O que é Liderança Situacional

Liderança Situacional Entenda mais sobre Liderança Situacional

 

O assunto que mais tem sido abordado nas empresas ultimamente é a crise. E muito se discute a respeito das possibilidades e estratégias que auxiliam a organização a se manter consistente, mesmo diante do delicado cenário do mercado. 

Um dos pilares organizacionais determinantes nesse período de desafios é a figura do líder, uma vez que ele possui a missão de manter o engajamento e a produtividade das equipes, além de dar continuidade no alcance de resultados satisfatórios. 

Entre os diversos tipos de liderança, o que mais se destaca neste contexto é a Liderança Situacional, já que se trata da importante habilidade de administrar mudanças, crises, conflitos e situações adversas de uma forma geral.

Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre este poderoso estilo de liderar, continue me acompanhando nesta leitura e confira!

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Liderança Situacional – Teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard

Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido. 

Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional, aliando esses fatores ao contexto.

As estratégias utilizadas pelo líder situacional são diferenciadas, pois ele consegue delegar as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade dos colaboradores. Essa também é uma das competências do Leader Coach — que realiza gestão por competência, pautada na identificação do perfil comportamental, por meio da avaliação da ferramenta Coaching Assessment. 

De acordo ainda com o nível de maturidade do profissional, o líder situacional confere apoio e a motivação necessária para que sua performance atenda às demandas apresentadas pela empresa.

Trata-se de um estilo de liderança verdadeiramente bem-vindo nas empresas, principalmente no momento atual que o nosso país vem enfrentando, pois, além de saber se adaptar aos mais diversos contextos, sejam eles positivos ou não, o líder situacional inspira e ensina seus colaboradores a desenvolverem a mesma postura, para que assim saibam lidar cada vez melhor com os desafios que surgem em suas carreiras, potencializando, dessa maneira, ainda mais a sua própria performance. 

Como o Líder Situacional deve agir?

Dentro de uma organização, existem diversos tipos de profissionais, cada um com seu próprio perfil e modo de lidar com as diversas situações. Essas diferenças podem ser visualizadas com a ajuda da pesquisa sobre Dominância Cerebral, do americano Ned Hermann (1922 – 1999), que apresenta nossos quatro modelos de comportamentos mentais. 

De acordo com Hermann, os profissionais que utilizam mais o lado esquerdo do cérebro tendem a ser mais analíticos e organizados, enquanto aqueles que utilizam o lado oposto são mais criativos e emocionais. O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir.

Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva. Ainda assim, é bom ressaltar que a maturidade não está ligada a um tipo específico de profissional ou perfil, mas às suas experiências, conhecimentos e à forma de lidar com as mudanças sem que estas interfiram negativamente em seus resultados.

Competências do Líder Situacional

O líder situacional é aquele que se enquadra perfeitamente em cenários em que as mudanças são constantes, pois sempre encontra uma maneira de se adaptar e de fazer com que as pessoas ao seu redor desenvolvam este espírito, para que assim possam alcançar resultados extraordinários, individuais e coletivos. 

Continue a leitura e conheça algumas das principais características, habilidades e competências de quem exerce a liderança situacional. 

Adaptação

Em um cenário de constantes mudanças, que é o que se apresenta no mercado hoje, o líder situacional tem como uma de suas principais características a grande capacidade de se adaptar a praticamente quaisquer tipos de contextos, ou seja, ele transita entre os mais positivos, indo até os mais adversos, sempre encontrando caminhos, soluções e estratégias eficientes para lidar com transformações e desafios de diversas naturezas. 

Direcionamento

Nesta abordagem, o líder deve ensinar ao colaborador como executar suas tarefas e acompanhar o desenvolvimento delas até a conclusão, até que o profissional tenha plena confiança para executá-las sozinho.

Além disso, ele direciona a equipe no sentido de compreender as ações que deve tomar para alcançar as metas e objetivos organizacionais estabelecidos. 

