O que significa ser um líder coach?

Líder Coach Vantagens de ser um Líder Coach

 

Toda empresa conta com uma figura em meio à sua equipe de profissionais, que é responsável por gerenciar os projetos e processos, conduzir os colaboradores, no sentido de orientá-los e acompanhá-los na execução de suas demandas diárias, dar apoio aos empresários e empreendedores na gestão dos negócios, entre outras atribuições, que têm fundamental importância para que uma organização seja bem-sucedida no mercado em que atua. 

Trata-se de um profissional que é verdadeiramente indispensável para todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento, pois a ele cabe função de contribuir, com suas habilidades, competências e, principalmente com a sua experiência, para que os negócios atinjam patamares cada vez mais elevados em suas empreitados e, com isso, alcancem resultados extraordinários, efetivamente e na prática. 

Este profissional é aquele que assume a liderança dentro de uma empresa, e que, ao aliar aos seus conhecimentos e à sua atuação no dia a dia as técnicas e ferramentas do Coaching, é capaz de potencializar ainda mais suas habilidades e competências, e, a partir disso, contribuir para que colaboradores e empresa alcancem os resultados extraordinários que almejam em um curto espaço de tempo. 

A este indivíduo, que utiliza o Coaching como filosofia de liderança, nós damos o nome de Líder Coach. Acompanhe-me nesta leitura e conheça um pouco mais sobre este profissional, que tem total diferença para os mais diversos tipos de negócios ao redor do mundo. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é ser um Líder Coach?

Quando falamos em Líder Coach, estamos falando do profissional que entende a importância de seu papel, não só para que os negócios sejam prósperos, mas também para que os demais profissionais que fazem parte da empresa também tenham a oportunidade de desenvolver suas carreiras, efetivamente e na prática.

Trata-se de um indivíduo que, além de colocar em prática tudo o que aprendeu sobre liderança ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, também utiliza como guia a filosofia do Coaching, que trabalha para que os resultados individuais e coletivos sejam alcançados de forma muito mais acelerada do que ao utilizar outras metodologias. 

Neste sentido, o Líder Coach é aquele que exerce suas atividades no dia a dia, como se estivesse aplicando um processo de Coaching dentro da empresa, ou seja, ele analisa o cenário atual, bem como o estado desejado, e, a partir disso, define metas e objetivos a serem, sem esquecer de determinar um prazo para que isso aconteça. 

Assim, por meio de tais definições e de um planejamento muito bem estruturado, ele passa a conduzir a sua equipe com maestria, sempre incentivando, motivando e inspirando-a a dar o seu melhor, para que, dessa maneira, os bons frutos sejam colhidos com maior rapidez. 

É verdadeiramente alguém com que se deve contar, principalmente no âmbito empresarial. 

Características do Líder Coach

Para que você entenda melhor o significado de Líder Coach, bem como a sua importância para as empresas, principalmente as que estão inseridas no mercado atual, compartilho com você as principais características deste profissional, capaz de potencializar ainda mais a performance de organizações e equipes de trabalho. 

Continue a leitura e confira:

Lidera pelo exemplo

Muito mais do que disparar ordens a seus colaboradores, o Líder Coach entende que, para incentivar sua equipe a realizar um bom trabalho, fazendo o que é necessário para entregar suas demandas com excelência, é preciso dar a eles exemplo. 

Neste sentido, ele conduz a sua liderança pelo exemplo, ou seja, seus comportamentos e atitudes estão de acordo com a sua fala, o que lhes mostra o comprometimento que ele tem consigo mesmo, com a equipe e também com a empresa de uma forma geral.

Com isso, ao observarem e perceberem este grande diferencial, os profissionais que fazem parte da equipe do Líder Coach passam a desenvolver suas atividades com muito mais motivação e dedicação, entregando resultados cada vez mais efetivos com o passar do tempo. 

