Como desenvolver a habilidade de liderança

Líder acompanhado por seus lideradosTodos os Lideres devem delegar, ensinar, motivar e inspirar confiança em uma equipe de trabalho.

Quando pensamos em liderança, especialmente no ambiente de trabalho, o que nos vem à mente é um profissional que inspira os demais colaboradores. Cabe ao líder ser esse profissional inspirador, mas liderar é algo que vai muito além disso.

Muitas pessoas são líderes natas e em todos os lugares conseguem colocar essa habilidade em prática. A liderança é uma habilidade muito necessária no ambiente de trabalho e, se você deseja ser um verdadeiro líder, saiba que é possível desenvolver essa habilidade, caso não tenha esse “dom natural”. Como? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Funções de um líder no ambiente de trabalho

Cabe aos líderes delegar funções e atividades aos seus liderados e mostrar como funcionam os processos da organização empresarial para os membros da equipe. Cabe ao líder, também, motivar a sua equipe e inspirar confiança. Liderar sem confiança é algo muito difícil de acontecer.

Isso se deve ao fato de que a liderança não é algo necessariamente atrelado a cargos. Existem gestores que não conseguem ser bons líderes, enquanto há colaboradores que conseguem ter uma boa liderança diante dos seus colegas, mesmo sem ocupar cargos de chefia.

A liderança é uma das habilidades mais buscadas por empresas no mundo todo, justamente para que a motivação dos colaboradores não seja feita de maneira unilateral. Portanto, desenvolver a habilidade de liderar é fundamental para o sucesso da gestão em uma empresa.

Dicas para desenvolver a habilidade de liderança

Se você chegou até aqui, já sabe o quão importante é desenvolver essa poderosa habilidade. Um último destaque que precisa ser feito é que a liderança não é algo único e homogêneo. Existem vários tipos de liderança, e cada pessoa terá a sua forma particular de liderar.

É importante definir uma forma que seja compatível com a sua personalidade para que a liderança seja eficiente e traga resultados para a empresa. Então, agora é hora de saber o que fazer para ser um líder excelente e verdadeiramente motivador. Confira as dicas a seguir!

1 – Busque conhecimento e se prepare continuamente

Para liderar, é preciso ter conhecimento, não só sobre liderança, mas sobre questões atreladas à sua profissão. Portanto, participe de cursos, seminários, workshops etc. Invista também em leituras que farão a diferença no seu desempenho profissional e que o farão ser o líder ideal. Ser líder é ter o conhecimento necessário para conduzir pessoas e inspirar a confiança: pense nisso. Outra dica bacana é participar de eventos, como palestras e congressos, sobre o tema da liderança.

2 – Conheça melhor a organização empresarial

Tão importante quanto ter conhecimento para liderar é saber onde esse conhecimento será aplicado. É importante que você demonstre interesse em saber como é a empresa que você trabalha. Portanto, busque estar por dentro de tudo o que acontece em cada setor. Um bom líder entende toda a máquina que movimenta uma organização, e não somente a sua engrenagem. Isso o ajudará a ver como a sua liderança poderá contribuir com o crescimento da empresa e com a produtividade da equipe.

3 – Valorize os seus colegas e invista em boas relações interpessoais

Não é possível ser líder de maneira solitária ou afastada das pessoas. Uma liderança sem boas relações interpessoais é uma liderança destinada ao fracasso. Assim, procure conhecer os seus colegas, entenda as suas qualidades e os seus pontos de melhoria e utilize esse conhecimento para direcionar tarefas e motivar profissionais.

Também é importante criar empatia e respeito entre você e os seus colegas, pois, em uma verdadeira equipe, há confiança e respeito mútuo, especialmente entre os líderes e os liderados. Crie relações que possam tornar o ambiente de trabalho ainda melhor.

4 – Comunique-se com clareza

É impossível falar em liderança sem falar em comunicação eficaz. O líder precisa definir objetivos, negociar estratégias, delegar funções, explicar tarefas, tirar dúvidas, ajudar, compartilhar conhecimentos, avaliar o desempenho e dar feedbacks — todos esses processos dependem de comunicação. Portanto, pense e organize a sua mensagem antes de falá-la ou escrevê-la. Verifique se todos compreenderam exatamente a informação. Além disso, saiba ouvir o que os liderados têm a dizer.

5 – Dê o exemplo

Por fim, entenda que a posição de liderança carrega consigo grandes responsabilidades. O líder é a figura em quem os demais profissionais se inspiram. Por isso, seja um exemplo vivo de todas as características que você deseja ver nos membros da sua equipe: pontualidade, assiduidade, respeito aos prazos, organização, responsabilidade, criatividade, disciplina, bom relacionamento interpessoal, proatividade, clareza de comunicação, entre outros. Dê o exemplo em tudo o que fizer!

Contribuições do coaching para a sua liderança

Conforme citamos anteriormente, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida de maneira eficiente. Uma boa alternativa para desenvolver a sua liderança é investir em formações em coaching. Essa poderosa metodologia pode ser o diferencial na sua carreira, a fim de que você se torne um verdadeiro líder.  Com técnicas e ferramentas que já têm ajudado profissionais no mundo todo, o coaching o ajudará a:

  • Ter uma comunicação mais eficaz;
  • Desenvolver melhores relações interpessoais;
  • Conhecer técnicas de negociação;
  • Ter disciplina;
  • Agir com foco;
  • Ser mais organizado(a);
  • Desenvolver a visão sistêmica;
  • Fazer rapport;
  • Enfim, ser um líder completo e competente.

Essas são apenas algumas das inúmeras habilidades necessárias aos líderes de todas as empresas dos mais variados segmentos. Para saber mais sobre essas e outras contribuições do coaching para a sua carreira, clique aqui. Lembrando sempre que o IBC é a única escola de coaching com a certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das suas formações e a eficácia da sua metodologia de ensino.

Agora, conte para nós: você acredita que pode ser um excelente líder? Você se considera um líder no seu trabalho? O que falta para que você alcance a excelência nesse aspecto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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