Gestão de Tempo: 7 dicas que vão te ajudar a administrar melhor o seu tempo

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Veja algumas dicas de gestão de tempo.

O estilo de vida moderna nos coloca constantemente diante de uma série de tarefas que parecem urgentes e inúmeros fatores de distração. Nesse contexto, saber gerenciar o tempo com eficiência é uma habilidade diferencial. Entender qual é a melhor maneira de distribuir o seu tempo entre suas atividades permite ser mais produtivo.

Se você tem dificuldades com gestão de tempo vai gostar das 7 dicas que listamos ao longo deste artigo. Saber se organizar, contribui inclusive para a conquista de melhor qualidade de vida. Siga a leitura para entender melhor.

Afinal, o que é gestão de tempo?

A gestão de tempo nada mais é do que organizar suas atividades de maneira a usufruir com mais eficiência das suas horas. Na esfera profissional, faz toda a diferença ter um bom gerenciamento do tempo, pois assim é possível fazer mais e melhor a cada dia. Além disso, há grandes ganhos em termos de redução do estresse e melhora da qualidade de vida.

7 Dicas poderosas de gestão de tempo

Confira as dicas que preparamos para te ajudar a gerenciar seu tempo com mais eficiência.

1. Elabore e siga um cronograma

Planejar os seus dias com antecedência é a base para uma boa gestão de tempo. Uma forma de fazer isso é ter uma agenda ou planner. Quem preferir pode aderir ao uso de um software ou aplicativo. Independentemente do método escolhido, é importante que você siga o que estiver estabelecido no cronograma. 

Para quem sentir dificuldade, recomendamos que comece fazendo uma lista geral das atividades cotidianas e o tempo empregado em cada uma delas. Em seguida, observe as faixas de horário livres para encaixar outras atividades que surjam.

2. Estabeleça prioridades

Essa dica é especialmente importante para empreendedores, pois é natural pensar que todas as atividades são prioritárias. Tenha em mente que algumas etapas são mais relevantes do que outras.

Com esse entendimento, torna-se mais simples delegar algumas tarefas para os membros da sua equipe. O ideal é alocar as tarefas mais urgentes nas primeiras horas de trabalho.

3. Esqueça a ideia de ser multitarefa

Você é o tipo de pessoa que tenta ao máximo ser multitarefa? Pois saiba que essa é uma péssima estratégia para gerenciar o seu tempo. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada, essa é a verdade.

O cérebro humano só consegue manter a atenção entre 3 e 5 itens importantes de uma única vez. O melhor é se dedicar integralmente a cada atividade para realizá-la mais rapidamente.

4. Cuidado com as distrações

Os smartphones ajudam e muito a organizar rotinas atribuladas, no entanto, podem também servir de distração. Notificações de redes sociais e de e-mails podem ser fatores que tiram o seu foco da atividade de trabalho do momento. Como é difícil evitar completamente as distrações, indicamos que você separe um tempo apenas para elas.

Fazer pausas durante o trabalho é importante para deixar a mente descansar. Nesse período, você pode dar aquela conferida nas atualizações das redes e até mesmo ler um e-mail pessoal. Mas, cuidado para não prolongar demasiadamente o tempo de pausa.

5. Cuide da sua saúde

Para que sua gestão de tempo seja realmente positiva, é necessário incluir entre as suas prioridades o cuidado com a saúde. Lembra que falamos acima sobre fazer pausas? Em uma dessas pausas de 10 a 15 minutos, você pode caminhar pelo ambiente para relaxar a mente e colocar seu corpo em movimento. 

O alongamento é mais um exemplo de atividade que ajuda no relaxamento e faz bem para o físico. Qualquer coisa que te coloque em movimento é muito bem-vinda. Inclua em sua rotina atividades que tragam equilíbrio para a sua vida pessoal e profissional. 

6. Tenha uma rotina

Rotina é a palavra de ordem para quem deseja fazer uma boa gestão de tempo. Quando começamos o dia sem ter a mínima ideia do que precisamos fazer, dificilmente conseguimos render o necessário. Ao estabelecer uma rotina você já sabe como deve iniciar o seu dia e quais são as tarefas seguintes.

No caso de quem tem um trabalho menos previsível, recomendamos a criação de uma rotina flexível. Isso significa que você planeja um horário para iniciar as atividades, mas decide quais serão as tarefas de acordo com as demandas. O que não dá é para deixar que as coisas simplesmente vão acontecendo.

7. Aproveite o melhor da tecnologia

Certamente, a tecnologia é uma das principais aliadas quando o assunto é gestão de tempo. Hoje em dia, temos acesso a aplicativos e softwares que nos lembram dos compromissos e permitem até acompanhar a produtividade. Mesmo que você tenha alguma resistência com o uso de tecnologia, recomendamos que faça um teste. 

Existem aplicativos que ajudam a monitorar como você está usando o seu tempo, outros que funcionam como agenda e até gestores de trabalho em equipe. Para cada demanda você encontra um aplicativo que pode te ajudar. Para quem é esquecido, nada melhor do que os alarmes com lembretes. 

IBC Soluções In Company para melhorar a gestão de tempo

Um dos principais reflexos da falta de gestão de tempo é a baixa produtividade no trabalho. Para os gestores que identificam que suas equipes estão pouco produtivas, indicamos o IBC Soluções In Company. Esse serviço, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching, faz um diagnóstico da situação atual da empresa e propõe soluções.

Um dos principais focos do IBC Soluções In Company é o capital humano das empresas. Afinal, são as pessoas que levam os empreendimentos ao sucesso. Dentre as possibilidades de crescimento que esse serviço oferece está a de contribuir para que os membros da equipe saibam gerenciar melhor seu tempo.

O gerenciamento do tempo tem muito a ver com o autoconhecimento e o desenvolvimento dos seus próprios potenciais. Aquele que conhece a si mesmo profundamente consegue entender como organizar as atividades mais importantes do seu dia a dia. Para os empreendedores também é determinante saber como conduzir a sua rotina com sabedoria.

A gestão de tempo envolve a direção de um dos bens mais preciosos que temos. É o sucesso dessa área que nos permite organizar nossa rotina para priorizar o que desejamos e trabalhar em prol dos nossos objetivos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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