8 Principais erros na criação de um Plano de Marketing

Grupo de pessoas trabalhando juntos em um plano de marketing

Confira quais são os principais erros cometidos na elaboração de planos de marketing .

O plano de marketing é essencial para que uma empresa se destaque em seu segmento e, consequentemente, aumente a sua receita. No entanto, embora seja tão importante, não é incomum que os negócios cometam erros na hora de elaborar esse planejamento. O papel do marketing é auxiliar na criação de oportunidades para a companhia crescer e desenvolver um bom relacionamento com os clientes. 

É através desse planejamento que a empresa saberá em que ponto está, aonde quer chegar e como fará esse deslocamento. Ao longo do artigo iremos explicar quais são os erros mais comuns e como evitá-los.

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Plano de Marketing: conheça os erros mais cometidos por empresas

Veja quais são os 8 principais erros cometidos na elaboração de planos de marketing e confira dicas de como evitá-los.

Erro 1 – Não usar uma metodologia para elaborar o plano de marketing

Existem algumas opções de metodologias para elaborar um plano de marketing e cada gerente pode escolher a que preferir. No entanto, o que não pode acontecer é não usar metodologia nenhuma. É necessário que esse planejamento seja construído sobre uma base sólida de dados.

Alguns pontos que não podem faltar na metodologia para elaborar seu plano de marketing são:

  • Diagnóstico da situação atual;
  • Objetivo da empresa;
  • Estratégia (como se irá chegar ao objetivo);
  • Táticas e ações;
  • Controle;
  • Monitoramento de resultados. 

Erro 2 – Desconhecer o público

Com uma grande diversidade de opções de produtos e serviços, os consumidores precisam ser conquistados efetivamente pelas marcas. As empresas devem investir em estratégias de marketing que reforcem as necessidades dos consumidores por determinados produtos/serviços.

Porém, estratégias como essa somente poderão ser adotadas se houver pleno conhecimento a respeito do público. Exatamente por isso que esse é considerado como um dos principais erros cometidos na criação de um plano de marketing. Além de fazer pesquisas a respeito do público da sua marca, é interessante delinear a figura da persona.

Erro 3 – Ter objetivos pouco claros

Ter como objetivo do plano de marketing aumentar as vendas ou melhorar a imagem da marca não é errado, porém, é pouco específico. Para que um planejamento seja realmente eficaz, deve trazer números concretos. Por exemplo, o aumento de vendas deve ser de 30% em um ano ou então a marca deve apresentar 20% a mais de aprovação nas avaliações de satisfação. 

Os números, além de mais objetivos, ajudam a estabelecer uma ordem de realizações para alcançar a grande meta. Estabelecer prazos também é determinante para que o plano de marketing seja mais bem-sucedido.

Erro 4 – Não ter uma estrutura definida para as ações de marketing

A estrutura a que nos referimos nesse caso diz respeito ao orçamento, ou seja, saber quanto e onde investir para potencializar as vendas. É necessário também ter uma ideia a respeito do retorno que cada mídia ou canal dará para o empreendimento. O marketing digital tem sido cada vez mais relevante para as empresas, pois, com um baixo custo de investimento, tem grande potencial de retorno. 

Os valores devem estar bem definidos no plano de marketing, a empresa deve ter um orçamento anual. Esse orçamento geral precisa prever os custos para a realização das estratégias de marketing em médio e longo prazo. 

Erro 5 – Falta de uma equipe qualificada

Antes de qualquer coisa, deve ficar claro que a qualificação da equipe vai além de certificados e diplomas. Obviamente que é interessante ter uma equipe com boa formação acadêmica, no entanto, o engajamento dos colaboradores também é um diferencial. A equipe de marketing é a responsável por atrair e manter o interesse dos clientes e potenciais clientes.

A seleção dos colaboradores para compor a equipe de marketing deve se atentar também para as habilidades interpessoais. Os profissionais dessa área precisam ter sensibilidade para compreender as necessidades do público-alvo. 

Erro 6 – Não monitorar os resultados das ações

Não monitorar os resultados das ações de marketing da sua empresa é um grande erro que desperdiça todo o esforço feito anteriormente. Conhecer os resultados das campanhas ajuda a entender o que funciona e o que não funciona tão bem. 

Os gestores devem ter em mente que as necessidades do público-alvo mudam constantemente. Isso leva à necessidade de mudança também das estratégias de marketing. 

O marketing digital tem como sua grande vantagem a possibilidade de monitorar os resultados com mais rapidez. Os números dos canais digitais permitem entender quais são os movimentos feitos pelo público e, assim, redirecionar as estratégias. Com os resultados das campanhas em mãos, a sequência do plano de marketing pode ser alterada para ter mais chances de prosperar.

Erro 7 – Monitorar de forma errônea os resultados

Não prever como será feito o monitoramento dos resultados das campanhas de marketing é tão prejudicial quanto estabelecer métricas equivocadas. Muitas empresas que optam pelo marketing digital vêm apostando as suas fichas em métricas de vaidade. Tais métricas focam em números relativos a curtidas e compartilhamentos, mas não observam pontos críticos.

Os indicadores que serão analisados e levados em consideração devem ter relação com o desempenho da marca no mercado. É essencial que os indicadores estejam relacionados com os resultados, ou seja, com o retorno financeiro e de crescimento da empresa

Erro 8 – Não aprender com os erros do passado

Por fim, é essencial que as empresas aprendam com os seus erros do passado. Provavelmente, já houve investimento em planos de marketing que trouxeram pouco ou nenhum resultado. Todas as empresas estão suscetíveis a cometer erros, porém, o que não pode é deixar essas informações passarem em branco.

No momento de elaborar um novo plano de marketing, é essencial considerar ações que deram certo ou não no passado. Partindo dessas observações da realidade, fica mais simples definir o que manter e o que eliminar do seu planejamento na prática.

Lembre-se que todos os planos de marketing anteriores oferecem lições para tornar o plano mais atual efetivo. Observar e corrigir é um excelente lema para essa fase de elaboração. 

Agora você já conhece os 8 principais erros na criação de um plano de marketing e sabe como evitá-los! Aproveite para compartilhar suas percepções abaixo e enviar o conteúdo para seus amigos empreendedores!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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