Toma decisões rápidas e assertivas

Outra grande característica que o Líder Coach possui e a capacidade de analisar bem os contextos ao seu redor e, a partir disso, tomar decisões de forma rápida e assertiva. Este é um ponto extremamente positivo, pois um profissional que ocupa um cargo de liderança dentro das empresas, sabe que precisa fazer diversas escolhas ao longo do dia, que sejam benéficas, tanto para os negócios, quanto para os profissionais que dele fazem parte. 

Assim, o Líder Coach é aquele que mantém a calma e serenidade, e não se desespera diante de decisões importantes, pois sabe que possui os recursos necessários para decidir rápida e assertivamente. 

Iniciativa e criatividade

Se você precisa de um gestor em sua empresa, que faça as coisas acontecerem e não fique esperando nada cair do céu, pode contar com o Líder Coach para isso. Digo isso, pois este é um líder que está sempre tomando a frente das situações, se antecipando aos acontecimentos e aos problemas, para assim não ser pego de surpresa no futuro. 

Trata-se de um profissional que realmente e verdadeiramente tira do papel os projetos que são de sua responsabilidade, tendo, para isso, iniciativa própria, que faz com que a organização saia do ponto em que se encontra e se direcione ao ponto em que deseja estar. 

Além disso, é um indivíduo criativo, que está sempre pensando em fazer coisas novas, em implementar novos projetos, lançar novos produtos e serviços, capazes de atender com ainda mais assertividade às necessidades dos clientes e deixar a empresa na liderança de seu segmento. 

Dá suporte a seus liderados

Esta é uma das características do Líder Coach que eu considero mais importantes. Isso porque eu acredito verdadeiramente que um profissional que ocupa um cargo de gestão precisa dar a seus liderados todo o suporte de que eles necessitam para se desenvolverem e crescerem, não só dentro da empresa, mas fora dela também. E é exatamente isso que este tipo de líder faz. 

Ele não fica apenas pedindo que seus liderados deem o seu melhor na execução de suas demandas, ele se coloca à disposição para lhes ajudar no que eles precisarem, apoiando-lhes na superação de metas, objetivos e dos desafios diários que surgem. 

O resultado disso são colaboradores cada vez mais motivados e engajados na missão de contribuir para que os negócios cresçam a beneficiem a todos. 

Confia em sua equipe

Existem muitos gestores nas empresas, que além de terem dificuldade de delegar atividades, têm dificuldade de confiar nos colaboradores que fazem parte de suas equipes. Este é um erro que Líder Coach evita ao máximo cometer. 

Digo isso, porque ele confia na capacidade, habilidades, competências e, principalmente, na experiência dos profissionais que estão sob a sua gestão. Sendo assim, ele entende que não há necessidade de ficar o tempo todo supervisionando cada uma de suas ações, já que sabe que pode confiar que o trabalho será realizado com excelência e maestria. 

Tem inteligência emocional

O dia a dia de um líder é algo bastante atribulado. Trata-se de uma rotina repleta de altos e baixos, com os quais o gestor precisa ter jogo de cintura para lidar, caso contrário, tudo isso pode acabar atrapalhando e prejudicando o bom andamento de suas ações dentro da empresa. 

Sabendo disso, o Líder Coach tem a sua inteligência emocional bem desenvolvida, pois entende que todos os dias precisa lidar com situações novas, com problemas, desafios, estresse, conflitos, decisões importantes, entre diversos outros fatores, capazes de, aos poucos, mexer com o seu emocional. 

Neste sentido, para manter o equilíbrio e controle de suas emoções e sentimentos, sem deixar que estes o prejudiquem, ele desenvolve continuamente a sua inteligência emocional, pois sabe que é ela que vai lhe ajudar a manter a serenidade e encontrar as soluções ideais para lidar com os desafios de sua liderança. 

Respeita as diferenças

Muitas vezes, enquanto líderes, nós somos colocados diante dos mais diversos tipos de pessoas e precisamos lidar com diferentes perfis de profissionais em nossas equipes.  Neste cenário, a maestria do gestor está em respeitar as características e personalidade de cada um, pois somente assim haverá a possibilidade de se ter um ambiente harmônico e verdadeiramente frutífero para o surgimento dos resultados extraordinários. 

