Dicas de Motivação Pessoal

Motivação Pessoal Confira dicas de Motivação Pessoal

 

Às vezes já acordamos cansados, sem vontade de ir trabalhar. Comer parece ser mais uma obrigação que uma necessidade e o céu dá a impressão que já surgiu cinza. Todos têm seus dias de mau humor, mas deixar essas situações se tornarem rotineiras é perigo na certa. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Ser nocauteado pelo desânimo e pelo baixo astral é comum quando estamos em conflito interno. Contudo, nesses momentos, você precisará exercer a sua motivação pessoal, para que, dessa maneira, mantenha-se constantemente preparado para vencer e superar os desafios do dia a dia que aparecem! 

E você sabe o que é motivação pessoal? Para saber mais sobre este assunto e também como ser uma pessoa mais motivada, continue a leitura! 

Mas o que é motivação pessoal?

A motivação é o que leva uma pessoa a fazer algo, ter um impulso para correr atrás de seus sonhos e objetivos. Ela pode vir através de fatores externos ou do próprio indivíduo, no caso da motivação pessoal. Nessas circunstâncias, é possível que ele encontre sua motivação de diversas maneiras, buscando soluções e novos caminhos para seus problemas e fazendo atividades que o deixam feliz.

Com isso, entendemos que a motivação, em linhas gerais, é uma energia que nos impulsiona a buscar a realização dos nossos sonhos! Ainda, estar motivado pode auxiliar a ter um cotidiano mais leve e prazeroso, fazendo com que você consiga apreciar os prazeres que a vivência do dia a dia possui. 

Se você não consegue se enxergar com esse tipo de atitude, talvez seja o momento de avaliar como anda a sua motivação pessoal! Ela pode estar muito relacionada com ter um propósito de vida, um objetivo a ser atingido, entre diversos outros fatores. Portanto, às vezes, você está se sentindo perdido com relação a essas questões de vida e isso pode estar impactando diretamente na forma como você se motiva diariamente. 

Dizemos isso, pois focar nesses pontos em específico, ou seja, no que você quer e em alcançar seus sonhos e objetivos, faz com que você se aproxime mais de seus propósitos, te ajudando a ser uma pessoa mais satisfeita pessoalmente. Isso pode te tornar mais feliz, determinado e energizado. Pessoas motivadas são mais entusiasmadas e mais propensas a saírem da sua zona de conforto. Isso as torna indivíduos mais proativos e voltados à iniciativa, tendo um estilo de vida mais dinâmico. 

De acordo com Neil Patel, grande nome do marketing digital, “A motivação é como uma propulsão a jato, ela transforma indivíduos, de participantes a líderes ativos”.  Ainda, segundo ele líderes motivados são movidos por alcançar objetivos. Mesmo sendo um grande diferencial ter motivação profissional, essa qualidade não deve ser considerada apenas nesse ambiente. Ter motivação pessoal é estar no controle da sua própria vida. 

Nunca é tarde para reiniciar e aproveitar as coisas boas que a vida pode proporcionar. Por isso, neste artigo daremos dicas de motivação pessoal para você deixar o cinza de lado e perceber o mundo com outras cores. 

7 dicas para ter motivação pessoal

Para ser uma pessoa mais motivada e feliz em seu dia a dia, confira as dicas que elaboramos especialmente para você! 

1 – Quais são os seus sonhos?

Um dos principais motores que mantém qualquer pessoa motivada são os sonhos. Você já parou para refletir quais são seus sonhos? Será que você está no caminho certo? O que você anda fazendo para torná-los realidade? Pois é, sem sonhos somos vazios de esperança, paixão e vigor. Sem sonho somos apenas corpos viventes sem luz. 

Aqui, a dica é que você pare e pense em tudo que o trouxe até o estágio atual, reveja seus valores, sua família, seus ideais e suas aspirações, e em seguida reflita sobre o que você quer alcançar, sobre o seu estado desejado e também sobre o que precisa fazer para se colocar na direção de suas aspirações. 

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que sonhar é o primeiro passo para ter motivação pessoal e lutar no que for preciso para torná-los realidade.

