O que é Autofeedback e qual a sua importância?

Conheça qual o conceito de autofeedback para o desenvolvimento de nossa vida pessoal e profissional.

Para que o nosso caminho rumo à evolução contínua seja pavimentado, precisamos realizar, de forma constante, um processo de autoanálise, pois é através deste processo, que acessamos nossos melhores recursos, internos e externos, capazes de nos ajudar a crescer e sempre alcançar nossos sonhos e objetivos. 

Não se trata de um exercício necessariamente fácil de ser realizado, porque ele nos coloca frente a frente, não só com o que há de melhor em nós mesmos, mas também com aquilo que precisa ser trabalhado, para que, verdadeiramente, alcancemos a evolução que tanto buscamos. 

No entanto, o exercício de autoanálise precisa ser praticado com frequência, porque será através dele que teremos a oportunidade de potencializar nossos pontos fortes e de trabalhar os pontos de melhoria, bem como as crenças limitantes, que nos impedem de crescer, não só em âmbito pessoal, mas profissional e empresarial também. 

Por esta razão é que no artigo de hoje vamos falar sobre uma ferramenta, que contribui bastante para este processo, que é o Autofeedback. Continue nos acompanhando nesta leitura e entenda como aplicá-lo em seu dia a dia e a sua importância. 

O que é Autofeedback?

O Autofeedback é uma ferramenta bastante utilizada na metodologia do Coaching, principalmente nas sessões iniciais com o coachee, porque ela contribui para que ele comece, efetivamente e na prática, o seu processo de autoconhecimento

Basicamente trata-se de uma técnica capaz de auxiliar um indivíduo a entender quais são suas principais características, tanto pessoais, quanto profissionais. Através da ferramenta, todo e qualquer tipo de pessoa consegue ter uma noção maior sobre suas próprias capacidades, analisando e refletindo acerca de seus pontos fortes e também os de melhoria. 

Quando se tem um primeiro contato com a técnica, a impressão é que se trata de algo difícil de ser encarado e colocado em prática. Porém, sem sombra de dúvidas, ela se faz extremamente necessária, pois o desenvolvimento obtido por meio dela é eficaz e duradouro. 

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como colocar o autofeedback em prática?

Para entender melhor o que é e como funciona o Autofeedback, nos próximos parágrafos vamos compartilhar com você um passo, que vai te ajudar a colocá-lo em prática, sempre que achar necessário. Confira:

Responda às perguntas a seguir:

1 – Qual frase te define?

Esta primeira pergunta é para que você dê início ao seu processo de autoanálise e definição. Para isso, o que você deve fazer é pensar em uma frase que você goste e que, não só te defina, mas também te inspire e motive a conquistar o que você mais almeja em sua vida. 

Pense em algo que terá o poder de retratar, tanto o que, quanto quem você é. 

2 – O que você acha que as pessoas pensam ou sentem ao te conhecerem ou te verem pela primeira vez?

Esta pergunta é um momento de análise sobre o que você acredita que as pessoas pensam ou sentem quando têm o primeiro contato com você. Caso tenha dificuldades para respondê-la, o que você pode fazer é buscar na memória situações em que ouviu alguém comentando alguma coisa a seu respeito. 

Pontos como a sua personalidade, porte físico, perfil, entre outros, podem te ajudar a refletir e responder este questionamento.

3 – Quais seus pontos fortes?

Este é o momento em que você vai refletir e falar sobre as características que você tem e que te ajudam a conquistar tudo aquilo que você mais almeja em sua vida, como seus sonhos e objetivos

Foque em suas principais habilidades, competências e capacidades, colocando no papel tudo aquilo que você acredita que tem de mais forte em seus recursos internos. 

4 – Quais são seus pontos de melhoria e crenças limitantes?

Esta é a etapa do processo em que você fará uma análise sobre tudo aquilo que você acredita que mais te impede de evoluir e crescer em sua jornada. Pense em seus pontos de melhoria, crenças limitantes e em que tudo o que existe em sua personalidade, pensamentos, atitudes e comportamentos, que atrapalham o seu crescimento pessoal, profissional e também empresarial.

A importância do Autofeedback?

Conforme pudemos perceber, o Autofeedback é uma ferramenta, não só poderosa, mas também de fundamental importância, para todos os perfis de pessoas. Isso porque todos nós precisamos desenvolver, efetivamente e na prática, o nosso autoconhecimento, porque é através dele que temos a oportunidade de potencializar nossas melhores características e de trabalhar aquelas que não contribuem para o nosso crescimento em nenhuma instância. 

Assim, ao responder a cada uma destas perguntas, conseguimos refletir sobre nós mesmos, um exercício verdadeiramente importante, e que quase não praticamos, em decorrência da correria do dia a dia. Com esta reflexão a análise, temos a oportunidade de partir para ação, ou seja, elaboramos um plano de ação e Tiramos a Bunda da Cadeira, para fortalecer o que há de melhor e para mudar tudo aquilo que precisa ser modificado em nossa realidade. 

Além disso, o Autofeedback serve para que identifiquemos e solucionemos problemas, e também nos capacitemos para promover o nosso próprio crescimento, amadurecimento e mudanças, que nos transformarão em indivíduos cada vez mais plenos, felizes e realizados. 

Por esta e diversas outras razões é que é tão importante investir em sua aplicação constante. Comece agora mesmo a realizar o seu Autofeedback e, depois, deixe nos comentários o que você achou sobre a ferramenta. 

Lembre-se sempre de se lembrar de continuar nos acompanhando e de enviar este conteúdo para seus amigos, familiares e para todas as pessoas que você acredita que serão ajudadas por este artigo. 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63