A fórmula ideal para lidar com o seu dinheiro

Cofre em forma de porquinho junto com pilhas de moedas que vão crescendoÉ essencial saber lidar com o dinheiro para que ele seja a solução e não o problema

Acredito que você, como jovem ou adulto que está lendo este conteúdo neste momento, já deve ter desejado, pelo menos uma vez na vida, ter aprendido sobre Educação Financeira mais cedo. 

Estou certo?

Atualmente, muitas pessoas estão abrindo os seus olhos para assuntos relacionados ao dinheiro (e às finanças pessoais) em busca da melhor forma de utilizá-lo, poupá-lo e investi-lo.

Até porque, mais de 60 milhões de brasileiros encontram-se inadimplentes, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Nesse sentido, o que eu posso afirmar é que não existe fórmula mágica para você aprender a lidar com o seu dinheiro. 

Educar-se financeiramente é uma questão mais que essencial na vida de todos, e não é adquirida por meio de mágica, mas sim, parte de uma construção de hábitos para uma vida financeira saudável.

Sendo assim, você desenvolver ou aprimorar habilidades para usar o dinheiro de forma adequada, ganhar renda extra e aprender a gerar valor, além de utilizar o tempo a seu favor para fazer investimentos mais rentáveis.

Não falei nada impossível, acredite! 

Todos esses pontos podem desenvolvidos aos poucos, mas é fato que quanto mais cedo começarmos a cuidar de nossas finanças, melhor.

Como você usa o seu dinheiro?

A forma como você usa o seu dinheiro pode não dizer tudo sobre você, porém, com certeza, é a principal influência para as suas conquistas financeiras futuras.

Além disso, também é capaz de determinar como será a sua vida, se você levará uma vida de limitações, aprisionado a uma realidade financeira ruim ou pode te proporcionar liberdade, conforto e tranquilidade devido ao bom uso do seu dinheiro.

Pessoas com grandes ambições materiais, mas sem uma boa educação financeira, podem até não perceber, contudo, têm uma maior tendência a se tornarem prisioneiras do próprio dinheiro.

Você quer liberdade financeira ou apenas aprovação social?

Acometidos pela ilusão de aprovação social, muitas pessoas acabam comprando bens materiais, supérfluos, de luxo ou não, sem possuírem o capital necessário nem para fazerem uma boa compra nem para arcar com os custos de manutenção dos bens, tornando-se endividados para manterem um falso padrão de vida.

A questão é que ricos compram os artigos de luxo por último, os pobres e a classe média tendem a fazê-lo antes.

Não quero dizer que você não deva comprar os bens que anseia, mas sim que primeiro precisa educar-se financeiramente e construir riqueza para viver de uma renda passiva.

A partir daí, então, você poderá usufruir da liberdade financeira ou apenas de uma boa aposentadoria. 

O bom uso do dinheiro é mais que uma questão de riqueza, também é qualidade de vida.

Faça a sua parte para alcançar a Liberdade Financeira

Remova dívidas

Uma vez que não tem como voltar no passado e não fazer aquela dívida que tanto atrapalha o seu sono. 

As dicas são: faça seu orçamento, renegocie suas dívidas e pague primeiro as que possuem os maiores juros.

As dívidas com altos juros podem virar uma bola de neve e agravar a sua situação financeira, pois o dinheiro tem valor no tempo, e quanto maior for o tempo de dívida mais exorbitante se tornará os juros da mesma.

Dicas extras: 

  • Se possível, troque suas dívidas caras (como cartão de crédito e cheque especial)  por dívidas mais baratas (crédito consignado ou empréstimo pessoal, por exemplo). 
  • Aprenda a utilizar o seu cartão de crédito e não compre nada por impulso. As compras por impulso são uma das principais causas das dívidas dos inadimplentes.

Gaste menos

Controlar as finanças pessoais é, sem dúvida, uma das atitudes mais importantes para quem quer prosperar financeiramente. 

Nisso, inclui-se o controle de nossos gastos.

Por esse motivo, evite gastar com coisas desnecessárias e bens supérfluos que estejam fora do seu orçamento. 

Nesse sentido, o planejamento financeiro é uma ótima ferramenta que facilitará a identificação e redução dos seus gastos.

Para que você possa fazer um planejamento mais eficiente, a sugestão é que utilize um aplicativo de controle financeiro

Ademais, tente viver com, no máximo, 70% da sua renda.

Ganhe mais

Tenha uma mente empreendedora e busque aumentar a sua renda. Isso irá acelerar o processo para a conquista da sua riqueza.

Hoje, você tem uma maior facilidade e diversidade de opções para ganhar uma renda extra

Como, por exemplo, com a criação de blogs, ou somente venda de textos, vendas online ou freelance.

A orientação aqui é que você utilize a sua criatividade na hora de aumentar seus ganhos, assim como deve fazer para reduzir despesas.

Invista com inteligência

O mundo dos investimentos é um dos melhores caminhos para quem quer crescer financeiramente.

Se você quer ser rico de verdade e multiplicar seu patrimônio, investir dinheiro mensalmente é um hábito que você deve adquirir.

E diferentemente do que muita gente pensa, começar a investir está longe de ser um bicho de 7 cabeças!

Canais de investimentos online ou não, perfis de educação financeira no Instagram e podcasts, por exemplo, crescem a cada dia no intuito de desmistificar a ideia de que “Quem investe é rico” ou que “Investir é um jogo de azar”.

Investir em sua educação financeira deve ser o seu investimento principal e algo pelo qual você não irá se arrepender.

Viu?! Não citei nada impossível de ser feito. 

Tenha uma vida próspera

A prosperidade em si vai além do conforto e experiências que o dinheiro pode lhe proporcionar. 

Quando falamos de riqueza, podemos estendê-la à uma vida rica em saúde, à liberdade de estarmos com as pessoas que amamos, que contribuem para o nosso crescimento pessoal, além de todos os benefícios que o conhecimento e as experiências de vida podem nos proporcionar.

É por isso que dar frequência e continuidade aos bons hábitos será sempre um dos melhores meios de se obter êxito naquilo que você se propõe a fazer.

Ademais, isso lhe ajudará a conquistar a sua liberdade financeira. 

Construa riqueza

Construir riqueza vai muito além do fato de possuir mais dinheiro.

Na realidade, o fator de sucesso envolve muito esforço, disciplina e educação financeira para saber usar o dinheiro de forma inteligente e construir um patrimônio.

Independentemente da fase que você se encontra na sua vida, a decisão de começar a mudar a sua mentalidade e transformar as suas atitudes a partir de hoje está nas suas mãos, e te tornará alguém mais rico, seja de sabedoria, dinheiro ou, no caso esperado, ambos.

Quanto mais cedo você começar a fortalecer hábitos positivos, tomar atitudes voltadas aos resultados de metas pré-estabelecidas e investir em conhecimento e aumento de patrimônio, mais perto estará de alcançar a sua liberdade financeira.

Portanto, a mensagem final é que você busque a riqueza em todos os âmbitos da sua vida!

Copyright: Por Worranan Junhom – ID da foto stock livre de direitos: 540437575

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010