2 – Faça atividades que lhe deixem feliz

Não há nada melhor que a sensação de felicidade e bem estar. Por isso, uma das formas de obter motivação e superar o desânimo é fazendo atividades que lhe deixem feliz. Escute suas músicas preferidas ou músicas de motivação, veja filmes motivacionais, faça caminhadas no parque, vá à praia, ao cinema e ao teatro, saia com os amigos e familiares. 

Não existe ninguém melhor que você mesmo para saber sobre o que gosta e te dá a sensação de bem-estar. Então faça uma listinha e coloque em ordem de um a dez as atividades que mais lhe agradam, depois faça o possível para tentar realizá-las, registre esses momentos com fotos e compartilhe entre seus amigos. Depois de uma maratona de felicidade não há mais razão para ficar de baixo astral.

3 – Invista em sua formação pessoal

Nossa principal dica é para você investir em sua formação, com ajuda de profissionais altamente qualificados, você terá um verdadeiro treinamento para derrotar seu principal inimigo, o desânimo. 

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, instituição reconhecida nacional e internacionalmente oferece o curso Professional & Self Coaching – PSC para que você possa ter motivação pessoal e surpreender a si mesmo. 

Muitas pessoas acham que os cursos de Coaching são voltados apenas para a formação profissional, mas isso é um grande engano. A missão do IBC é fazer do Coaching uma filosofia de vida, para ser empregada em todos os momentos. O aperfeiçoamento pessoal é tão importante quanto qualquer outro setor da vida. O Coaching é mais que um simples treinamento é uma metodologia capaz de romper barreiras e realizar sonhos.

4 – Trace planos

Reconheça o lugar que você está e aonde quer chegar. Dessa maneira, você poderá visualizar seus objetivos e se sentirá motivado a alcançá-los. Além disso, seguir um plano te dá uma perspectiva das coisas que você pode realizar e que dependem muito de seu esforço, o que te dará energia para seguir sempre em frente!

5 – Lembre-se do que já passou

Muitas vezes nós sentimos que não evoluímos na vida, que nossos amigos estão em posições melhores do que a gente e que estamos desperdiçando nosso tempo. Porém, dessa maneira acabamos nos esquecemos de tudo o que superamos e passamos. Olhe para traz e recorde-se de tudo de ruim ou desafiante que você superou, conseguindo dar a volta por cima. Dessa maneira, além de ter gratidão pelo o que já conquistou, você se sentirá motivado a progredir mais ainda!

6 – Esteja em paz consigo mesmo

Não adianta querer se sentir motivado enquanto você está em conflito consigo mesmo. É importante que você esteja em paz com quem é e com as ferramentas que possui para mudar de vida. Acredite em seu potencial, se aceite e seja uma inspiração para si.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

7 – Busque por histórias motivadoras

Ver o sucesso de pessoas que passaram por situações desafiantes e até mesmo pelas mesmas coisas que você te ajuda a se sentir motivado. Isso acontece, pois você reconhece que se aquela pessoa teve força e paciência, você também pode ter. E se ela atingiu o sucesso, você também pode atingir! Caso se identifique com as histórias, busque ver as alternativas que essas pessoas seguiram e tente fazer o mesmo ou algo parecido.

Motivação pessoal versus motivação profissional

Muito já se falou sobre separar a vida pessoal da vida profissional. Mas pense como isso se mostra um verdadeiro desafio, já que você deve trabalhar por volta de 40 horas por semana e, quando se exclui o horário de sono médio, sua semana conta com 40 horas não destinadas a trabalhar. Com essa demonstração fica claro que é importante buscar o equilíbrio entre sua vida profissional e a vida pessoal. 

Além de equilíbrio entre o seu lado profissional e pessoal, é importante entender o que te motiva ambos os aspectos. Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.

Ela pode vir de diversos lugares, seja como reservar um tempo para a prática de atividades que você gosta, como praticar esportes, ou mesmo ler livros que não dizem respeito a seu trabalho. 