O Líder Coach, sabendo disso, faz questão, não só de respeitar as diferenças existentes em sua equipe, como também trabalha arduamente para agregar o talento de todos, unindo suas principais habilidades e competências, uma vez que ele compreende que somente através disso será possível alcançar as metas e os objetivos traçados no início de todo processo. 

Assim, ao contar com diferentes profissionais em sua gestão, o Líder Coach, ao invés de reclamar, celebra, pois sabe que terá diante de si um leque maior de conhecimentos e experiências, que vão lhe ajudar na caminhada rumo ao sucesso dentro da empresa. 

Oferece e aceita receber feedbacks

O Líder Coach sabe que todos nós vivemos em constante processo de evolução e aprendizado e, por esse motivo, é preciso contar com o olhar atencioso daqueles que nos rodeiam, para que assim possamos melhorar e 

O chefe e o Líder Coach

Ao longo deste texto tivemos a oportunidade de conhecer um perfil de liderança, que se diferencia em diversos aspectos dos demais e tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas dos mais variados segmentos. 

Isso porque as empresas estão percebendo que não há mais espaço para aquele perfil de gestor autoritário, mais conhecido como chefe, que ao invés de acompanhar a sua equipe em quaisquer que sejam as suas demandas, ele simplesmente delega funções e atividades, que se não forem satisfatoriamente cumpridas, geram o que ele chama de punições. 

Outra conclusão a qual as organizações estão chegando é a de que empresas são resultados de pessoas, sendo assim, é fundamental cuidar devidamente do capital humano, de seus anseios e necessidades, para que, dessa maneira seja possível atingir metas e alcançar os objetivos almejados no mercado. 

Neste sentido, o chefe também perde lugar, pois, dificilmente, os colaboradores de uma empresa terão bons resultados, se engajarão em suas atividades, ou trabalharão satisfeitos, sob a gestão de alguém autoritário, que não acompanha o seu desenvolvimento ou incentiva o seu crescimento no dia a dia e na carreira. 

Assim, neste cenário, quem ganha espaço novamente é o Líder Coach, já que a sua preocupação não é voltada somente para atender às expectativas da empresa, ou as suas próprias, mas também para compreender seus liderados, abrindo um canal de comunicação eficiente com estes, no sentido de contribuir com o seu crescimento profissional, efetivamente e na prática. 

Com isso, os colaboradores da empresa passam a sentir-se cada vez mais motivados e começam a entregar resultados verdadeiramente positivos com maior frequência. 

Fatos como estes que citei, entre muitos outros que acompanho e já acompanhei no dia a dia dentro das milhares de empresas que já atendi, demonstram o quanto o Líder Coach se diferencia do chefe, e como se trata de um estilo de liderança que precisa ser cada vez mais desenvolvida nas organizações mundo afora. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Os resultados do Líder Coach

Falei bastante sobre o significado de ser um Líder Coach, bem como sobre suas características, mas ainda falta falar sobre os resultados reais e expressivos que este tipo de liderança alcança dentro das empresas, não é mesmo?!

Uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas, com 10 executivos, que tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de Coaching, apresentou dados e informações realmente e verdadeiramente significativas sobre Coaching e liderança. 

De acordo com o estudo, 100% destes executivos, após passarem pelo processo, aperfeiçoou a sua capacidade de ouvir, 90% deles, melhorou a sua produtividade, 80% teve a sua flexibilidade melhorada, mostrando-se mais abertos à mudanças, e 70% conseguiu melhorar a potencializar suas relações no ambiente de trabalho. 

A partir disso, conseguimos perceber e entender o quanto o Coaching como filosofia de liderança é capaz de aumentar ainda a performance de gestores, empresas e profissionais das mais diversas áreas, como foi o caso do Gilvair Marconi:

Transforma a sua maneira de liderar com o Coaching e alcance resultados extraordinários em sua carreira!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? O que você achou do Líder Coach? Deixe nos comentários a sua opinião e lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos, para que eles também saibam o que significa sr um Líder Coach. 

Copyright: 1088049662 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnariz

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010