Quais as melhores formas de se manter preparado para mercado de trabalho?

É imprescindível que estejamos preparados para poder ingressar e se manter no mercado de trabalho.

Engana-se quem pensa que apenas os profissionais que estão desempregados precisam se preparar para o mercado de trabalho. Todos devem se manter atentos em relação a isso, tanto para encontrar boas oportunidades quanto para manter a colocação que já possui. Não dá mais para ficar estagnado, é preciso buscar sempre evoluir, se atualizar, demonstrar interesse, pois é exatamente isso o que as empresas esperam dos recém e antigos contratados.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

A importância de se manter preparado para o mercado de trabalho

Com a alta demanda de profissionais, é natural que as exigências também aumentem, afinal, toda empresa deseja ter em sua equipe os melhores. Sendo assim, aqueles que desejam construir uma carreira de sucesso devem se manter sempre atentos para acompanhar as tendências do mercado, estando empregados ou não.

Se um colaborador começa a trabalhar sem entusiasmo e não mostra interesse em aprender coisas novas, são grandes as chances de que a companhia para o qual ele trabalha decida colocar alguém mais interessado em seu lugar. Por isso, não dá mais para se manter inerte, é preciso correr atrás e mostrar que está em constante busca pela evolução.

Em se tratando daqueles que estão à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, manter-se preparado é ainda mais necessário. Afinal de contas, os processos seletivos visam sempre escolher os mais qualificados e que demonstrem ter vontade de crescer. Para se destacar em meio à multidão, é preciso ter diferenciais e saber mostrar à empresa que é o melhor candidato.

Confira 15 dicas que vão te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho

15 Dicas para se manter preparado para o mercado de trabalho

Independentemente, se você está desempregado ou não, as dicas a seguir te ajudarão a se qualificar cada vez mais, tanto para encontrar boas oportunidades quanto para honrar a que já conquistou. Acredite, você só tem a ganhar sendo um profissional qualificado, que se dedica e mostra ter realmente o desejo de fazer a diferença.

1 – Saiba o que deseja para sua carreira

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você saiba exatamente o que deseja para a sua carreira. É claro que pode acontecer de mudar de ideia no decorrer do caminho, mas é importante ter esse direcionamento, um lugar para onde se mover. Se está procurando emprego, considere o tipo de trabalho que deseja, as empresas, a área. Se já tem um trabalho, reflita se é onde realmente gostaria de estar ou se é apenas algo temporário. Tudo isso te dará clareza para fazer escolhas com mais assertividade.

2 – Demonstre interesse em aprender coisas novas

Independentemente de qual seja o seu cargo, se está procurando ou não trabalho, é fundamental que demonstre interesse em aprender. Se ainda está na faculdade, desfrute ao máximo as oportunidades de obter conhecimento, participe de projetos, faça pesquisas independentes, tenha sede de saber. O mesmo vale se já tem um emprego, sempre há algo novo a ser descoberto, atualizado, tenha a evolução como uma meta.

3 – Seja flexível

Nem sempre uma oportunidade que surge é aquela que sempre sonhou, mas certamente pode te proporcionar experiências valiosas. Da mesma forma, se te pedirem para realizar algo no trabalho que fuja um pouco da sua área de interesse, se permita experimentar. Essa flexibilidade é muito importante nos dias de hoje e é lida como boa vontade e interesse, qualidades bastante valorizadas pelas companhias.

4 – Aprenda um novo idioma

Aprender um novo idioma é sempre muito importante, seja você vendedor, dentista, advogado. Nunca se sabe quando uma oportunidade que tenha essa exigência irá surgir. Se já domina o inglês, por exemplo, parta para o espanhol ou francês. Se tem uma noção básica de uma língua, se aprofunde, treine a conversação. Sempre dá para melhorar, seja a habilidade de escrita, de pronúncia, de ouvir.

5 – Construa um bom networking

Ter um bom networking é mais uma ação fundamental para construir uma carreira de sucesso e isso vale para todos os profissionais, empregados ou não, já que se trata de algo construído ao longo do tempo. Cada vez que você faz uma gentileza a um colega, indica o trabalho de alguém, prestigia um projeto, está fortalecendo a sua rede com contatos que podem devolver a gentileza em um momento em que você possa precisar de uma indicação.

6 – Seja um indexador de conhecimento

A ideia de buscar conhecimento deve envolver outras áreas e não apenas aquela em que atua. Se já é uma pessoa naturalmente curiosa, use isso a seu favor. Se não é, passe a ser, fazendo pesquisas sempre que uma dúvida surgir em vez de pedir que alguém lhe dê uma resposta pronta.