Orientação

O líder tem o papel de orientador. Ele é uma pessoa que mostra a tarefa ao colaborador, explica sua importância, contribui com novas ideias, ensina sempre que necessário e motiva de modo que a execução seja conforme o planejado. Em parceria com o colaborador, ele utiliza suas habilidades e competências para encontrar o melhor caminho, que leve ao alcance dos resultados que a empresa almeja para o sucesso. 

Apoio

O apoio do líder é fundamental para que o colaborador adquira confiança, busque crescimento e desenvolva suas habilidades de forma contínua. Assim, ele apóia sem precisar interferir no trabalho de seu liderado, pois ele consegue desempenhar suas funções e atividades com ainda mais maestria, a partir do momento que tem liberdade para tal.

Delegação

O líder situacional consegue delegar o trabalho sem precisar ficar em cima de seus colaboradores, para garantir que eles façam o que precisa ser feito, pois eles têm autonomia e liberdade para trabalhar e, muitas vezes, até autoridade para tomar decisões e fazer mudanças. 

É preciso contar maturidade profissional

A maturidade profissional é a capacidade que o indivíduo  tem de adequar-se às diferentes situações, assumir responsabilidades e gerir seu trabalho efetivamente, sem precisar da interferência direta do líder. 

Quando o colaborador alcança esse nível, sua produtividade é maior e ele consegue lidar melhor com mudanças, inovando e apresentando resultados expressivos mesmo nos momentos de desafio. Do contrário, o líder teria que assumir o papel de acompanhar todo o desenvolvimento de seu trabalho, motivando-o continuamente e apoiando-o na construção do resultado.

É por isso que é essencial que o líder situacional conte com colaboradores que carreguem esta característica em sua personalidade e forma de agir, já que, como eu disse anteriormente, uma das principais demandas do mercado atual é por profissionais que não tenham medo de mudanças e lidem bem com elas, enxergando em cada uma oportunidades de crescimento e aproveitando para evoluírem constantemente a partir delas. 

Além disso, ter entre os membros da equipe profissionais que executem bem as atividades de seus cargos, sem a necessidade de supervisão constante, é algo de extrema importância, não só para líderes situacionais, mas também para os mais diversos estilos de liderança, já que a partir disso, o líder não precisa ficar se preocupando se o trabalho foi ou não realizado, pois sabe que pode contar e confiar em seus colaboradores, podendo, assim, focar no desenvolvimento de estratégias eficientes para o alcance de resultados extraordinários para todos. 

Estas são as verdadeiras representações de maturidade profissional, que os líderes situacionais transmitem a seus liderados. 

Potencializando a sua liderança com o Coaching

O líder situacional é um profissional extraordinário, mas assim como todos os profissionais, ele também precisa aprimorar sua forma de atuação, para obter cada vez mais resultados significativos para si, para a empresa que presta serviços e para os colaboradores que fazem parte de sua equipe. 

Digo isso, pois aprimoramento e atualização são processos essenciais para quem deseja alcançar patamares cada vez mais elevados na carreira de maneira geral. Sabendo disso, a minha dica, tanto para você que é líder, independentemente do estilo, quanto para você que deseja assumir um cargo de gestão, é conhecer o melhor curso de liderança do país: o Leader Coach Training – LCT.

Trata-se de um programa de capacitação que oferece a seus participantes a oportunidade de obter novos conhecimentos, bem como de agregar novas ferramentas, estratégias e técnicas ao seu estilo de liderar, que verdadeiramente vão lhe trazer resultados de excelência e contribuirão para uma gestão cada vez mais eficiente. 

A partir delas, o líder poderá delegar melhor as demandas, saberá como orientar e direcionar de maneira estratégica seus colaboradores, os ajudará em seus processos de crescimento e desenvolvimento, bem como no de adaptação, que é essencial para que estes obtenham oportunidades extraordinárias em sua trajetória profissional. 

Permita-se conhecer uma nova forma de liderar e potencialize a sua performance e a de sua equipe!

Ficou interessado?

Analisando cada uma dessas competências que um líder precisa adquirir, como está a liderança situacional na sua empresa? Use o espaço abaixo para deixar seu comentário com sua sugestão ou dica de liderança situacional. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, com seus amigos.

Copyright: Matej Kastelic

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