A motivação profissional, por outro lado, é quando você consegue perceber que não está trabalhando por pura obrigação, mas existe algum outro motivo que te faz ir para o trabalho. Nesse sentido, é trabalhar para se desenvolver e evoluir, ou seja, o que impulsiona sua carreira profissional. 

Profissionais motivados são, na maioria das vezes, reconhecidos pelo que fazem, são mais proativos, desenvolvem mais habilidades e possuem mais satisfação nesse aspecto da vida. Ainda, isso tudo contribui para serem indivíduos mais produtivos e felizes na organização na qual trabalham. 

Como falamos no começo desse tópico, é ideal que a vida profissional e a vida pessoal estejam em equilíbrio e, nesse sentido, é essencial que a motivação pessoal e a motivação profissional estejam também alinhadas. Ainda, fica claro que se a motivação pessoal não estiver indo bem, vai com certeza afetar a motivação profissional negativamente. 

Se você estiver tendo rotinas muito estressantes no trabalho e não consegue ver um avanço na sua carreira. Com certeza, não estará com paciência para se dedicar com alegria e pacificidade a seus amigos e familiares. Essa situação não faz bem para nenhum dos lados, por isso o equilíbrio é tão importante. 

Lembre-se que a motivação, em qualquer esfera da vida que seja, é um excelente caminho para se ter uma existência mais plena. Dessa forma, procure avaliar o que te motiva na vida pessoal e na vida profissional, para ver quais pontos podem ser melhorados, no sentido de que você atinja o equilíbrio ideal, que vai te motivar da melhor maneira possível, fazendo com que você fique se sentindo ainda mais satisfeito com sua vida. 

Como exercitar a motivação 

De uma forma bem simplista, podemos analisar que nossas vidas são um sequência de dias, em que temos várias atividades para serem cumpridas e realizadas, além de responsabilidades que estão sob a nossa alçada. Para que esta seja mais leve e feliz, é muito importante que as nossas tarefas diárias estejam alinhadas com os nossos propósitos e objetivos. 

Estes, muitas vezes, são transformados em sonhos que desejamos realizar. Para isso, é importante ter um planejamento de metas a serem cumpridas, que vão te aproximar cada vez mais da realização do que você almeja conquistar. Além disso, ter sonhos a serem alcançados é um importante fator para manter acesa em nós a chama da motivação.

Quando você tem um sonho e batalha para conseguir torná-lo realidade, você está trabalhando com a sua motivação de que as tarefas que você cumpre durante o dia vão te fazer chegar ainda mais perto desse sonho. Por isso, sonhar é essencial para exercitar a motivação dentro de si próprio. Esse é o primeiro passo para se manter motivado.

A vontade que temos de vencer é algo que nos ajuda a gerar engajamento e comprometimento com um objetivo e isso, via de consequência, aumenta a nossa motivação. Dessa forma, sonhar e ir atrás dos seus sonhos é essencial para exercitar a motivação, mas só isso não é suficiente. 

É importante também nutrir em si mesmo a autoconfiança e a autoestima. Ou seja, é preciso acreditar na sua própria capacidade de realização. O indivíduo que não possui autoconfiança e autoestima bem preservadas tem mais dificuldade em realizar coisas, pois isso é capaz de potencializar os obstáculos e desafios que surgem em sua jornada. 

Ainda, como já falamos antes, é muito importante saber equilibrar as obrigações que temos na vida com o prazer que podemos ter a partir destas. Alcançar um sonho é uma trajetória de lutas, que muitas vezes podem até significar algumas perdas ao longo do caminho, mas é importante também ter tempo para a felicidade e o bem-estar. 

Além disso, a motivação vem também de um corpo e uma mente descansados, tranquilos e alegres. Ou seja, ter momentos de distração também te ajudam a exercitar a motivação. 

E você, tem alguma dica para ter motivação pessoal? Utilize o espaço abaixo para deixar a sua dica e também a sua opinião a respeito deste importante assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

 

Fontes: 

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-motivacao-pessoal/

https://viverdeblog.com/motivacao-pessoal/ 

Copyright: 264221285 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mariemaerz

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010