se deparar com pessoas que parecerão menos bem-sucedidas do que você e outras que parecerão muito mais bem-sucedidas. Ninguém parte do mesmo ponto de partida e nem com as exatas mesmas condições então se comparar não é algo válido.

Copyright: 317976773 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pedarilhos

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds