KPI – O que é e para o que serve?

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Veja como escolher os melhores KPIs para sua empresa.

A sigla KPI refere-se à Key Performance Indicator, o que pode ser traduzido para o português como Indicador-chave de Performance. Muito se fala a respeito do uso de indicadores para acompanhar a performance de uma empresa, porém, é crucial entender o conceito profundamente.

Neste artigo, confira o que é KPI e para que ele serve, acompanhe!

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Afinal, o que é KPI?

A melhor forma de saber se as estratégias da companhia estão sendo efetivas é verificar se os resultados pretendidos estão sndo atingidos. Através do uso de KPIs (indicadores) essa mensuração se torna mais fácil. O indicador em questão pode ser um número ou percentual aplicado a contextos diferentes de um empreendimento.

Usando KPIs é possível verificar se as estratégias de marketing estão alcançando os resultados esperados, por exemplo. Se tais indicadores não estiverem sendo devidamente atingidos é sinal de que há algo de errado na estratégia aplicada.

Para que serve o KPI?

Os KPIs têm grande relevância no contexto de gestão da companhia, pois servem para mensurar os resultados de diferentes áreas. Basicamente, esses indicadores funcionam como alertas de que a estratégia global está com problemas ou está no caminho certo. A constatação precoce de que algo não está exatamente como deveria confere tempo hábil para consertar.

Os KPIs nas empresas são fundamentais para a avaliação de processos, permitindo identificar o que está dando certo e o que não está. Também contribuem para a geração de insights para melhorar o que está precisando ser ajustado.

Como os KPIs são utilizados?

Conhecer a forma como esses indicadores são usados é essencial para compreender o conceito de KPI. Entenda abaixo o que esses indicadores podem mensurar.

Produtividade

Os indicadores de performance podem ser utilizados para mensurar a quantidade de entregas feitas em um determinado período. Também podem medir quantos atendimentos foram concluídos em um tempo X.

Qualidade

Os KPIs também podem ser utilizados para mensurar a percepção que os clientes têm a respeito dos produtos/serviços ou atendimento. Há KPIs que avaliam o nível de satisfação também.

Capacidade

Permite verificar a capacidade que um processo possui, como a quantidade de chamados que podem ser atendidos em um mesmo dia. Os indicadores de capacidade contribuem para tornar o trabalho mais eficiente e permitem ter mais insights sobre como trabalhar com qualidade.

Estratégias

São KPIs indicados para a mensuração de pontos críticos de processos. Contribuem para identificar se a companhia está se aproximando ou não do seu objetivo.

O que torna um KPI efetivo?

Dentre os fatores que contribuem para que KPIs sejam considerados efetivos está o método como as informações são coletadas e como é realizada a sua análise. Além desses pontos, é importante considerar ainda:

Objetivo do KPI

Se o objeto de análise desse KPI é realmente relevante para os resultados positivos buscados.

Mensurabilidade

O objeto de análise do KPI é realmente mensurável? Observe se há como fazer essa verificação de performance.

Valor agregado

Também é essencial que se observe se o KPI em questão agregará valor à companhia.

Crescimento

O KPI contribui de alguma forma para identificar o potencial de crescimento da empresa? Não adianta focar em analisar um indicador que não tem nenhum impacto sobre os resultados esperados.

Divulgação

Como os resultados da análise desse KPI serão divulgados para os interessados? Essa é uma questão relevante, pois eles precisam saber se estão ou não no caminho certo.

Como um bom KPI é feito?

Agora você já conhece o conceito por trás de KPI, no entanto, é essencial saber também como determinar bons indicadores. Para te ajudar nessa tarefa, é interessante se fazer alguns questionamentos, como:

  • Há um objetivo que justifica tal mensuração?
  • É um objetivo tangível?
  • O caminho para alcançar tal objetivo pode ser mensurado?
  • A meta buscada é relevante para a companhia?

Essas perguntas te ajudarão a construir KPIs que atenderão a necessidade de mensuração de performance.

Como escolher os melhores KPIs para sua empresa?

Em linhas gerais, o melhor KPI para a sua empresa é aquele que está relacionado diretamente aos objetivos que se pretende alcançar. Imagine que a companhia deseja, por exemplo, reduzir o tempo de espera por atendimento dos seus clientes. Para que esse objetivo seja alcançado, é essencial usar um indicador capaz de fazer essa mensuração.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha de KPI para o seu negócio, listamos os principais tópicos a levar em consideração. Assim, você poderá fazer escolhas mais alinhadas com as necessidades do seu empreendimento.

Possibilidade de mensuração

O primeiro ponto se refere à possibilidade de medição de um processo, atividade ou ação depois de sua criação e uso. O gestor deve buscar por um KPI que seja capaz de mensurar o resultado produzido pelo objeto de análise. Nem sempre existe a possibilidade de mensuração, nesse caso, é necessário identificar outro ponto a ser mensurado.

Relevância para a empresa

O melhor KPI é sempre aquele que está devidamente alinhado com os seus objetivos. Sendo assim, no momento da escolha, dê preferência para aqueles que irão medir algo determinante para o crescimento do empreendimento.

Basicamente, o que estamos dizendo é que existem muitos KPIs, mas nem todos precisam ser mensurados. Opte por aqueles que tenham impacto direto no desempenho da sua empresa.

Nível de relevância

Observar o nível de relevância de um KPI também é uma forma de fazer uma boa escolha. Fique atento para escolher indicadores que estejam focados em pontos práticos e não apenas de validação da vaidade. Estão no grupo dos chamados “indicadores de vaidade”, por exemplo, número de seguidores e curtidas em redes sociais. Os KPIs devem indicar resultados concretos para guiar as ações da companhia.

Base para tomada de decisões

Os resultados obtidos através dos KPIs devem servir de base para a tomada de decisões relevantes para o futuro da companhia. A mensuração deve ajudar a fazer escolhas mais acertadas.

Periodicidade

Também é importante que o KPI escolhido possa ser mensurado periodicamente. O indicador deve ser utilizado para o aprimoramento de produtos, serviços e atendimento. Por isso, precisa ser observado periodicamente.

Com KPIs é possível fazer uma análise de performance efetiva! Para conferir mais conteúdos de empreendedorismo e negócios, navegue pelo blog do IBC!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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