Conheça as principais características de uma liderança participativa

Liderança Participativa Saiba mais sobre a Liderança Participativa

 

Muito já falei sobre liderança e o quanto é importante a participação dos líderes no processo de gestão de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Contudo, existe um modelo de liderança que cresce a cada dia e que vem deixando marcas positivas quando o assunto é participar, interagir, ajudar e fazer crescer o número de resultados extraordinários de uma equipe e uma organização. E esse modelo é a liderança participativa!

Você já ouviu falar desse modelo de liderança? De forma clara e objetiva, a liderança participativa é envolta por processos e pessoas, ou seja, para que esse modelo de liderança seja aplicado em uma organização, é fundamental que haja alguns processos muito bem definidos, e claro, pessoas que consigam colocar em prática o trabalho em equipe como uma das prioridades da empresa.

Adote uma postura de liderança que irá te levar a novos patamares!
Com meu eBook “Leader Coach” você irá trilhar o caminho para o sucesso!

Quando se fala em liderança, logo se pensa em indivíduos que nasceram com o “dom” de liderar pessoas e de comandar grandes equipes. Entretanto, como eu disse anteriormente, o novo modelo de liderança, também conhecido como liderança participativa, mostra que o trabalho de um líder vai muito além de comandar uma equipe, ele precisa estar por dentro e literalmente participar de todos os processos que levam a empresa e as equipes a conquistarem o sucesso que desejam.

Para que você conheça um pouco mais este poderoso modelo de liderança, convido você a continuar esta leitura e conferir as principais características do líder participativo.

O que é liderança participativa?

Quando falo em liderança participativa estou falando de um tipo de líder que tem como um de seus princípios primordiais estimular e contar com a participação dos membros de sua equipe nos processos organizacionais e na tomada de decisões. Para isso, ele assume o papel de orientador, coordenando e apoiando seus colaboradores, para que estes dêem o melhor de si na execução de suas demandas e contribuam, efetivamente e na prática, com o alcance de resultados extraordinários. 

A partir disso, ou seja, do desenvolvimento desse estilo de liderança nas empresas é possível observar o aumento da produtividade por parte dos colaboradores, do comprometimento e também da qualidade e excelência do trabalho executado, uma vez que, ao serem consultados e chamados a participar de forma estratégica dos processos organizacionais, os profissionais sentem-se mais valorizados e engajam-se ainda mais para ajudar líder e empresa no alcance das metas e objetivos estabelecidos. 

Principais características da liderança participativa

O líder participativo é um verdadeiro aglutinador. Ele faz questão de sempre incentivar seus colaboradores a participarem dos processos de todas as formas possíveis, seja através de uma opinião, sugestão ou de uma maneira diferente de executar uma atividade no dia a dia. Isso acontece porque ele sabe que empresas são resultados de pessoas e que é preciso que estas estejam plenamente satisfeitas para sempre contribuírem com o seu melhor. 

Além destas características existem algumas outras que podemos encontrar facilmente no líder participativo. Veja quais são elas, a seguir:

Comunica-se de forma eficaz

A primeira e mais importante característica do líder participativo é a sua grande habilidade de se comunicar de maneira eficaz. Isso quer dizer que ele exerce uma comunicação clara, transparente e objetiva com todos, buscando sempre se fazer entender da melhor maneira possível e criar uma boa relação com todos os membros de sua equipe. 

Assim, ele utiliza muito bem a seu favor todos os meios de que dispõe para se comunicar com maestria, não só com seus colaboradores, mas também com todas as pessoas que lhe cercam, pois sabe que precisa contar com o apoio e colaboração de todos para conseguir alcançar os objetivos que almeja. 

Oferece feedbacks assertivos

Outro ponto que torna a liderança participativa extremamente positiva no ambiente corporativo é a sua habilidade em oferecer a seus colaboradores feedbacks verdadeiramente assertivos. 

