5 Estratégias que vão te ajudar na Tomada de Decisões

Mulher tendo que escolher um caminho

Confira algumas estratégias para aplicar na tomada de decisões.

Tomar decisões com segurança é primordial para empresas que desejam se consolidar no mercado. No entanto, esse pode ser um processo complexo se não houver o respaldo de boas estratégias. Se na vida pessoal já é difícil saber exatamente como agir em todos os momentos, no dia a dia de uma empresa essa dificuldade é potencializada.

Contar com boas estratégias para tomar decisões corporativas é o que ajuda a se manter bem no mercado. Continue lendo e saiba mais sobre as melhores estratégias para orientar as suas decisões. A todo momento os gestores precisam fazer escolhas e estar seguros delas. 

[php_everywhere instance=”2″]

Estratégias para aplicar na tomada de decisões

Como citamos na abertura do artigo, a tomada de decisões é imprescindível para o futuro de qualquer empresa. Contudo, nem sempre parece claro para o gestor como proceder. 

Se você fica confuso sobre como agir em diferentes situações do dia a dia corporativo, precisa conhecer as 5 estratégias que listamos. Reunimos abaixo ações que te ajudarão a entender melhor as questões e encontrar as resoluções mais positivas. 

Estratégia 1 – Coloque-se na posição de observador do fato

A tomada de decisões em uma empresa deve ser guiada primordialmente pelo lado racional. Assumir um posicionamento a respeito de algum tema demanda que o gestor observe todo o panorama de forma crítica. O ideal para isso é se colocar na posição de observador da situação.

Em muitos casos, especialmente quando o gestor é o dono e fundador da empresa, pode haver a sobreposição da emoção. Não deixe que o lado sentimental que te liga à companhia te impeça de tomar decisões fundamentais para a manutenção do empreendimento no mercado. 

Enxergar a questão de fora ajuda a entender qual é o passo mais seguro para se dar. Para se certificar de como essa estratégia funciona, basta pensar em como é mais fácil opinar sobre outras empresas. O problema de outro gestor sempre parece mais fácil de resolver do que o seu, não é mesmo?

Estratégia 2 – Tenha foco no presente 

Uma das grandes dificuldades para tomar uma decisão está na falta de foco no presente. Geralmente, fazer uma escolha nos faz projetar a situação para o futuro. Sendo assim, muitos gestores tomam decisões pensando apenas no futuro e sem visualizar os impactos no presente.

Tenha em mente que nem sempre as projeções que fazemos para o futuro se concretizam. Sendo assim, é essencial avaliar quais serão os impactos da escolha feita no presente e se vale a pena segurá-los pela simples possibilidade projetada. Uma dica prática é tirar uns cinco minutos apenas para refletir sobre a problemática e a decisão a ser tomada. 

Para tornar ainda mais palpável essa avaliação do presente, é válido usar papel e caneta para anotar os prós e contras das decisões. Em uma folha de papel, anote os impactos do presente e em outra os impactos do futuro. Depois, basta fazer a comparação entre as duas para chegar a uma boa decisão. 

Estratégia 3 – Tenha um lugar próprio para pensar e decidir

Ter um ambiente bem iluminado e confortável é primordial para tomar boas decisões. Essa é a conclusão de um estudo publicado no Journal of Consumer Psychology. Essa dica é ainda mais importante quando pensamos na grande agitação que é a vida corporativa. Sendo assim, é interessante que o gestor encontre um lugar tranquilo em que possa se concentrar nas decisões que precisa tomar.

Fique ciente de que tomar decisões em uma mesa bagunçada e com inúmeros outros assuntos se desenrolando ao redor não é uma boa ideia. Se possível, é interessante instituir pausas em que os gestores de equipe possam sair para dar uma caminhada para pensar melhor. Proporcionar essas paradas na jornada é uma forma de garantir que os colaboradores pensem com mais clareza. 

O processo de tomada de decisão é bastante complexo e passa por uma série de etapas. Quando não se tem tranquilidade para passar por todas elas é bem possível ignorar fases primordiais para tomar boas decisões. Se não for possível fazer pausas para dar uma caminhada, sempre é possível ter uma salinha aprazível para o café.

Estratégia 4 – Saiba esperar o momento certo

Ao identificar que existe uma questão que demandará uma tomada de decisão é válido se planejar. Considere que haverá um momento em que a escolha precisará ser feita e que não precisa ser, necessariamente, já. Se houver a possibilidade de esperar um pouco para decidir, se dê esse tempo. 

Quanto mais tempo se tem para tomar uma decisão, mais se pode refletir sobre as consequências. Também é possível ter mais tempo para estudar o assunto, afinal, nem sempre estamos familiarizados com todos os aspectos dos temas. Pensar com tranquilidade tendo em mente o tempo certo para escolher é o segredo para tomar as melhores decisões. 

Lembre-se apenas de estabelecer um prazo para tomar a decisão, pois não se pode protelar certas questões. Tudo tem seu tempo certo, inclusive fazer escolhas que impactarão o presente e o futuro. 

Estratégia 5 – Compare os prós e contras de cada decisão

Essa estratégia é especialmente indicada para quem está com muitas dúvidas a respeito de qual é a melhor decisão. Faça um quadro comparativo de prós e contras de cada caminho. Você pode fazer esse quadro em uma folha sulfite com caneta ou até mesmo em um software, fica à sua escolha.

Liste de um lado os pontos positivos e de outro os negativos, avalie para saber qual decisão tem mais prós do que contras. Vale a pena, ainda, considerar qual é o impacto de cada contra para a companhia. Em alguns casos, uma decisão que tem mais prós pode não ser, necessariamente, a melhor opção se os pontos positivos forem menos significativos do que os negativos. 

A partir dessa comparação prática entre as decisões e seus impactos para a empresa, será mais fácil chegar a uma resposta. Lembre-se de que a melhor decisão é aquela que resolve a demanda no presente e no futuro.

Com essas 5 estratégias será possível tomar decisões ainda melhores para a sua empresa! Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010