Dicas para construir uma boa liderança

peixinho dourado com fantasia de barbatana de tubarão liderando outros

Confira uma lista incrível com 10 dicas para uma liderança eficaz.

Toda empresa que tenha como objetivo crescer e alcançar o sucesso deve direcionar esforços para construir uma boa liderança. Afinal, para ser um bom líder é preciso ter amplo conhecimento de gestão de pessoas, pois não basta simplesmente dar ordens para construir uma equipe forte e coesa.

Mas, o que faz um bom líder? Confira a resposta para essa pergunta e dicas para uma liderança eficaz ao longo do texto.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que significa uma boa liderança?

Certa vez, em uma entrevista, a professora de Administração de Empresas da Harvard Business School (HBS) e diretora da Iniciativa de Liderança, Linda Hill, contou uma história interessante.

Em uma empresa havia dois gerentes que trabalhavam em uma mesma área e tinham como objetivo os mesmos resultados.

O gerente A era o tipo de líder amigo, sempre que pedia algo para os colaboradores, ele enfatizava “faça isso porque somos amigos”. Por um período, ele obteve bons resultados, até que chegou o momento de promover um de seus “amigos” e ter que não dar um bônus para outro. A insatisfação foi instalada e se alastrou na equipe, como consequência, os resultados caíram.

Já o gerente B, era um chefe e sua equipe era apenas uma “executora”. Ele era centralizador e as pessoas tinham que fazer as tarefas que ele ordenava, pois era o chefe, então, o único que sabia o que deveria ser feito. Bons resultados surgiram no começo, até que as pessoas ficaram desmotivadas por sua postura, não queriam mais estar em sua equipe e começaram a sair.

Nenhum dos modelos acima, que são opostos, serve como exemplo de liderança eficaz. O chefe esgota todo o potencial do grupo, pois centraliza tudo e toma as decisões sem feedback da equipe. Ou seja, os colaboradores são apenas executores e nada mais.

Já aqueles que tratam a liderança somente como uma relação de amizade decepcionam as pessoas, geram o sentimento de inveja e, assim, a equipe é minada com a insatisfação.  Já um bom líder traz segurança para o grupo, pois os colaboradores confiam nele e sabem que conseguirão bons resultados.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Como construir uma boa liderança?

Hoje, as empresas precisam de líderes capazes de preparar o terreno para que as equipes se desenvolvam e produzam com potencial máximo.  Veja dez dicas para construir uma liderança embasada em resultados, e, especialmente, no desenvolvimento e evolução dos liderados.

1. Identifique o seu estilo de liderança

Em primeiro lugar, é preciso que identifique o seu próprio estilo de liderança. Embora existam perfis padrão e possa haver um que deseje seguir, é importante dar o seu toque de personalidade.

Existem líderes que são mais calmos, outros mais agitados, reservados, divertidos. Procure se conhecer para usar a sua essência a seu favor, mas, claro, sempre buscando aperfeiçoar pontos que possam não ser tão positivos do ponto de vista da gestão de pessoas.

2. Mantenha proximidade com os colaboradores

Mantenha uma relação próxima com a sua equipe para que eles se sintam à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e cocriarem contigo. Contribua para que o ambiente de trabalho seja leve, isso faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e se tornem até mais produtivas.

3. Seja assertivo

Saiba comunicar o que quer de uma forma clara, isso é necessário para que equívocos não aconteçam. Contudo, é sempre importante lembrar que tratar a todos com respeito e gentileza é fundamental, mesmo quando um problema acontecer. Alterações de voz não ajudam em nada e podem até mesmo configurar assédio moral.

4. Escute os colaboradores

A sua equipe não é apenas uma “executora” de tarefas, é importante saber a opinião dos seus colaboradores sobre as atividades. Nesse sentido, demonstre-se disponível para ouvi-los, independentemente do assunto abordado. Isso gera conexão e fortalece a sinergia do time.

5. Dê direcionamento para a equipe

O bom líder é o comandante do navio e, embora a tripulação tenha suas funções, é dele a responsabilidade de determinar a direção a ser seguida. Portanto, aponte o caminho e leve sua equipe à vitória. A cada nova conquista a confiança que eles depositam em você será renovada!

6. Seja flexível

Todo bom líder deve saber ser flexível quando for necessário se adaptar. Mire no exemplo de um avião que, para suportar uma turbulência e mudanças repentinas, precisa de asas flexíveis para não quebrar. Essa é uma habilidade fundamental, sobretudo em momentos de crise.

7. Seja um modelo para os demais

Em vez de exigir dos seus colaboradores determinada postura, aja como tal e ensine através do exemplo. Comporte-se da forma com a qual deseja que cada funcionário aja. Assim, evitará incoerências entre sua fala e suas ações e conseguirá ensinar de forma muito mais eficaz.

8. Demonstre paixão pelo que faz

Um líder deve ser, antes de tudo, um apaixonado pelo que faz. Assim, demonstrará esse entusiasmo através de suas falas e atitudes, contagiando a todos. Afinal, não há nada mais desanimador do que ser gerenciado por uma pessoa que não acredita verdadeiramente na empresa. É preciso haver verdade para fortalecer a motivação da equipe.

9. Mantenha uma atitude positiva

Bons líderes são otimistas, o que não significa que fechem os olhos para a realidade, mas sim que acreditam na capacidade da equipe de alcançar o melhor resultado. Para isso, evite palavras que expressem negatividade e mantenha sempre um sorriso no rosto. Acredite, isso fará uma grande diferença na moral dos colaboradores e na sua própria.

10. Reconheça o bom trabalho

Por fim, lembre-se sempre de reconhecer o bom trabalho dos colaboradores, tanto individual como coletivamente. Isso pode ser feito através de elogios, oferecimento de bonificações e até promoções. O fato de os funcionários verem que seus esforços são reconhecidos irá encorajá-los a se dedicarem com cada vez mais afinco.

Além dessas dicas, o Coaching também pode contribuir com uma boa liderança: potencializando habilidades, auxiliando no gerenciamento, motivação e desenvolvimento de uma equipe. Através da cultura de Coaching no mercado corporativo, os resultados serão maximizados e as expectativas pessoais e profissionais podem ser plenamente alcançadas.

Venha para o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e confira as formações disponíveis para se tornar um Líder Coach!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010