Ele utiliza esta ferramenta a seu favor para reconhecer o bom trabalho dos profissionais que fazem parte de sua equipe, e também para dar-lhes feedbacks de melhoria, mostrando-lhes os pontos em que precisam melhorar. Com isso, estes colaboradores sentem valorizados e passam a buscar cada vez mais pelo desenvolvimento de seu potencial máximo na realização das demandas do dia a dia. 

Lidera por valores

Um dos pontos que o líder participativo entende como essenciais em sua liderança é a necessidade de exercê-la através de valores verdadeiramente fundamentais para que tudo ocorra da melhor maneira possível no ambiente organizacional. 

Assim, ele compartilha com seus colaboradores a missão, visão, valores e cultura da empresa, e faz questão se tornar um exemplo de comprometimento e dedicação, conduzindo a sua liderança de maneira e incentive e motive a todos também por seus comportamentos e atitudes. 

Benefícios da liderança participativa

Mesmo não sendo complicado aplicar a liderança participativa, algumas empresas ainda não estão cultivando essa ideia. E como seria aplicar esse modelo de liderança? Bom, todos os colaboradores, inclusive e, principalmente os líderes, tornam-se um grande e consistente time que estão unidos por missões fortemente estabelecidas, nesse sentido, pode-se dizer que esse grupo se torna ativo e pulsante, pois estão ligados ao mesmo propósito.

O líder que aplica a liderança participativa, deve ter em mente que o equilíbrio entre os objetivos da empresa e as metas pessoais de cada colaborador que compõe a equipe, é um dos fatores principais para que a execução desse modelo de liderança seja de fato um sucesso.

Entretanto, não é correto pensar que a eficiência da gestão participativa depende apenas do líder, muito pelo contrário, esse é um trabalho de equipe onde todos devem fazer parte para somar os resultados e, no final, obter grandes conquistas. 

 Veja alguns benefícios por aplicar a liderança participativa em uma organização:

  • Mais harmonia entre os objetivos da empresa com os talentos individuais de cada colaborador, promovendo a execução dos processos e claro, o monitoramento dos resultados;
  • Esse modelo permite que todos os membros da equipe, inclusive líderes, participem das definições dos objetivos, das tomadas de decisões e do trabalho em equipe;
  • Através do modelo de liderança participativa, é possível conectar a informação produzida nos métodos participativos, com os processos estabelecidos pela empresa;
  • Causa mais envolvimento entre as pessoas, gerando um prestígio do valor do capital humano a todos que participam do projeto, gera melhores resultados, e consequentemente um maior comprometimento e motivação de toda a equipe;
  • Potencializa a produtividade e qualidade de vida de todos os colaboradores, além de causar uma melhora nas rotinas de trabalho.

Diante de tantos benefícios, é possível entender que um líder participativo e moderno, busca estar ligado e antenado no que chamamos de autoconhecimento, com isso, o mesmo se torna capaz de evidenciar um maior equilíbrio e ainda mais sabedoria para compreender sua equipe, bem como uma forma verdadeiramente eficiente de gerenciá-la.

Adote uma postura de liderança que irá te levar a novos patamares!
Com meu eBook “Leader Coach” você irá trilhar o caminho para o sucesso!

Se você é líder e tem interesse de desenvolver a sua liderança participativa, a minha dica é que você conheça a formação Leader Coach Training – LCT. Um programa extraordinário que te ajuda neste processo de desenvolvimento do seu autoconhecimento e no aprimoramento de suas habilidades, para se tornar um líder inspirador e cada vez mais gerador de resultados para você mesmo, para a sua equipe e para a empresa como um todo.

O que você, enquanto líder, pode implantar na sua empresa para que sua equipe e você, tenham uma nova comunicação, a fim de conquistar novos resultados? Use o espaço abaixo para compartilhar sua opinião comigo e aproveite para curtir e compartilhar essa ideia em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 Copyright: 342217274 – https://www.shutterstock.com/pt/g/luckybusiness

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010