O Google é uma ferramenta fantástica e de fácil acesso que nos permite encontrar informações sobre qualquer coisa, desfrute disso. Quando menos esperar, esse conhecimento acumulado poderá fazer a diferença, seja em uma entrevista de emprego, em uma conversa com o chefe ou em outras situações da vida.

7 – Tenha presença na internet

Muitas empresas usam a internet para encontrar candidatos para preencher suas vagas ou para pesquisar maiores informações sobre aqueles que lhes enviam currículos. Sendo assim, é importante ter presença online, seja nas redes sociais, com destaque para o LinkedIn, através de um site ou um portfólio. Escolha as opções que melhor funcionarem para a sua profissão e capriche nesse que será o seu cartão de visitas na internet.

8 – Busque experiência prática

Se é recém-formado e tem pouca ou nenhuma experiência na sua área, vá em busca de estágios ou talvez de passar uns dias acompanhando o funcionamento de um negócio da família ou de amigos, por exemplo. Qualquer prática já servirá para agregar ao seu currículo e te proporcionar uma visão mais ampla a respeito da profissão que deseja seguir.

9 – Aprenda habilidades relevantes para o seu trabalho

Existem habilidades que, embora não tenham uma ligação direta com determinadas profissões, são relevantes para o dia a dia de trabalho. Um advogado, por exemplo, deve entender de leis, mas é interessante, também, aprender a usar as redes sociais para divulgar seu trabalho, software de gerenciamento de projetos para organizar melhor os processos e assim por diante. Olhe além e identifique as habilidades que podem te tornar um profissional ainda mais completo.

10 – Saiba o que as empresas esperam de você

A melhor maneira de se manter preparado para o mercado de trabalho é saber o que as empresas nas quais gostaria de trabalhar esperam de seus funcionários. Para descobrir isso, faça pesquisas, converse com amigos que trabalham ou já trabalharam nessas companhias, procure saber. Com base nos dados obtidos poderá se preparar sabendo exatamente para qual direção caminhar.

11 – Dê sempre o seu melhor em qualquer tarefa

Tenha como objetivo dar sempre o seu melhor em qualquer tarefa que for realizar, desde um simples relatório a um grande e importante projeto. Apenas é preciso que saiba diferenciar dedicação de perfeccionismo, pois o excesso de exigência para que algo saia perfeito pode comprometer a eficiência e fazer com que desperdice tempo com detalhes que não são verdadeiramente relevantes.

12 – Busque o autoconhecimento

Se conhecer é mais uma forma de se preparar para o mercado de trabalho, para saber exatamente quais são os seus pontos fortes e aqueles em que precisa melhorar. Para isso, se observe, se questione, considere os elogios e feedbacks que costuma receber com maior frequência, pergunte para seus conhecidos o que acham de você. Todas essas informações permitirão que obtenha uma visão mais clara sobre si mesmo e use isso a seu favor.

13 – Desenvolva suas habilidades de escrita

A escrita é uma habilidade que, embora não seja de destaque em todas as profissões, faz parte do dia a dia da maioria dos profissionais. Uma parcela significativa de pessoas escreve e-mails e troca mensagens diariamente e dentro de uma empresa tudo é observado. Escrever corretamente e com clareza é fundamental, para isso, é preciso treinar, adotar o hábito da leitura e buscar aprender as regras da língua portuguesa.

14 – Participe de eventos da sua área

Aproveite todas as oportunidades que tiver para ir em eventos da sua área, sejam eles presenciais ou online. Palestras, feiras, debates, cursos, mesmo que não ofereçam certificado de participação, vá pelo conhecimento que pode obter e, também, pela chance de conhecer pessoas e fazer contatos. Em eventos presenciais, leve sempre alguns cartões de visitas para oferecer e estreitar os laços.

15 – Mantenha seu currículo atualizado

Por fim, lembre-se de sempre manter seu currículo atualizado, o que vale também para o perfil do LinkedIn. Essa é uma dica que independe se está empregado ou não, afinal, nunca se sabe quando uma oportunidade ou necessidade pode surgir. Assim, atualizando-o sempre que fizer um novo curso ou obtiver uma nova experiência, não correrá o risco de se esquecer de algo importante ao ter que fazer isso às pressas.

Com essas dicas você estará sempre preparado para o mercado de trabalho, esteja procurando uma vaga ou querendo apenas se manter atualizado na função que já ocupa. Afinal de contas, aqueles que se mantêm em constante evolução saem na frente.

Se este artigo te ajudou de alguma maneira, leve o conhecimento adiante, compartilhando-o em suas redes sociais!

Fontes:

www.forbes.com/sites/forbeshumanresourcescouncil/2018/06/07/18-tips-for-new-graduates-ready-for-the-job-market/#7a3a16f94338

www.drummond.com.br/blog/2018/04/12/10-dicas-para-se-preparar-para-o-mercado-de-trabalho/

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010