4 dicas para ampliar o seu potencial criativo e tornar-se referência na equipe

Pessoas criativas em uma reunião

Confira dicas poderosas para ampliar o seu potencial criativo!

Você se considera uma pessoa criativa? Você acredita que tenha potencial criativo? Acredite, todo ser humano tem esse potencial, alguns mais do que outros não por mérito e sim por prática. O potencial criativo é algo que pode ser ampliado com o exercício constante. Portanto, se você não acredita que o tenha, o que te falta é prática.

Mas, afinal, o que é potencial criativo? É a habilidade que cada indivíduo possui para desenvolver soluções com os recursos que têm em determinados ambientes. Muito se engana quem acredita que o potencial criativo se faz presente somente em profissões que têm a criatividade como pré-requisito. 

Ele está presente em nosso cotidiano; quando cozinhamos de maneira improvisada, quando montamos um look para uma ocasião importante que surgiu de última hora. Ou em qualquer momento em que nos deparamos com algum problema ou desafio que exige uma solução criativa e diferente.

Continue lendo e descubra como estimular o seu potencial criativo. 

4 Dicas para ampliar o seu potencial criativo e se tornar referência na equipe

Como dissemos anteriormente, o potencial criativo é ampliado na medida em que ele é exercitado. E como torná-lo ainda mais amplo? Confira algumas dicas que poderão te ajudar neste processo! Vamos lá?

1. Se permita ser curioso

A curiosidade faz com que não nos acostumemos com aquilo que é tido como normal. E isso nos faz questionar o que nos cerca e nos permite ter outras perspectivas sobre um determinado assunto. Além disso, a curiosidade ajuda a manter nosso encantamento diante do novo e inédito.   

Sendo assim, desperte e mantenha ativa a sua disposição para aprender coisas novas. Interaja mais com membros de outras equipes da empresa para descobrir novas habilidades. Outra forma de estimular a sua curiosidade é fazer cursos variados. Tudo o que você aprende contribui para ampliar o seu horizonte criativo. 

Para quem está pensando em como dar início a essa jornada da curiosidade indicamos fazer um curso de idiomas. Aprender uma nova língua ajuda a estimular o cérebro a fazer novas conexões e se tornar mais propenso a ampliar seu potencial criativo. Colocar novas áreas para trabalhar é determinante para aumentar o alcance da sua mente. 

2. Mente aberta para novas ideias

Tem um ditado que diz: “a mente é como um paraquedas, só funciona se estiver aberta”. Partindo deste princípio, busque respostas em locais e situações inéditas. Uma mente aberta consegue ter um número maior de ideias para a mesma questão. Mantenha sua mente aberta para que novas ideias possam surgir constantemente.

Sabe aqueles momentos em que você acredita que não há nada para aprender em uma determinada situação? Deixe esse pensamento limitante de lado e permita-se investigar mais profundamente o que está diante dos seus olhos. Seja receptivo para ideias novas e também para iniciar interações com pessoas fora do seu círculo. 

Uma forma de abrir mais a mente é se colocar em situações desafiadoras por vontade própria. Surgiu uma oportunidade de realizar uma atividade com a qual você não está familiarizado? Pois, então comprometa-se a fazer essa tarefa, assim você se desafia, sai da zona de conforto e pode entender mais sobre seu potencial. 

3. Tenha autoconfiança

É fundamental confiar em si mesmo para que as novas ideias ganhem força. Acredite em seu potencial criativo mesmo em momentos de adversidade e de desânimo. Confie em suas ideias, são elas que te ajudarão a alcançar seus objetivos. O segredo é fortalecer a sua autoconfiança diariamente através de pensamentos positivos sobre si mesmo.

Quando não tiver confiança o suficiente de que pode fazer alguma tarefa, respire fundo e visualize-se fazendo. Somente o ato de visualizar te ajudará a entender que é capaz de concluir o que tem diante de si. Trabalhe paralelamente a sua autoestima, lembre-se constantemente das suas características positivas. 

Assim, quando tiver dúvidas sobre si mesmo lembre-se das suas qualidades. Criar reforços positivos sobre você mesmo te ajudará a se tornar mais autoconfiante com o passar do tempo. Se você não tem a compreensão do seu potencial pode não enxergar o quanto é capaz de realizar. 

4. Coloque as ideias em prática

De nada adiantará acreditar no potencial criativo se você não agir. Se você teve uma ideia, não tenha medo de errar! Coloque a sua ideia em prática e veja os resultados. Os resultados – sejam bons ou não – contribuirão positivamente para que você aprimore esta ideia e as demais que virão.

Muitas pessoas escondem seu potencial criativo pelo simples fato de terem medo de se arriscar. Ao ter uma ideia que parece boa é interessante pensar em como tirá-la da ideia, levando-a para a realidade. O que você precisa para realizar o projeto que criou em sua mente? Você tem tempo hábil para concluir sua ideia? Como se organizar?

Para que suas ideias criativas possam sair do papel e ganhar o mundo é essencial ter um bom planejamento. Nada é impossível quando se consegue enumerar etapas para a realização. Com esse entendimento fica claro que não dá para perder mais tempo, o momento de realizar suas ideias criativas é agora.

Processo de Coaching

Para potencializar a realização dessas quatro dicas listadas acima é interessante investir em processo de Coaching. Esse poderoso método contribui para que o indivíduo encontre as respostas mais relevantes dentro de si mesmo. Se você sente dificuldade de acessar o seu potencial criativo, recomendamos que procure um Coach certificado para te auxiliar.

Aprender a olhar para dentro de si, reconhecendo as suas potencialidades, é determinante para alcançar o sucesso. Para muitas pessoas o que falta é saber fazer as perguntas certas, pois tudo de que precisam já está dentro delas. Visualizar o seu potencial é o passo inicial para usufruir da melhor forma do que possui. 

E para você, o que significa ter potencial criativo? Como você deixa o seu potencial criativo mais amplo? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 550939252 Vadim_Key https://www.shutterstock.com/pt/g/VadimKey

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds