A importância da família para nos tornarmos campeões

Família

Conheça a importância da família em nossas vidas

 

Uma das decisões mais importantes na vida é a escolha da carreira. Optar por uma profissão e lidar todos os dias com esta escolha requer afinidade, garra, esforço e preparação. Alguns se tornam jornalistas, engenheiros, médicos, publicitários, dentistas, jogadores de futebol, advogados… Qual é a sua profissão? Antes de responder, continue lendo o artigo!

Como os familiares ajudam

É essencial lembrar que a escolha de qualquer carreira pode trazer grandes alegrias, mas também de frustrações. Isso é comum. E tantos nos momentos bons quanto ruins, a ajuda da família é imprescindível para que o profissional consiga estabelecer prioridades e se adequar aos objetivos. As decisões são tomadas em uma fase ainda muito jovem, portanto é possível que a falta de experiência possa atrapalhar.

Perseverar na profissão não depende apenas do profissional, pois o apoio familiar fomenta a sua motivação para que ele continue a busca da realização do seu sonho. Há casos de jovens, com grande potencial e aptidão que abandonam a carreira por receberem vários “nãos”. Mas, isso não é motivo para desistir, não é mesmo? E essa decisão de seguir em frente se torna muito mais fácil há sustentação dos familiares e dos amigos para ajudar.

Se você conhece algum caso em que a ajuda psicológica da família foi essencial escreva nos comentários!

A orientação constante

A forma como os pais ou responsáveis orientam as crianças da casa reflete diretamente no desenvolvimento psicológico, intelectual e físico. Então, mesmo nos momentos mais complicados, o suporte familiar dá forças para manter a determinação e não perder o foco das metas. Diante das adversidades, é a família que acompanha de perto e que não desiste das crianças. Com certeza, esse núcleo será essencial para mostrar os caminhos em direção ao sucesso, independentemente da profissão escolhida.

Existe uma área de estudo chamada programação neurolinguística que busca entender três grandes pilares de qualquer ser humano: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Desenvolvida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder, a pesquisa mostra que esses pilares podem se conectar e trabalhar juntos em prol de um objetivo. Apesar de este estudo ter sido publicado nos anos 70, nos Estados Unidos, ele continua bem atual, não é mesmo?

A contribuição fundamental do coaching

Além do apoio familiar, o coaching é um forma de estímulo muito importante para a formação pessoal e profissional de uma pessoa. O método funciona como uma ferramenta efetiva na transformação positiva do indivíduo em curto, médio e longo prazo.

Entre os diversos benefícios do coaching está a compreensão e o exercício do autoconhecimento. Ter sabedoria a respeito de si mesmo é uma forma de empoderamento. Somente conhecendo a si mesmo é possível entender quais são os pontos positivos que podem florescer e serem ainda mais fortes, quais são os pontos positivos que estão escondidos e que precisam de um estímulo para surgirem e quais são os pontos negativos que precisam de ajuda para se tornarem menos sabotadores.

Além disso, o coaching também proporciona que você entenda a obrigatoriedade do autodesenvolvimento. Mais do que simplesmente conhecer a si mesmo, ter sapiência técnica e ter habilidade social, é importantíssimo evoluir diariamente. Ter o progresso como missão é um grande passo para se manter sempre atualizado e bem consigo mesmo.

Outro ponto muito interessante do coaching também é a inteligência emocional. A capacidade de entender qual emoção é mais adequada para qualquer situação é um grande benefício para aguentar as dificuldades da vida tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) possui diversas metodologias de coaching baseadas em áreas de estudo respeitadas ao redor de todo o mundo. Existe um setor de estudo de muito destaque chamado programação neurolinguística. Este procura entender três grandes pilares dos indivíduos: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Esse estudo foi desenvolvido pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. A ideia dos estudiosos é que esses três pilares podem se relacionar para trabalhar em busca de um único objetivo.  

Esse pensamento fez tanto sucesso que é usado até hoje! Um dos entusiastas é o Tony Robbins, um treinador de performance mundialmente famoso. Nós aqui do IBC somos fãs dele! O Tony usa a técnica da modelagem, que basicamente observa as pessoas bem-sucedidas para encontrar padrões entre elas. O que será que elas fizeram que as levassem para esse patamar em que estão?

Baseado nessa área de estudo na técnica do Tony Robbins, o Instituto Brasileiro de Coaching desenvolveu um curso chamado Programação Neurolinguística (PNL). A formação ensina sobre o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional, como você já leu acima. Mas, muito mais do que isso, você irá aprender sobre o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); como praticar a linguagem não verbal; o desenvolvimento da capacidade de refletir com mais de um ponto de vista; quais são os canais representacionais; como negociar e solucionar problemas de forma mais assertiva; transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação tangíveis; como ser mais flexível; gerir melhor o tempo e a quantidade de tarefas de maneira ágil e produtiva; como trabalhar a criatividade diariamente; como eliminar bloqueios; e muitos outros temas!

Incrível, não é mesmo? Essa formação não substitui o apoio familiar, mas complementa. Por isso, é essencial que você saiba balancear tanto a necessidade de estar próximo da sua família e amigos, quanto do investimento em educação contínua. Somente com o equilíbrio desses pontos é que você terá o combustível suficiente para continuar com a sua dedicação mesmo nos momentos mais difíceis.

Outro assunto fundamental para lembrar aqui é que, mesmo com toda essa sustentação, irão surgir problemas ao longo do caminho. As adversidades fazem parte da vida de todo o ser humano. A sua força interna, sua família e amigos, e a sua educação serão as pilastras que irão lhe manter em pé. Agora é sua vez! Que tal começar a correr atrás do seu futuro profissional e bem-estar pessoal?

Agora sim pode responder: qual é a sua profissão? Na hora de responder aqui abaixo aproveite para comentar se teve apoio da sua família e amigos para trabalhar.

Copyright: 1016988757 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ruslanguzov

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010